Solução leve da Webasto para a indústria automotiva

A mobilidade sustentável é uma demanda crescente hoje em dia e essencial para o futuro. O uso de materiais leves para a produção de veículos é um dos principais desafios da indústria automotiva, que precisa atender aos requisitos internacionais para reduzir o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de carbono dos carros.

A Webasto é líder mundial em sistemas de teto e oferece o portfólio de produtos mais abrangente do mercado. Durante anos, a empresa tem trabalhado intensamente em soluções inovadoras e leves, apoiando as fabricantes de automóveis no cumprimento de seus objetivos para reduzir a emissão de carbono e contribuir para a mobilidade sustentável.

Um exemplo são os componentes do teto solar feitos de compósitos de poliuretano (PU), materiais reforçados com fibras estruturados em um formato de sanduíche simétrico ou assimétrico. O interior é constituído por um núcleo resistente à compressão, feito de fibras de celulose e envolto em poliuretano e fibra de vidro reforçada.

A superfície externa é coberta por um filme granulado à prova de influências do meio ambiente, enquanto o revestimento inferior é texturizado para combinar com o interior do carro.

Estrutura construída em formato de sanduíche, envolta em fibra de vidro e poliuretano

O material é até 50% mais leve do que o aço e é caracterizado pela alta rigidez, boa moldabilidade em 3D e também pelas propriedades de isolamento acústico e térmico. Desde 2015, um teto solar feito com compósitos de poliuretano é produzido para o Jeep Renegade, o que demonstra o pioneirismo da Webasto.

O baixo peso, juntamente com a sua excelente estabilidade e moldabilidade, torna os sistemas de teto leves da Webasto mais apropriados à eficiência do veículo.

Isso reforça o posicionamento da empresa em oferecer soluções de alta qualidade para assegurar o futuro da mobilidade e a melhor experiência de condução do motorista, consolidando o teto solar como um item de desejo para o consumidor.

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: