Ford inaugura Centro de Testes na Europa capaz de simular os climas mais extremos do planeta

A Ford inaugurou um centro de testes ambientais na Alemanha que
é o sonho de todo engenheiro, capaz de simular as condições climáticas mais
extremas do planeta. A instalação reproduz desde nevascas e o frio siberiano
ao calor escaldante do deserto do Saara, passando pela umidade da Costa Rica
e altitudes maiores que a do Mont Blanc – o pico mais alto dos Alpes –, além
de rajadas de vento de até 250 km/h (veja o vídeo).

A unidade, localizada no Centro de Desenvolvimento de Produto John Andrews,
em Colônia, na Alemanha, é resultado de um investimento de 70 milhões de
euros. Ela concentra sob o mesmo teto, em uma área do tamanho de um campo de
futebol, todos os tipos de clima do planeta para que os engenheiros possam
testar os futuros veículos da marca nas condições mais exigentes, a qualquer
hora do dia.

Entre outras novidades, o local abriga o primeiro túnel de vento
automotivo capaz de simular uma altitude de 5.200 metros – a mesma do
acampamento base norte do Monte Everest. A instalação pode tanto refrigerar
duas salas a 40°C negativos como aquecê-las a 55°C, com um índice de 95% de
umidade.

Os engenheiros podem trabalhar em até dez veículos diferentes
simultaneamente, testando aspectos como conforto, segurança e durabilidade,
além de desempenho da parte elétrica, frenagem, ar-condicionado, aquecimento
da cabine e situações de congestionamento. As equipes analisam os efeitos
dos ventos de alta velocidade na carroceria, checam sua robustez sob chuva e
neve e observam a rapidez com que um para-brisa descongela em diferentes
temperaturas.

“Essa vasta gama de testes contribui para garantir que os carros tenham um
desempenho seguro em qualquer zona climática de uso”, diz Joe Bakaj,
vice-presidente de Desenvolvimento de Produto da Ford Europa.

Centro de Desenvolvimento

A unidade possui três túneis de vento climáticos, incluindo um laboratório
de altitude elevada e quatro câmaras de teste com temperatura controlada. O
túnel de vento 1 é configurado para testes de imersão a quente e a frio. Um
conjunto poderoso de 28 holofotes com lâmpadas de 4.000 watts permite
simular os raios solares e verificar a velocidade de resfriamento da cabine.
Este túnel também permite avaliar o nível de temperatura e umidade e
verificar o ruído do sistema de aquecimento e ar-condicionado em diferentes
velocidades.

O túnel de vento 2 também é configurado para testes de imersão a quente e a
frio. É utilizado para analisar o efeito da neve e da chuva sobre a
visibilidade, a partida do motor e tempo de aquecimento da cabine.

O túnel de vento 3 é o laboratório de altitude, onde os veículos são
testados com ventos de até 120 km/h em altitudes de até 5.200 metros. Um dos
objetivos é garantir que os seus fluidos não explodam ao trabalhar com maior
pressão. Mais da metade dos veículos da Ford em todo o mundo são vendidos em
territórios onde há estradas acima de 1.000 metros de altitude.

“Podemos verificar como os limpadores do para-brisa funcionam nas
temperaturas do Ártico, como o desempenho do motor muda em locais de calor e
frio extremos e até quanta neve cai na cabeça do motorista quando ele abre a
porta. É o sonho de qualquer engenheiro”, diz Michael Steup, gerente de
projeto do Centro de Testes Ambientais da Ford Europa.

Os 11 megawatts de eletricidade que abastecem o centro – suficientes para
abastecer uma cidade de 2.400 habitantes – são fornecidos por uma fonte
totalmente renovável e ecologicamente correta. A eletricidade é fornecida
pela RheinEnergie, gerada por fontes sustentáveis ​​certificadas na
Escandinávia, e cobre toda a demanda de energia elétrica das instalações da
Ford na cidade.

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