Concessionárias lucram R$ 49 milhões com pregão eletrônico de veículos seminovos no primeiro trimestre

As concessionárias de veículos no Brasil encontraram no repasse online de
seminovos uma nova alternativa para ampliar seus negócios no Brasil. Somente
no primeiro trimestre deste ano, o lucro com a venda de usados via pregão
eletrônico foi da ordem de R$ 49 milhões, um crescimento de quase duas vezes
em relação ao exercício anterior, quando os resultados atingiram
aproximadamente R$ 26 milhões.

Levantamento exclusivo realizado na plataforma AutoAvaliar, com base nas
transações realizadas entre 2,5 mil concessionárias e 20 mil lojistas
multimarcas no País, mostra que, entre janeiro e maço, o valor médio das
transações eletrônicas foi de cerca de R$ 28 mil por automóvel, ante os R$
26 mil verificados no ano anterior.

Além do pregão online, também integram o lucro das concessionárias o uso da
plataforma de gestão de vendas e estoque e do sistema de avaliação e cotação
de usados da AutoAvaliar.

“Para se ter uma ideia, a rentabilidade das concessionárias chega a dobrar
com o repasse online de veículos seminovos, impulsionado especialmente pela
gestão eficiente e controle efetivo na operação”, comenta Daniel Nino,
sócio-diretor da AutoAvaliar.

Faturamento de R$ 20 bilhões

Segundo levantamento da AutoAvaliar, o comércio eletrônico de seminovos no
País movimentou cerca de R$ 20 bilhões em 2017. O resultado é cinco vezes
maior em comparação com o mesmo período do exercício anterior, quando as
vendas atingiram R$ 4,8 bilhões.

Segundo Nino, as concessionárias brasileiras estão reinventando seus
negócios com a aposta nos seminovos. “O uso de uma plataforma B2B para
comércio de veículos traz mais agilidade e garante, sobretudo, maior
transparência no repasse de automóveis feito entre concessionárias e
lojistas”, comenta o diretor da AutoAvaliar.

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