Infância em disputa: do seminário LGBT citado por Bolsonaro ao homeschooling julgado no STF

Bom dia!

A infância está em disputa. E não é para menos: cada vez mais, a neurociência vem confirmando que essa é uma fase determinante na vida humana e que, sobretudo nesse período, estímulos constantes ajudam a moldar o cérebro.

Essa é  uma das razões por que pais e mães se preocupam tanto com movimentos políticos que tentam avançar as bandeiras da ideologia de gênero nas escolas, como é o caso do seminário LGBT citado por Jair Bolsonaro (PSL) em sua sabatina no Jornal Nacional, um dos temas que dominou o dia de ontem (29), juntamente ao livro de educação sexual infantil que o candidato tentou mostrar na mesma ocasião.

Essa é também a razão, juntamente ao bullying e à má condição dos colégios, por que alguns pais escolhem educar e ensinar seus filhos em casa, e não na escola, uma prática que é conhecida como “homeschooling” e cuja constitucionalidade começa a ser julgada hoje (30) no Supremo Tribunal Federal (STF). Por isso, Angélica Favretto, do Sempre Família, conversou com o diretor jurídico da Associação Nacional de Educação Domiciliar (ANED) para esclarecer 10 pontos sobre a prática.

Plim plim

Falando em Judiciário, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para amanhã (31), um dia antes do início do horário eleitoral “gratuito” das campanhas presidenciais, o julgamento do pedido do PT para que o ex-presidente Lula apareça nas propagandas, mesmo preso.

Gratuito?

Aliás, de graça, nem almoço, nem horário eleitoral. Lúcio Vaz mostra quanto custa aos brasileiros esse tipo de propaganda: as empresas de comunicação têm direito a uma compensação fiscal por ceder o espaço ao horário eleitoral, ou seja, deixam de pagar impostos.

Quem manda

TV ou internet? Quem vai influenciar mais a decisão pelo voto do eleitor? Esse é o tema discutido por jornalistas da Gazeta do Povo no Podcast Eleições desta semana.

Tucano

E, na TV, ontem foi a vez de Geraldo Alckmin (PSDB) ser entrevistado no Jornal Nacional. Tentou falar duro com a criminalidade e usar o exemplo de São Paulo na segurança pública, mas desconversou sobre a força do PCC, que nasceu no estado e tem ganhado terreno no Brasil e fora dele. Mais cedo, na frente de produtores rurais, foi enfático na defesa do porte de armas em área rural.

Enrolado

Se o placar no Supremo está empatado e, por enquanto, indefinido para tornar Bolsonaro réu pelas declarações sobre quilombolas, no caso das declarações sobre Maria do Rosário (PT), o ex-capitão já é réu e, agora, sua defesa pede a extinção do processo porque Maria do Rosário “deixou de comparecer a todos os atos instrutórios realizados”.

Em tempo: conheça o advogado que é um dos mais bem pagos e conceituados do país mas está defendendo Bolsonaro de graça no STF.

Boca aberta

Já Gilmar Mendes, esse juiz que só fala nos autos dos processos, disparou para todos os lados: disse que o fato de Bolsonaro ser réu não impede ninguém de assumir a Presidência. E que o Judiciário contribuiu para a “vitimização” do ex-presidente Lula.

Minas Gerais

De acordo com pesquisa Ibope, Antônio Anastasia (PSDB) lidera para o governo do estado, com 24% das intenções de voto contra 14% do atual governador Fernando Pimentel (PT), que disputa a reeleição.

Para o Senado, a ex-presidente Dilma Rousseff lidera com 22% das intenções de voto. Com margem de erro de 3 pontos percentuais, a disputa pelo segundo lugar está embolada entre Jornalista Carlos Viana (PHS), com 11%; Coronel Lacerda (PPL) e Professor Túlio Lopes (PCB), com 7% cada; Dinis Pinheiro (SD) e Rodrigo Pacheco (DEM), com 6% cada; e Bispo Damasceno (PPL), com 5%. 

No Planalto…

O presidente Michel Temer (MDB) cedeu à pressão do STF para aprovar reajuste que, no fim, é mera manobra para legalizar o pagamento do auxílio-moradia aos juízes. Essa é a opinião da Gazeta do Povo no Editorial de hoje:

Toda a controvérsia sobre o auxílio-moradia serviu para a sociedade brasileira perceber o quanto certos setores do Judiciário estão insensíveis e descolados da realidade do país, concentrados que estavam nos próprios privilégios em um país onde a maioria da população não recebe de salário o que os juízes recebiam de auxílio. Pois essa ala está perto de conseguir a vitória definitiva, com a ajuda irresponsável de um governo que começou falando em ajuste fiscal, e termina de forma deprimente, endossando o corporativismo e o patrimonialismo.

Exemplo

Já ouviu falar do festival Burning Man? Luan Galani (Haus) recomenda: “Discussões à parte, a arquitetura do evento é um case de sucesso e exemplo para as metrópoles, pois todos os anos uma ‘cidade’ para 70 mil habitantes é construída do zero em pouquíssimo tempo. E depois totalmente desconstruída, como se ninguém tivesse passado por lá. Entenda como os organizadores fazem isso”. 

Essencial

Tudo que você precisa saber sobre ternos. Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “Largo demais, com as mangas compridas demais ou com um tecido duvidoso: quem nunca se deparou com esses problemas – e dúvidas – na hora de comprar um terno, ou melhor, um costume? A repórter Marina Mori preparou um guia prático para resolver esse problema, e ninguém errar mais

Volta ao mundo em 1 minuto

A comunidade internacional vai agir ou esperar a Nicarágua tornar-se uma nova Venezuela? Vandré Kramer (Mundo) escreve:

Idas e vindas. A crise venezuelana está causando dores de cabeça no Planalto e gerando muitos questionamentos. Em entrevista a uma rádio, o presidente Michel Temer admitiu a possibilidade de distribuir senhas para limitar a entrada de venezuelanos no país. A decisão causou mal-estar no Planalto, que desmentiu Temer e afirmou que as senhas são destinadas para atendimento humanitário.  

Big Brother. E, ainda na Venezuela, o único jeito de se conseguir gasolina barata (e a preços subsidiados) é aceitar ser monitorado pelo governo, por meio dos Cartões da Pátria, um registro que, teoricamente, também permite acesso a alimentos e remédios também subsidiados. Com a menor moeda em circulação, de meio bolívar, é possível encher 100 tanques de um carro médio

Pressão. Por falar em crise humanitária, a próxima pode ser na Nicarágua. Segundo o Alto Comissário de Direitos Humanos da ONU, Zeid Al-Hussein, chegou o momento de a comunidade internacional pressionar o governo de Daniel Ortega para acabar com a repressão à oposição”. 

Foto do dia:

Paraná

love nos estúdios da Gazeta do Povo. Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve: 

Teto de vidro. O Tribunal de Justiça do Paraná teve uma série de irregularidades apontada em vistoria realizada pelo Conselho Nacional de Justiça. A equipe que fiscalizou o órgão no início de agosto indicou, entre outras situações, problemas diversos com férias, com servidores comissionados e até insuficiência de pessoal para determinadas atividades.

Inimigo do meu inimigo. Roberto Requião (MDB) e Mirian Gonçalves (PT) debateram frente a frente na Gazeta do Povo com muita cordialidade. Quem não escapou do tiroteio verbal foi o ex-governador Beto Richa (PSDB), também candidato ao Senado, eleito como alvo preferencial da dupla. Eles também usaram parte do tempo para elogiar o ex-presidente Lula. Requião, mais respeitado pelo partido da estrela do que muito petista de carteirinha, também falou em servir ‘pão com mortadela para Haddad’. Veja um resumo do encontro, assista ao vídeo completo do debate e relembre a aproximação entre Requião e o PT.

Inovação. Parte da ferrovia que liga o Centro-Oeste ao Sul – mais especificamente a Paranaguá – pode ter um trecho sem os tradicionais trilhos. Um grupo árabe apresentou proposta que usaria um tipo de transporte elevado, num misto de monotrilho e teleférico, como solução ambientalmente menos impactante. Assim, a novidade poderia ser implantada, por exemplo, no percurso que percorre a Serra do Mar. Uma viagem à Rússia está sendo estudada para avaliar de perto o funcionamento do modelo”. 

30 anos. E Fernanda Leitóles (Curitiba) recomenda: “Professores da rede estadual de ensino do Paraná organizam atos nesta quinta-feira para relembrar o 30 de agosto de 1988. Na ocasião, policiais militares jogaram cavalos, cães e bombas de efeito moral contra a categoria. Existe a possibilidade de não haver aulas em algumas escolas estaduais”.

Curitiba

Na capital, fique atento ao Oscar da gastronomia curitibana. Confira a seleção dos nossos editores:

Sentido! Fernanda Leitóles (Curitiba) recomenda: “Quem deseja tentar uma vaga para os filhos ou netos em um colégio militar, a hora é agora: três instituições militares de Curitiba estão com inscrições abertas”.

Novidade. Gilson Garrett Jr. (Guia) recomenda: “Fundada há mais de 100 anos, a Santa Casa de Curitiba tem muita história para contar. A partir de outubro, o local vai receber visitas guiadas para conhecer até o elevador mais antigo da cidade!

Prepare seu estômago. Andrea Torrente (Bom Gourmet) recomenda: “Hoje é o dia do ‘Oscar’ da gastronomia de Curitiba! Em cerimônia que será realizada no Auditório Positivo a partir das 20h30, com transmissão ao vivo nas redes sociais do Bom Gourmet, serão revelados os melhores pratos, restaurantes e chefs da cidade!” 

Um ótimo dia a todos!

Mais na Gazeta do Povo!

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: