Materiais: novos desafios para a indústria automotiva brasileira

*Por Mauro de Souza Paraíso

Não é novidade que os veículos de passageiros ou comerciais são os produtos
mais complexos produzidos em larga escala. Unir milhares de peças, centenas
ou até milhares de vezes por dia, faz a rotina de uma montadora ser repleta
de adrenalina – e muita técnica. Cada peça precisa ser produzida em
atendimento a uma série de requisitos, seja na cadeia de fornecedores ou na
própria montadora.

Existem especificações de material, dimensão e tratamento superficial, entre
tantas outras, durante um processo de produção, que precisa ser totalmente
estável, com diversas etapas de controle que garantam a qualidade e a
rastreabilidade dos produtos. Tais peças devem ser entregues em condições de
limpeza no momento certo da linha de montagem ou do processo de união
planejado.

Enquanto um iPhone X é vendido a cerca de R$ 35 mil/kg, o mercado paga em
torno de R$ 50/kg para um caminhão extrapesado e R$ 20/kg para um veículo de
modelo mais popular. Portanto, as montadoras têm de ser muito eficientes no
uso que fazem dos materiais quando desenvolvem os seus produtos. Essa
necessidade de eficiência deve estar aliada às demais responsabilidades,
como segurança, durabilidade, eficiência energética e eliminação de
materiais prejudiciais à saúde humana.

A indústria ainda tem um desafio adicional: conciliar as especificações
globais com os materiais e os processos disponíveis no mercado brasileiro e,
se for o caso, gerar condições para a disponibilidade dos mesmos no Brasil,
uma vez que a importação extensiva leva a um risco cambial e logístico muito
alto para quem trabalha com uma margem estreita entre o custo de produção e
o preço de mercado.

Profissionais envolvidos com tais desafios irão discutir esses e outros
assuntos no 11º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na
Mobilidade. Com extensa programação de palestras, debates e cursos técnicos,
o encontro reunirá especialistas de montadoras, sistemistas, autopeças e
fornecedores de matérias-primas dias 5 e 6 de junho, no Instituto de
Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.

* Mauro de Souza Paraíso é gerente de Engenharia de Materiais da Mercedes
Benz do Brasil e chairperson do 11º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e
Aplicações na Mobilidade

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