Carros serão data centers sobre rodas

O diretor da divisão de TI da T-Systems, A T-Systems Brasil, provedora alemã
com amplo portfólio de soluções digitais e serviços de TI, François
Fleutiaux, acredita que os carros estão se tornando data centers sobre rodas.
Exatamente por isso, é hora do mercado de preparar para trabalhar com estes
dados.

Não por acaso, muitos dos carros fabricados atualmente contam com mais de 100
sensores embarcados, capazes de monitorar permanentemente itens como velocidade,
temperatura do motor e funcionamento dos freios, coletando para isso uma série
de outras informações. Estes sensores fazem com que estes automóveis produzam
cerca de 25 GB de dados por hora. Em se tratando de carros autônomos, a
previsão é de que este volume salte para 3.600 GB por hora.

Fleutiaux explica que os dados não são gerados apenas com o veículo em
movimento. “Eles são produzidos em toda a cadeia de valor, do design e
desenvolvimento, produção, vendas e uso, até as revisões e manutenção”,
diz, lembrando haver um consenso entre especialistas de que empresas com
capacidade de coletar, integrar e analisar estes dados com inteligência
estarão entre os vencedores da revolução digital. “Estas empresas serão
capazes de melhorar a eficiência de uma série de processos e de abrir novas
possibilidades de vendas com serviços inovadores”, prevê, citando três
exemplos de serviços já realizados pela T-Systems neste novo mercado:

Manutenção preditiva em produção automotiva – de acordo com a IFR
(International Federation of Robotics), 2,6 milhões de robôs estarão em uso
até 2019, muitos deles já em operação. Um carro médio tem cerca de 6 mil
pontos de solda. Se um único robô de soldagem tem uma parada inesperada, toda
a linha é paralisada, causando prejuízos de cinco a seis dígitos para o
fabricante. Há dados de medição e consumo de energia que permitem prever uma
parada deste tipo com seis dias de antecedência, permitindo que a manutenção
trabalhe de forma programada.

Seguro automotivo pago por uso do carro – poucas seguradoras utilizam
tecnologia telemática para monitorar o comportamento dos motoristas, premiando
hábitos de direção segura com taxas mais baixas. Uma caixa telemática, ou
mesmo o smartphone, pode ser utilizado para gravar estes dados e envia-los
para a companhia seguradora. Se o automóvel tiver um SIM card instalado, estes
dados podem ser transferidos sem problemas. Seguradoras e fabricantes de
automóveis já estão trabalhando para estabelecer um framework legal que
permita o fornecimento de dados relevantes para as seguradoras.

Semáforos que reconhecem veículos de emergência – muitos semáforos já
estão equipados com câmeras de monitoramento, permitindo sua otimização de
acordo com o fluxo. A cidade de Milton Keynes, na Inglaterra, está equipando
seus cerca de 2,5 mil semáforos com câmeras inteligentes capazes de reconhecer
ambulâncias e mudar as fases para permitir sua passagem.

Lucratividade
Fleutiaux defende que o mercado precisa, para potencializar os dados
produzidos por veículos, desenvolver mais conectividade, capacidade de
storage e softwares inteligentes. De acordo com o Gartner, um em cada cinco
veículos serão equipados com alguma forma de conexão sem fio até 2020, que
devem totalizar cerca de 250 milhões de veículos globalmente.

Este desenvolvimento está sendo estimulado pela obrigatoriedade da instalação
do sistema de chamadas de emergência eCall em todos os carros da União
Europeia até o final de março deste ano, equipando cada um deles com um SIM
card.

“Outra tecnologia, chamada NarrowBand IoT, está destinada para o gerenciamento
de estacionamentos inteligentes e outras aplicações do tipo”, afirma. Trata-se
de uma rede WAN que não apenas estende a vida dos sensores operados por
bateria, como funciona em prédios e garagens subterrâneas, sinalizando
vagas livres para os motoristas.

Os softwares também estão se tornando incrivelmente avançados, alguns
inclusive com funcionalidades de aprendizado. “De acordo com a McKinsey, as
soluções de inteligência artificial vão ampliar o ROI da indústria
automotiva em 9% até 2025, com maior potencial de crescimento nas áreas de
produção e compras”, revela Fleutiaux.

O executivo afirma que, neste momento, a criatividade torna-se o recurso mais
importante, permitindo às empresas desenvolverem novos serviços, modelos de
negócio e fontes de receita baseadas em dados veiculares. “Na verdade, pode ser
o início de uma corrida do ouro moderna, porque no futuro será possível fazer
mais dinheiro a partir dos dados veiculares do que da produção em si”,
prevê.

Para comprovar sua previsão, o executivo lembra que a margem de lucro dos
fabricantes de automóveis geralmente gira em torno de 10%. Por outro lado, a
margem de empresas especializadas em processamento de dados, é de cerca de 30%.
A questão é: quem vai abocanhar este lucro? Para o executivo, já há no
mercado uma competição sobre o uso comercial de dados veiculares.

“Fabricantes, fornecedores e startups estão considerando as oportunidades e
enfrentando a competição de empresas de outros segmentos, como a Apple e o
Google, que já descobriram o potencial deste mercado e têm conhecimento e
musculatura financeira para agita-lo. A luta pelos dados automotivos está
apenas começando”, conclui.

Sobre a T-Systems
Com presença em mais de 20 países, 43,7 mil funcionários e vendas
externas de € 7,9 bilhões (2016), a T-Systems é uma das líderes
mundiais na oferta de serviços digitais baseados na Europa. A companhia
trabalha em parceria com seus clientes em seu caminho de transformação
digital, oferecendo soluções integradas para clientes corporativos.

Para o mercado, a subsidiária da Deutsche Telekom oferece o conceito de
one-stop shopping: operações seguras de sistemas legados e serviços
clássicos de TI, transição para serviços baseados em nuvem (incluindo redes
internacionais, infraestrutura sob medida, plataformas e software e novos
modelos de negócio e projetos de inovação baseados em IoT. A T-Systems pode
prover tudo isso graças ao seu alcance global em redes fixas e comunicação
móvel, seus data centers altamente seguros e um ecossistema de nuvens
construído com plataforma padronizadas e parcerias globais, além de habilidade
de oferecer altos níveis de segurança.

Presente no Brasil desde 2001, com 13 escritórios, dois datacenters Twin-Core
ambos com certificação Tier III, responsável também pela gestão de dois
grandes datacenters de nossos clientes do segmento automotivo e mais de 2 mil
colaboradores, a T-Systems tem forte presença em indústrias altamente
estratégicas no País, como a automotiva, manufatura, bancos, seguradoras,
serviços, utilities, varejo e telecomunicações, com destaque na atuação
para o mercado offshore.

Para mais informações, acesse www.t-systems.com.br.
Twitter: @tsystemsbr | Facebook: www.facebook.com/tsystemsdobrasil

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