Porto Alegre é segunda colocada em ranking de congestionamento no Brasil

A 99, principal empresa brasileira de mobilidade urbana, acaba de apresentar os resultados da segunda edição do Índice 99 de Tempo de Viagem (ITV 99), estudo que é um dos principais termômetros de congestionamento do Brasil, medindo as 10 maiores capitais do país. Os dados apontam como líder no ranking nacional pela segunda vez consecutiva a cidade de Recife, em Pernambuco, seguido de Porto Alegre (RS) e Salvador (BA). Duas das maiores metrópoles do país, São Paulo e Rio de Janeiro, surpreendentemente, ocupam a quarta e quinta colocações, respectivamente.

O levantamento foi realizado durante o período de 1 de outubro a 31 de dezembro de 2017, com base nas milhares de corridas da 99táxis e da 99Pop, modalidade de carros particulares da empresa, nas 10 maiores capitais brasileiras (de acordo com dados do IBGE 2010). Segundo a pesquisa, as viagens em Porto Alegre nos horários de pico levam, em média, 74% a mais de tempo do que aquelas em situação de tráfego livre. A cidade teve mesma colocação na medição do ITV 99 em 2017, apresentando 77%. Recife, a líder também em 2017, teve nesta edição taxa de 77%. Salvador foi a cidade a mais subir no ranking, indo do 9º para terceiro lugar, com índice de trânsito de 71%.

“A pesquisa tem intenção de colaborar com a mobilidade urbana, fornecendo inteligência de dados, que identifica padrões de deslocamento das pessoas. A partir daí as entidades públicas podem tomar decisões estratégicas para evitar gargalos na circulação de veículos nas grandes cidades”, afirma Ana Guerrini, diretora de Pesquisa e Políticas Públicas da 99.

O Índice 99 de Tempo de Viagem monitora o tempo de deslocamento dos carros no horário de pico e faz a média de atraso dos deslocamentos. Ou seja, o tempo médio perdido pelas pessoas com o tráfego ruim das cidades, nos horários de pico, entre 7h e 10h e entre 17h e 20h, comparando com o tempo de deslocamento nestas mesmas cidades em horários de trânsito livre. Conhecidas pela lentidão no trânsito, as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo apresentaram pequena melhora no fluxo em relação a 2017, apresentando um pico de trânsito de 67% e 68%, contra 70% do ano passado.

Sobre a 99

A 99, empresa brasileira de mobilidade urbana fundada em 2012, agora faz parte da Didi Chuxing. A empresa conecta mais de 300 mil motoristas a 14 milhões de passageiros em mais de 500 cidades no Brasil. Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a startup oferece três tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 40 cidades; 99Taxi, categoria que cobre todo o Brasil, e o 99Top, serviço premium de táxis de luxo oferecido em São Paulo. Mais informações no site www.99app.com.




Leia Também:
Anterior:

Próxima: