Schaeffler celebra 15 anos do programa Formare com 406 jovens qualificados para o mercado de trabalho

A Schaeffler, multinacional alemã líder no setor automotivo, celebrou 15 anos de implementação do programa Formare. Desenvolvido pela Fundação Iochpe, o Formare atua em parceria com empresas na qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social. Desde que iniciou o Formare na unidade de Sorocaba (SP), em 2002, a Schaeffler já formou 406 jovens, sendo que 80% foram contratados pela própria empresa.

Marcos Zavanella, presidente e CEO da Schaeffler América do Sul, comenta sobre a importância do Formare na história da companhia: “Para conquistar a liderança do mercado, alguns fatores são fundamentais, como qualidade, criatividade, inovação, entrega e proximidade ao cliente. Nada disso, porém, acontece sem qualificação profissional. Neste sentido, a Schaeffler contribui para o desenvolvimento de centenas de jovens da nossa comunidade por meio do projeto Formare. Assim, estabelecemos uma relação de mútuo sucesso, seja para os jovens ou para a empresa, que pode contar com profissionais bem qualificados”.

Como a companhia oferece 20 vagas anualmente, a disputa para participar do programa é bastante acirrada. O processo seletivo, composto por oito etapas, normalmente começa em agosto e termina em janeiro.

Quando o Formare foi iniciado na Schaeffler, o público masculino representava a larga maioria de jovens interessados na formação. No entanto, ao longo dos anos, a empresa contabilizou um aumento significativo na participação do público feminino. Hoje, a empresa destaca que há praticamente o mesmo número de alunos de ambos os gêneros.

“O Formare oferece a oportunidade da inserção do jovem no mercado de trabalho, contribuindo com seu desenvolvimento profissional e pessoal. Trata-se de um projeto especial para a Schaeffler, pois conta com suporte de educadores voluntários, que são funcionários da empresa e que transformam a vida dos jovens através da transmissão de conhecimentos, experiência e amor. Ao transformar o outro a gente se transforma também. O Formare traz motivação, engajamento e comprometimento, elementos essenciais para que esse projeto se perpetue com sucesso por tantos anos”, conta Rosana Bacciotti, diretora executiva de Recursos Humanos da Schaeffler América do Sul.

Educadores voluntários contribuem para o sucesso do programa

No Formare, os próprios colaboradores da empresa dão aulas voluntariamente para os alunos do programa e compartilham sua experiência profissional com os jovens. Atualmente na Schaeffler, 55 educadores voluntários contribuem com a iniciativa. “Dar aula para o Formare é uma oportunidade única de externar todo conhecimento que eu adquiri na Schaeffler ao longo desses anos e poder fazer parte da vida desses alunos”, conta o educador José Henrique. Já o educador Vinicius Dias afirma que “Ser um Educador no Formare é uma forma de demonstrar gratidão por tudo que recebi através deste programa. Com meu exemplo, posso mostrar aos jovens que a ajuda que recebemos hoje pode ser retribuída no futuro”.

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: