Ford apresenta a F-150 Raptor 2019 com nova suspensão eletrônica e controle de trilha

A Ford apresentou a F-150 Raptor 2019 que chega ao mercado norte-americano
no final do ano, com aprimoramentos que ampliam ainda mais a capacidade da
picape off-road de alto desempenho – veja o vídeo. As novidades incluem
amortecedores com tecnologia de controle eletrônico, um sistema de controle
de rodagem para trilhas e bancos esportivos Recaro, reforçando aspectos que
contribuíram para tornar a Raptor a referência da categoria.

“O sucesso da F-150 Raptor tem como base a sua incrível
suspensão, o excelente controle dinâmico e a confiança que inspira nos
proprietários”, diz Hermann Salenbauch, diretor global de programas de
veículos da Ford Performance. “Os aprimoramentos da Raptor 2019 levam esses
aspectos a um novo nível, que a competição terá novamente de acompanhar.”

Além de alto torque e potência, a suspensão é um dos itens chaves de uma
picape off-road de alto desempenho. A Ford Performance trabalhou diretamente
com a FOX para desenvolver a nova tecnologia de amortecedores com controle
eletrônico Live Valve da Raptor 2019. Exclusivo na categoria, o sistema usa
sensores na suspensão e na carroceria para ajustar instantaneamente a
resposta, aumentando o conforto, a dirigibilidade e a resistência a
impactos.

“Variando automaticamente a taxa de compressão dos amortecedores, a Raptor
agora pode aproveitar ao máximo o curso da suspensão de 13 polegadas na
frente e de 13,9 polegadas na traseira”, diz o executivo. “A Raptor 2019 é
não só mais robusta no fora de estrada, como também mais inteligente.”

A nova tecnologia de suspensão aumenta a capacidade off-road em alta
velocidade. Quando os sensores detectam que a picape está com as rodas no
ar, por exemplo, os amortecedores são ajustados com rigidez máxima para
suavizar o impacto na aterrizagem.

O novo controle de trilha também melhora o desempenho da F-150 Raptor no
off-road em baixa velocidade. Como o controle de cruzeiro, ele ajusta
automaticamente a potência e a frenagem em cada roda quando a picape passa
por terrenos acidentados em baixa velocidade para que o motorista possa se
concentrar na direção. Ele pode ser ativado em velocidades de 1,6 a 32 km/h,
facilitando a direção em trilhas e escaladas de pedras, por exemplo.

A Raptor 2019 traz também novos bancos esportivos Recaro, com estofado
generoso nas costas e assentos e suporte para manter o motorista firme em
qualquer velocidade. Seus apliques em camurça Alcantara azul e costura
contrastante são inspirados no superesportivo Ford GT. Ela conta ainda com
três novas cores – azul Ford Performance, azul Velocity e preto Agate –, um
novo aplique traseiro e rodas com aros para travamento dos pneus.



Leia Também:
Anterior:

Próxima: