Comportamento seguro na condução de veículos ajuda a reduzir acidentes

O cotidiano estressante e as condições de muitas estradas podem ampliar os riscos de acidentes de trânsito. Mas as falhas humanas estão presentes na maioria das ocorrências. Por isso, a direção segura na condução dos veículos contribui para evitar tragédias nas ruas, avenidas e estradas.

Segundo levantamento de 2016 da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o 4º. país da América com a maior porcentagem de mortes do trânsito, com 23,4 falecimentos para cada 100 mil habitantes. Uma outra pesquisa, conduzida pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN), mostra que até 20% de todos os acidentes de trânsito estão associados à sonolência. Os estudos apontam que os horários com mais incidência de acidentes são durante a madrugada e após o almoço.

Sérgio Oliveira de Jesus, instrutor do SEST SENAT de São Vicente, ressalta que as condições dos veículos são essenciais para a segurança no trânsito. Por isso, a dica é sempre fazer a manutenção preventiva. “Assim, o condutor não será pego de surpresa com eventuais falhas”, aponta Oliveira. Ele ressalta que pneus gastos, freios desregulados, lâmpadas queimadas, alta de buzina, espelhos retrovisores com problemas, entre outros equipamentos inoperantes aumentam os riscos de ocorrências.

“Os dias de chuva merecem cuidados redobrados nas vias. A aquaplanagem ou hidroplanagem podem reduzir a aderência do veículo ao solo”, alerta o instrutor do Sest Senat de São Vicente. Ele explica que quanto maior a velocidade, menor será o controle que o condutor terá sobre o veículo. Por isso, é preciso diminuir a velocidade sob chuva intensa e ligar o ar-condicionado, garantindo a visibilidade. “Se for preciso, estacione em um local seguro até o tempo melhorar, mas não pare no acostamento”, afirma Oliveira.

Confira abaixo dica de segurança de trânsito:

– Conheça as leis de trânsito e coloque-as em prática;

– Respeite os limites de velocidade;

– Respeite a sinalização;

– Utilize o cinto de segurança;

– Em caso de neblina, use farol baixo;

– Ao mudar de faixa, utilize as setas de sinalização e realize manobra com calma;

– Mantenha sempre distância segura dos outros veículos;

– Não fale nem mexa no celular ao dirigir;

– Nunca dirija sob os efeitos de substâncias como álcool e drogas.

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: