Ar-condicionado automotivo: vale mesmo à pena este opcional?

Escolher o carro dos sonhos não é fácil, é necessário de muita atenção e cuidado para que seja um ótimo investimento. Na maioria das vezes as pessoas acreditam que quanto maior o número de acessórios melhor o veículo é, mas muito pelo contrário! Em alguns casos, os adicionais acabam gerando mais custo e gastando mais combustível, como é o caso do ar condicionado.

Mas uma coisa é certa, durante o verão não tem coisa melhor que sair do trabalho e entrar no carro com ar condicionado, entretanto ele pode ser utilizado em outros casos, para ventilar o veículo pode ser um desses. Sendo assim, ao comprar o seu Sandero em Curitiba, avalie com muito cuidado cada modelo de automóvel e o que ele oferece. Não se deixe levar pela primeira opção, compare preços e crie uma lista com todos os itens importantes que devem ser levados em consideração, assim será mais fácil decidir! Consultar profissionais experientes no setor automobilístico também pode ser perfeito, uma vez que ele poderá te passar todos os pontos positivos e negativos. Continue lendo o artigo e entenda todos os cuidados que devem ser tomados ao instalar o ar condicionado no seu carro! Confira todos os detalhes!

Vantagens de ter ar-condicionado no carro

Não podemos negar que o ar condicionado proporciona várias vantagens para o seu Chevrolet Prisma, principalmente nas cidades muito quentes durante praticamente o ano inteiro, Rio de Janeiro, Bahia, entre outras. O principal ponto positivo sem dúvidas é o conforto que ele proporciona para o dia a dia, já que não irá precisar dirigir o carro derretendo.

A segurança também é um fator importante, as janelas irão ficar fechadas dificultando que alguém possa assaltar, esteja sempre atento aos movimentos estranhos dos outros veículos. Para quem tem crianças pequenas na família o ar condicionado também pode ser sinônimo de segurança para evitar que elas coloquem as mãos para fora do carro, mantenha sempre as janelas fechadas para evitar que problemas possam acontecer durante o trajeto para casa ou para o trabalho e escolas.

Nas estradas a economia será maior, mas por que isso acontece? É fácil de explicar, quando as janelas estão abertas em alta velocidade o ar tende a criar uma resistência maior no veículo, consequentemente acaba exigindo mais esforço do motor e o consumo de combustível aumenta. Com os vidros fechados isso pode ser evitado, sendo assim o ar condicionado é uma ótima opção.

Nos dias de muita chuva o ar condicionado é essencial, uma que ele irá ajudar a desembaçar os vidros e aumentar a visibilidade da pista para o motorista. Lembrando que é um item muito importante para a segurança de todas as pessoas de dentro e fora do carro, acidentes nas estradas molhadas infelizmente são muito comuns nos dias atuais no Brasil e no mundo.

Mas a diferença maior certamente irá aparecer no momento em que for vender o seu Onix usado, já que o ar condicionado valoriza consideravelmente o veículo. Desta forma, será mais fácil que seja vendido por um preço mais justo no mercado nacional. Com as janelas abertas do carro é mais fácil respirar o ar poluído emitido pelos outros carros, mantendo as elas fechadas não há risco de isso acontecer.

Quais são as desvantagens de ter ar-condicionado?                     

Mas assim como existem muitas vantagens do ar condicionado dentro do veículo, também existem alguns pontos negativos que precisam ser citados e analisados com muito cuidado e atenção.

Um dos pontos que pode ser considerado como desvantagem é a limpeza periódica do aparelho de ar, caso contrário você irá respirar um monte de ácaros. O ideal é que seja feita a manutenção junto com a lavagem do carro, pois assim não tem risco de acabar esquecendo e deixar passar os dias, procure criar um planejamento.

Se você tem problemas respiratórios ou fica doente facilmente com as mudanças bruscas de temperatura, o ar condicionado pode ser teu pior inimigo! Lembrando que o ar gelado faz muito mal para as pessoas que sofrem de asma. Para os carros nacionais o gasto com gasolina tende a aumentar, entretanto com as devidas manutenções e cuidados os valores podem não subir muito.

A perda de potência é um fator muito analisado pelos motoristas, visto que qualquer equipamento a mais que seja conectado ao carro irá exigir mais esforço do motor. Em alguns casos essa diferença não é sentida, principalmente nas cidades grandes que possuem congestionamentos que podem levar horas, como é o caso da conhecida e famosa São Paulo.

Custo x benefício

Após ter entendido todos os pontos positivos e negativos sobre o ar condicionado dentro do automóvel, é hora de verificar o seu custo x benefício. Será que vale mesmo a pena? A resposta pode variar de pessoa para pessoa, uma vez que deve ser levada em consideração a saúde e idade de cada pessoa, tudo isso pode influenciar muito na escolha.

É indicado que seja feita uma lista comparativa com todos os itens que foram citados anteriormente no artigo, além disso, coloque os valores previstos na instalação e nas possíveis manutenções que podem ocorrer durante a sua vida útil. Consultar um profissional específico da área também pode ser muito importante, uma vez que ele irá passar todos os detalhes do uso do ar condicionado.

Caso você seja de uma cidade onde os meses de frio são maiores que os de calor, procure avaliar melhor a situação e se realmente é necessário. Caso contrário, pense em todos os benefícios que o ar pode apresentar naqueles dias quentes e ensolarados. Mas a dúvida continua, no seu caso o ar condicionado vale mesmo a pena?

Gostou do artigo? Continue acompanhando nossas postagens e saiba tudo sobre o seu automóvel e os cuidados que é preciso ter para garantir o seu bom funcionamento. Compartilhe em suas redes sociais, certamente irá ajudar muitas pessoas na busca do modelo de carro perfeito!

 


Crédito da imagem: pxhere.com

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: