ZF viabiliza a Mobilidade Inteligente com uma plataforma em nuvem inovadora e escalável

A ZF irá revelar a sua plataforma em nuvem para serviços inovadores de mobilidade nesta semana na “Consumer Electronics Show” (CES) em Las Vegas, Estados Unidos. Esta solução baseada em nuvem tornará possível integrar diferentes funções – desde uma gestão de frota e transporte compartilhado a serviços de entrega inovadores – dentro de uma única plataforma inteligente compartilhada, que irá operar independentemente do provedor de serviços. Ao desenvolver os seus primeiros cases de aplicações, a ZF colaborou de maneira estreita com start-ups e fornecedores inovadores de mobilidade.

Continuando em sua missão de habilitar os veículos a “verem, pensarem e agirem”, a ZF segue em seu caminho rumo ao conceito “Vision Zero”, ajudando a criar um futuro no qual veículos autônomos ou sem motoristas não gerem emissões e não provoquem acidentes nas ruas, avenidas e estradas. E a ZF acredita que os veículos individuais não serão os únicos “inteligentes”. “Para moldar de forma eficiente a mobilidade do amanhã, precisamos integrar produtos e serviços em um sistema completamente unificado e inteligente e que seja uma plataforma aberta”, diz Mamatha Chamarthi, chief digital officer da ZF Friedrichshafen AG. Na CES, em Las Vegas, a empresa apresentará uma solução para a Internet das Coisas (IoT) baseada em nuvem utilizando o Microsoft Azure.

“O Microsoft Azure não só proporciona uma variedade de algoritmos interessantes e inteligentes, mas também o maior portfólio de certificados de segurança de toda a indústria”, explica o Dr. Malgorzata Wiklinska, head de Ecossistemas Digitais e de Centros Globais de Inovação da ZF. “A plataforma digital se destaca pela sua flexibilidade e capacidade de escala em várias indústrias. Com ela, todos os parceiros comerciais podem decidir quais funções desejam utilizar”, completa Wiklinska.

Stefan Andre Raschke, diretor sênior da área automotiva da Microsoft Alemanha, acrescenta: “Ao construir soluções de mobilidade seguras e sustentáveis baseadas no Microsoft Azure, a ZF empodera a sociedade conectada do futuro”.

A ZF apresentará as primeiras opções de aplicação da plataforma na CES 2018. Essas opções foram desenvolvidas com vários parceiros e demonstrarão diversas áreas onde ela pode ser aplicada.

Gestão de frotas em qualquer situação
A ZF conectou a sua própria plataforma telemática Openmatics à nuvem. Assim, ela pode ser utilizada para gerenciar frotas de veículos convencionais, usinas eólicas e até mesmo soluções de micromobilidade, como frotas de e-bikes e estações de recarga. As operadoras podem rastrear em tempo real a posição e o status dos seus veículos, e efetuar avaliações com base em diversos fatores. Além das funções anteriores, a solução em nuvem proporciona ferramentas adicionais de análise inteligente, tais como manutenção preditiva, que utiliza os dados para monitorar o desgaste de componentes individuais dos veículos. O serviço pode programar manutenções com antecedência, minimizando quaisquer custos com paradas. “Essas funções tornarão o Openmatics ainda mais inteligente do que ele já é”, explica Wiklinska.

Sistema autônomo de compartilhamento de viagens para passageiros e mercadorias
A ZF desenvolveu um app de compartilhamento de viagens com a door2door, start-up de mobilidade baseada em Berlim, Alemanha. Com esse app, frotas de veículos autônomos podem ser implantadas em áreas urbanas. As frotas permitirão que passageiros e mercadorias sejam transportados de forma otimizada e cuidadosa para seus destinos utilizando os algoritmos inteligentes da plataforma da door2door. O aplicativo combina o transporte de usuários e mercadorias em veículos com desvios mínimos de rota. E, ao transportar pessoas, o aplicativo oferece um recurso adicional. Por exemplo: se você se encontra em uma cidade estrangeira e está procurando por uma pizzaria, o app lhe fará recomendações personalizadas, baseadas em análises online de clientes do estabelecimento e no tempo de deslocamento. O app se comunica diretamente com o usuário por meio do reconhecimento de voz. Quando um veículo for alugado, o usuário(a) será identificado por meio do reconhecimento facial de uma selfie do passageiro que contratou o serviço. Os visitantes do CES poderão experimentar o app ao vivo no estande da ZF.

Atualizações “Over-the-Air” garantem maior segurança para as frotas
As unidades de controle eletrônico em veículos de frotas devem ser atualizadas regularmente para evitar mau funcionamento. E, ao mesmo tempo, a rede das frotas baseada em nuvem exige altos padrões de segurança de dados. As operadoras devem garantir que pessoas não autorizadas não acessem nem manipulem o veículo. Por esse motivo, a ZF integrou em sua plataforma o eSync, sistema desenvolvido pela Excelfore, uma empresa californiana especializada em redes. Esse sistema mantém o software da frota sempre em dia por meio de atualizações “Over-the-Air”. As atualizações são transmitidas diretamente da nuvem para o veículo (mesmo quando ele está em movimento) por meio de uma conexão de dados ininterrupta. Adicionalmente, o sistema trabalha como um “escudo” contra ameaças externas ao veículo. Caso uma ameaça seja detectada, o app avisará a operadora da frota e fará a atualização necessária para eliminar a falha de segurança.

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: