MAPFRE Assistência e CESVI BRASIL alertam para cuidados e revisão básica no carro antes de pegar a estrada

As férias e feriados são uma excelente oportunidade para viagens de carro. Para garantir a tranquilidade e a segurança desses momentos de diversão, a MAPFRE Assistência, empresa especializada em assistência a pessoas, residências e veículos, preparou algumas dicas de itens a serem checados no carro antes de pegar a estrada.

O ideal é que o motorista conheça ou pesquise antecipadamente o caminho e as rotas alternativas para a viagem. Segundo Almir Fernandes, presidente da MAPFRE Assistência, com essa atitude simples já é possível diminuir o risco de ter problemas antes mesmo do passeio começar. “Uma dica para quem já está com todo o itinerário em mãos é anotar o número da Polícia Rodoviária ou das concessionárias das rodovias utilizadas, em caso de incidente na estrada, já que algumas não possuem totens de emergência”, orienta.

Além disso, vale lembrar da revisão básica no veículo antes de sair de casa. “É bom verificar o funcionamento das luzes de sinalização, o nível de óleos, fluidos e combustível e a calibragem dos pneus e do estepe”, ressalta Fernandes.

Estudo realizado pela MAPFRE Assistência aponta que o maior número de acionamentos de serviços para automóveis em 2017 foi de guincho para veículo de passeio, com 58%, seguido por socorro mecânico e/ou elétrico (16%), carro reserva (13%) e guincho para utilitário (11%). Os meses com maiores volumes de acionamentos são justamente janeiro, fevereiro e julho, devido aos períodos de férias escolares.

Analisando as regiões que mais acionaram os serviços, o destaque é para o Sudeste, com 45% das solicitações, seguido pelo Nordeste, com 22%, e Sul, com 16%. O ranking de acionamentos por estado traz São Paulo em primeiro lugar, na sequência Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Pernambuco e Distrito Federal.

A importância da sinalização

Todos os itens de sinalização existentes dentro de um veículo e até mesmo das vias são essenciais para ajudar a manter o fluxo normal do trânsito, o local do seu veículo seguro e a resguardar vidas.

“Existem três dicas básicas a serem seguidas em caso de problemas na estrada. O primeiro passo é parar no acostamento à direita e acionar o pisca-alerta. Posteriormente, deve-se sinalizar o local com o triângulo posicionado a uma distância mínima de 30 metros do veículo para que os outros motoristas tenham tempo de desviar”, explica o superintendente do CESVI BRASIL/MAPFRE (Centro de Experimentação e Segurança Viária da MAPFRE), Emerson Feliciano. “Finalmente, para segurança dos passageiros, é fundamental que todos fiquem fora do veículo e da estrada, protegidos em alguma estrutura, posto de gasolina ou simplesmente atrás das defensas de concreto ou metal”, finaliza.

Em viagens de carro, alguns itens devem ser revisados para que o viajante não fique na mão no meio da estrada:

· Luzes de sinalização: confira o funcionamento dos faróis, lanternas, luzes de freio, luz de marcha à ré, luzes de seta e as luzes da placa. Veja se no painel do veículo todas as luzes indicadoras estão funcionando corretamente;

· Óleos e fluidos: verifique o nível e o prazo de troca do óleo de motor, de direção hidráulica, fluido de freio e o fluido da transmissão automática. Vale conferir também o nível do reservatório de água;

· Mecânica e elétrica: verifique o sistema de freio (discos e pastilhas), o conjunto de suspenção e de direção, velas, cabos, correias e teste a bateria; e verifique também o estado das correias do motor.

· Na chuva: a fim de evitar problemas de visibilidade na estrada é importante conferir as condições das palhetas do limpador de para-brisa e também o funcionamento do desembaçador dianteiro e traseiro; mantenha o reservatório do lavador de para-brisa com água e detergente neutro;

· Atenção ao combustível: evite rodar com o veículo próximo da reserva, mantenha pelo menos a metade da capacidade do tanque e, sempre que possível, abasteça para misturar o combustível novo com o antigo;

· Última checagem: veja com antecedência se está no porta-malas o triângulo de sinalização, as ferramentas de roda e o macaco;

· Pneus: Verifique a pressão dos pneus e o nível de desgaste de cada um, não se esquecendo do estepe.

Para mais informações sobre a MAPFRE Assistência, basta acessar o site www.mapfre.com.br; e para conhecer as atividades do CESVI BRASIL, acesse www.cesvibrasil.com.br.

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: