Índice ABCR avança 1,3% em abril de 2018

Fluxo de veículos leves também apresentou variação de 1,9%, enquanto o fluxo de veículos pesados teve redução de 0,1%.

O índice ABCR de atividade referente a abril de 2018 expandiu 1,3% no comparativo com o mês imediatamente anterior, conforme os dados dessazonalizados. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR juntamente com a Tendências Consultoria Integrada.

Ainda na comparação mensal dessazonalizada, o índice de fluxo pedagiado de veículos leves apresentou variação de 1,9%, em relação a março. “Mantida a métrica dessazonalizada, a elevação do fluxo total no período está associada, predominantemente, ao aumento do fluxo de veículos leves, o qual tem apresentado uma sequência predominantemente positiva no ano”, explica Thiago Xavier, Analista da Tendências Consultoria.

Já o fluxo de pesados registrou redução de 0,1%, também em relação a março. “Quanto ao índice de pesados, os últimos resultados indicam perda de dinamismo, o que converge com o desempenho mais fraco da atividade industrial no primeiro trimestre, indicando que a reação do setor continua, embora em menor velocidade”, complementa o analista.

“Dessa forma, os últimos resultados convergem com o processo de moderada retomada da atividade econômica em curso, processo que deve ganhar tração ao longo dos próximos meses”, opina Thiago.

Índice ABCR Brasil

Período
LEVES
PESADOS
TOTAL

Abril/18 sobre Abril/17
-0.2%
10.4%
2.2%

Abril/18 sobre Março/18 c/ ajuste sazonal
1.9%
-0.1%
1.3%

Últimos doze meses
2.6%
4.0%
2.9%

Acumulado no ano (Jan-Abr/18 sobre Jan-Abr/17)
1.2%
4.8%
2.0%

Fonte: ABCR e Tendências

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: