Pirelli: dicas de segurança e pilotagem para motociclistas

A decisão de pegar sua moto e pilotar pelas ruas e estradas do Brasil sempre exige algumas precauções importantes. Isso acontece porque no trânsito, ao dividir espaço com veículos de quatro ou mais rodas, as motos são mais suscetíveis a acidentes. Pensando nisso, a Pirelli divulga uma lista de dicas de pilotagem e segurança para que os motociclistas aproveitem com mais tranquilidade as suas queridas motocas.

A maior parte dos problemas que podem ocorrer é evitável, se o motorista seguir algumas instruções de precaução básicas. Para começar, invista em um equipamento de segurança. Sempre pilote a moto usando o capacete afivelado, mesmo que seja apenas para percorrer uma distância curta, seja você o condutor ou o passageiro. O uso de roupas feitas com materiais mais grossos como couro e cordura, que não rasgam com facilidade, protege de escoriações. Além disso, a presença de materiais reflexivos facilita com que você seja visto por outros motoristas.

Confira outras dicas:

· Faça revisão da moto periodicamente

· Calibre e verifique os pneus ao menos uma vez por semana com os valores recomendados pelo fabricante. Os dados estão normalmente indicados no braço da suspensão traseira da moto ou no manual do proprietário.

· Confira sempre o balanceamento das rodas

· Trafegue com faróis acesos para melhorar a visibilidade, mesmo durante o dia.

· Atenção à superfície: buracos e ondulações podem causar acidentes.

· Fuja dos pontos cegos de outros veículos.

· Mantenha-se à direita nas pistas mais rápidas, mas evite manter-se na mesma velocidade de veículos grandes como caminhões e ônibus

· Pilote mantendo uma distância segura entre você e os outros motoristas.

· Reduza a velocidade em superfícies escorregadias.

· Mudanças bruscas de direção ou frenagens de emergência podem causar perda de controle da moto. Por isso é recomendado atenção especial aos freios e pneus.

· Pilote com atenção e velocidade adequada para o local, não passando sobre poças de água e buracos.

Eduardo Zampieri, Avaliador de Performance de Novos Produtos da Pirelli, dá as últimas dicas: “A instrução mais importante que os motociclistas devem ter em mente, além de usar bons equipamentos de segurança e verificar as condições mecânicas da moto, é o uso correto dos freios. As estatísticas comprovam que a maior parte dos acidentes acontecem por ineficiência da frenagem. Saiba que o principal freio de uma moto é o dianteiro, ele é o responsável por pará-la com mais eficiência. O traseiro, por sua vez, também é importante, porém ele serve durante 90% das vezes mais como complemento e auxilia no equilíbrio do veículo. Acostume-se a utilizar os dois, porém com maior ação no dianteiro”.

“Além disso, não se esqueça de ler o manual. Nele, além de ter todas as especificações e instruções técnicas do veículo, existem dicas importantíssimas de pilotagem. Com este conhecimento em mente, todos vão poder usar suas motos com mais segurança e conforto, aproveitando todas as vantagens que esse tipo de veículo pode proporcionar”, disse Zampieri.

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: