Publicidade

Aplicativos de transporte de passageiros não afetam estacionamentos da Estapar, aponta estudo internacional

A consultoria norte-americana Parking Advisors, uma das maiores especialistas mundiais no setor de estacionamento, finalizou um estudo sobre o impacto de novos serviços de mobilidade urbana sobre as operações da Estapar, líder do segmento na América Latina.

Anúncios Ecompare


O estudo avaliou os números de 343 estacionamentos, utilizando o conceito “mesmas lojas”, em 11 estados, de janeiro de 2014 a dezembro de 2016. Resultado: apesar do crescimento significativo dos aplicativos de transporte de passageiros no Brasil (um deles elevou de 1 milhão para 9 milhões de motoristas no período), a consultoria indica que os apps “tiveram mínimo impacto, se é que houve algum, na demanda dos estacionamentos analisados”.

“O resultado do trabalho profundo executado pela Parking Advisors contraria a crença de que os aplicativos de transporte provocam reflexos negativos no nosso setor como um todo. O principal driver que impulsiona o setor, na verdade, é o conjunto de gargalos de infraestrutura de transporte coletivo. Eles acabam sustentando o crescimento contínuo da frota de veículos leves e a quantidade de novas vagas de estacionamento não acompanham este crescimento na mesma velocidade”, afirma o CEO da Estapar André Iasi.

A pesquisa também compara os modelos de operações de estacionamentos no Brasil e nos Estados Unidos. A maioria das garagens norte-americanas usa tecnologias de prateleiras, desenvolvidas por terceiros, o que também ocorre com as empresas brasileiras de médio porte do setor. “Já a plataforma tecnológica padronizada e customizada da Estapar permite que opere de forma mais eficiente e antecipe tendências”, de acordo com a Parking Advisors. O estudo foi encomendado pela Equity International, um dos principais investidores da Estapar.

Sobre a Estapar

A maior rede de estacionamentos da América Latina está presente em 75 cidades situadas em 17 Estados brasileiros, além do Distrito Federal. A Estapar administra ao todo mais de 400 mil vagas em aproximadamente 1.000 estacionamentos. São 7,5 mil funcionários diretos que atendem cerca de 15 milhões de clientes por mês.

Na área de estacionamento rotativo, incluindo a cidade de São Paulo, a Estapar administra 18 operações de Zona Azul Digital no País em quatro Estados (SP, MG, ES e SC), serviço que vem sendo implantado pela empresa desde a década de 90.


Publicidade


Leia Também:
Anterior:

Próxima:

Publicidade