Ford EcoSport Storm: nova cor marrom revela tendência ligada à natureza e vida saudável

A Ford inovou no lançamento do EcoSport Storm, versão 4WD do utilitário
esportivo, com a escolha de uma nova cor, o marrom Trancoso metálico,
tonalidade há muito tempo fora do portfólio da marca no Brasil. O Ka
FreeStyle, futuro utilitário compacto, também foi exibido em um protótipo na
cor bronze, sinalizando uma tendência no segmento.

Por ser a cor da terra e da madeira, o marrom é normalmente associado à
natureza e estilo de vida saudável. Pode representar também seriedade,
maturidade, segurança e prosperidade material. No utilitário esportivo, os
tons de cobre naturais acenam para o estilo de vida ao ar livre.

“Para o lançamento do Storm, queríamos uma cor atual, diferente da paleta de
tons neutros do setor e que se destacasse na multidão sem ser vibrante
demais”, explica Adília Afonso, supervisora de Design da Ford América do
Sul. “Escolhemos esse tom quente e trabalhamos com o fornecedor de tinta
para enriquecê-lo com partículas de pérola, que acrescentam luminosidade.”

Assim, dependendo do ângulo de visão, a tonalidade muda e cria um aspecto
rico em efeitos. A beleza da cor marrom Trancoso não está somente nela
mesma, mas no fato de valorizar os planos e ângulos do veículo, destacando
as suas linhas de caráter.

Já o nome Trancoso foi uma homenagem à Bahia, estado onde está instalada a
fábrica do EcoSport e o Ka. Ele é inspirado nas famosas falésias da praia de
Trancoso, que são a marca registrada da bela cidade do sul do estado, antigo
povoado fundado pelos colonizadores portugueses no século 16.

O SUV equipado com motor 2.0 Flex, tração inteligente 4WD e transmissão
automática oferece também como opções as cores branco Ártico sólido, prata
Dublin metálico e preto Bristol perolizado, combinadas com elementos em
preto e prata e grafismos exclusivos.

Criação e tendências

O processo de criação do design de um carro começa cerca de quatro anos
antes da sua chegada ao mercado. Para ter uma ideia da direção das
tendências, os designers observam o que está acontecendo em áreas como
arquitetura, vestuário e produtos de consumo e também precisam pensar como
cientistas sociais, pois, além da personalidade do consumidor, a escolha da
cor é reflexo das circunstâncias da época.

Exemplo disso é o que ocorreu após a crise financeira de 2008, quando a
preocupação com o valor de revenda aumentou a preferência por cores neutras.
Sem contar que cores exuberantes poderiam ser vistas como ostentação e
desrespeito. Por esses e outros fatores culturais, uma cor que funciona bem
em um mercado não necessariamente tem a mesma aceitação em outro.

Na maioria dos veículos, cores básicas como tons de branco, preto e vermelho
normalmente não mudam. Mas, periodicamente, avanços na tecnologia de pintura
fazem a mudança valer a pena. A evolução das formas e dos materiais dos
carros também faz a pintura responder de maneira diferente, como é o caso do
marrom Trancoso do EcoSport Storm.

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: