Wilson Bricio assume todas as operações do Grupo ZF no Brasil após integração com a ZF-TRW

Wilson Bricio permanece como Presidente do Grupo ZF na região América do Sul
e CEO da ZF do Brasil Ltda., sendo adicionalmente nomeado CEO da TRW
Automotive Ltda. desde janeiro de 2018.

Processo de integração de portfólio, dos colaboradores e das estruturas de
áreas como Gestão de Materiais, Aftermarket e Vendas foi iniciado em 2015.

Na nova configuração, outros executivos também recebem novas posições na
empresa integrada: Marcel Oliveira torna-se Vice-Presidente de Recursos
Humanos e Segurança da Informação, Dirk Esterle assume a Vice-Presidência de
Finanças e Tecnologia da Informação, enquanto Tarcisio Costa assume a
Vice-Presidência de Gestão de Materiais. Ao mesmo tempo, Marcelo Oliveira
assume a Diretoria de Qualidade e João Lopes como Diretor da Divisão de
Aftermarket.

Wilson Bricio foi nomeado CEO da TRW Automotive Ltda. no Brasil,
permanecendo como Presidente do Grupo na América do Sul e CEO da ZF do
Brasil Ltda. A aquisição da TRW foi anunciada globalmente em 2015, e desde
então a ZF vem trabalhando com um novo portfólio de produtos, unidades
industriais e áreas de competência adquiridas. Na nova configuração, o
executivo Marcel Oliveira torna-se Vice-Presidente de Recursos Humanos e
Segurança da Informação, Dirk Esterle assume a Vice-Presidência de Finanças
e TI (Tecnologia da Informação), enquanto Tarcisio Costa responde como
Vice-Presidente de Gestão de Materiais. Além disso, Marcelo Oliveira e João
Lopes são nomeados como Diretores de Qualidade e Aftermarket
respectivamente.

Moises Bucci, então CEO da ZF-TRW, suportará o processo de integração até
meados de 2018, a partir de quando se dedicará a outros desafios
profissionais fora do Grupo ZF.

“Além de ser o País a receber a primeira planta industrial fora da Alemanha,
especificamente no Brasil, a empresa teve na região um processo de
integração acelerado em relação ao global, tendo atualmente já grande parte
de suas estruturas integradas, priorizando as interfaces com o mercado”,
afirma Wilson Bricio.

Na opinião do executivo, o mercado atendido pela ZF na América do Sul já
nota os efeitos positivos desta nova fase: “O foco total continuará sendo no
cliente, que sentirá os benefícios da estrutura integrada de gestão e a
melhor sinergia entre as áreas de negócios”.

Antes da aquisição da TRW, em 2015, a atuação da ZF na região sul-americana
era mais intensa no segmento de veículos comerciais. Com o novo portfólio,
formou-se um fornecedor automotivo líder, com uma ampla e exclusiva
variedade de tecnologias e produtos que abordam as megatendências globais
crescentes em segurança, eficiência e direção autônoma.

Na região sul-americana, o leque de produtos cresceu, e a ZF passou a
oferecer sistemas e componentes para segurança ativa e passiva,
principalmente para veículos leves, onde passou a figurar com destaque em
nichos como os de itens de segurança (sistemas de freios, direção elétrica,
freios ABS, airbags e componentes eletrônicos). No Brasil, a planta
industrial de Limeira (SP) foi a primeira a nacionalizar a produção de
direções elétricas, voltadas para a frota leve. Na área de veículos pesados
(caminhões, ônibus, comerciais leves, máquinas agrícolas e de construção), a
ZF segue mantendo suas posições de liderança em fornecimento de sistemas
para chassis e powertrains.

O Grupo ZF na América do Sul encerrou 2017 com vendas consolidadas de
aproximadamente R$ 3 bilhões, além de ter investido massivamente na região
em diversos segmentos (Pesquisa e Desenvolvimento, adequação de estruturas
físicas, etc.), e manter em seu quadro aproximadamente 5 mil colaboradores.
Em termos de participação nas vendas globais da ZF, a América do Sul manteve
sua média percentual de 3%.

“O Brasil passa por um momento decisivo para encontrar o rumo necessário da
retomada de sua competitividade industrial. E estamos prontos para
acompanhar as demandas do mercado e dos clientes, liderando a introdução de
novas tecnologias”, enfatiza o executivo.

Além de ser pioneira no início do processo de integração, a América do Sul
foi também a primeira região no mundo a inaugurar um Centro de Distribuição
da ZF Aftermarket integrado. O mercado de reposição passou já em 2017 a
contar com um novo centro de distribuição, que reúne em um único local todos
os produtos, peças e serviços oferecidos pelo Grupo ZF com as marcas Sachs,
Lemförder, TRW, Varga e Openmatics.

Localizado em Itu, interior de São Paulo, os 21 mil m² do novo site da ZF
Aftermarket são dedicados ao centro logístico e administrativo. O CD está
próximo às principais rodovias do Estado e a duas horas do Porto de Santos,
em São Paulo.

Wilson Bricio

Sua trajetória na ZF começou em junho de 2001, ano de seu ingresso na
empresa. Sua primeira nomeação como presidente da ZF aconteceu em abril de
2005. Paralelamente ao cargo máximo na região, Bricio também atuou como
diretor das unidades de negócios de Veículos Comerciais e Drivelines
Especiais, e como diretor da planta de Sorocaba. Durante esse período, o
executivo também respondeu temporariamente pelas áreas de Gerenciamento de
Materiais e de Recursos Humanos.

Novos Vice-Presidentes Regionais

Com a nova configuração estabelecida, a ZF passa a contar com
Vice-Presidentes para as áreas de Recursos Humanos, Finanças e TI, Gestão de
Materiais, além de uma Diretoria de Qualidade. Todos se reportarão a Wilson
Bricio.

Dirk Esterle, 41 anos de idade, é o Vice-Presidente de Finanças e TI
(Tecnologia da Informação) na região. O executivo ingressou na ZF em janeiro
de 2009, atuando inicialmente pela divisão Lemförder como Head de Sistemas
Comerciais na Alemanha. Na sequência, foi responsável pela Controladoria do
Grupo ZF em Friedrichshafen e, em 2016, se tornou responsável pela área de
Finanças na América do Sul. Esterle é formado em Business Information
Science pela FHDW, a Universidade de Ciências Aplicadas da cidade alemã de
Paderborn. Seu curso combina conceitos e habilidades em Ciências da
Computação, Ciências Sociais e de Comportamento, além de Design de Sistemas
Computacionais, Macroeconomia e Microeconomia.

Marcel E. R. Oliveira é o Vice-Presidente de Recursos Humanos e Segurança da
Informação. O executivo ingressou na ZF em outubro de 2014. Natural de
Campinas (SP), tem 55 anos de idade e mais de 41 anos de experiência em
cargos executivos de grandes empresas multinacionais do setor automotivo.
Possui mestrado em Administração de Empresas pela Unimep, Lato Sensu em
Administração de Produção, MBA em Marketing pela FGV e Universidade de Ohio,
EUA. Além disso, possui especialização em Planejamento & Gestão e
Comunicação & Marketing, tendo lecionado disciplinas como Administração
Estratégica e Brand Management em várias instituições de ensino superior.

Tarcisio Costa, Vice-Presidente de Gestão de Materiais tem 54 anos. Formado
em Administração pela Universidade São Marcos, de São Paulo (SP), possui MBA
em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e
graduação de Master em Finanças e Administração Econômica pelo CEAPOG –
Centro de Estudos de Aperfeiçoamento e Pós-Graduação de São Caetano do Sul
(SP). Tarcisio ingressou na ZF do Brasil em 2014 como Diretor de Gestão de
Materiais. Sua experiência profissional de 28 anos reúne passagens por
empresas multinacionais da área automotiva, tanto no Brasil como nos Estados
Unidos, Alemanha e China, onde atuou em segmentos de estratégia e
gerenciamento das áreas de Compra e Logística, Gestão de Projetos OEM e
Gerenciamento de Riscos.

Marcelo Oliveira, Diretor de Qualidade da ZF tem 51 anos de idade. Graduado
em Engenharia Mecânica pela UNIP (Universidade Paulista), possui mestrado em
Business Management pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Começou a atuar na
área de Qualidade em 1997, ano em que ingressou na ZF como engenheiro de
Qualidade. Entre 2007 e 2010, foi Gerente de Qualidade da ZF,
supervisionando projetos de planejamento industrial na planta de Sorocaba
(SP). Possui grande experiência em Gerenciamento de Riscos e de Projetos,
além de um profundo conhecimento dos processos industriais de manufatura.

João Lopes, Diretor da Divisão de Aftermarket tem 58 anos. Graduado em
Engenharia Mecânica pela FEI em São Paulo e pós graduado em Marketing pela
ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Ao longo de sua carreira
atuou em fábricas e negócios voltados a motores diesel, transmissões, eixos,
embreagens e amortecedores. Iniciando na operação de fábrica, mas logo
migrou para Vendas, atendendo inicialmente Montadoras. Ingressou na ZF em
1999 já na área de Aftermarket, com toda a operação de Vendas, Marketing,
Logística, Compras, Serviços, Engenharia do Produto e Controladoria.

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: