McLaren 720S GT3 de corrida faz testes de pista para estrear em 2019

Os testes de pista do primeiro carro de corrida GT a ser desenvolvido pela nova divisão de atendimento a equipes de competição clientes da McLaren Automotive estão em andamento e terão o McLaren 720S GT3 sendo extensivamente avaliado na Europa, Estados Unidos e Oriente Médio. O novo desafiante da categoria GT3, baseado no aclamado supercarro 720S, está sendo preparado para estrear em 2019, quando será homologado para todos os campeonatos GT3 no mundo.

A fase de pista do programa de desenvolvimento segue extensas simulações de dinâmica computacional de fluidos (CFD) e incorpora um regime de teste punitivo, que validará os principais dados de desempenho e a durabilidade para longas distâncias.

Tal como acontece com o carro de rua, no coração do 720S GT3 está a estrutura do chassi MonoCage II de fibra de carbono, leve mas extremamente rígida. A potência é entregue por uma versão preparada para competição do motor M840T V8 twin-turbo de 4 litros. O foco em engenharia pura, aerodinâmica inovadora e design eficiente, que torna o 720S tão incrivelmente impressionante, fornece o ponto de partida ideal para o supercarro ser o mais forte candidato da McLaren às honras das corridas de GT3.

O trabalho de projeto e desenvolvimento foi realizado dentro de novas instalações dedicadas às corridas de GT na McLaren Automotive em Woking, Surrey, onde todos os novos carros GT3 serão montados à mão. Os dois primeiros carros de desenvolvimento eentraram em um extenso programa de testes, que inicialmente utilizará pistas em ambos os lados do Atlântico, seguido por um programa intensivo no Oriente Médio antes do final do ano.

As metas de desenvolvimento para o 720S GT3 centram-se não apenas em velocidade e estabilidade, mas também em tornar o carro acessível para pilotos de todos os níveis de habilidade, bem como em maior eficiência para as equipes colocarem-no na pista ─ tanto em termos financeitos quanto de manutenção. A eficiência otimizada de combustível e o gerenciamento dos pneus foram priorizados, juntamente com maior confiabilidade, durabilidade e facilidade de manutenção, tanto em condições de corrida quanto entre os eventos. A amplitude do equilíbrio da previsibilidade do comportamento no limite, para pilotos profissionais e amadores, são centrais para o projeto, refletindo a composição dos competidores do GT3 globalmente.

Trabalhando em estreita colaboração com a parceira técnica de pneus Pirelli, a experiente equipe de engenheiros de competições de GT da McLaren está executando programas paralelos de durabilidade e desempenho percorrendo mais de 30.000 quilômetros, com testes de 24 e 36 horas sendo concluídos por vários carros Race Prototype (RP).

Anunciado em novembro de 2017, o McLaren 720S GT3 de competição está programado para ser lançado em 2019. O preço está confirmado em £ 440.000,00 (na fábrica), e a McLaren vai tentar entrar em campeonatos estrategicamente importantes com os primeiros exemplares do mais recente desafiante da GT3 por meio do envolvimento com equipes de clientes. Quando o 720S GT3 transportar o emblema da McLaren para o GT3 em 2019, ele se juntará ao carro de corrida McLaren Sports Series 570S GT4, que conquistou oito títulos em sua temporada de estreia em 2017 e já registrou mais de 50 vitórias na categoria, sempre nas mãos de equipes particulares.

Embora seja intrinsecamente o mesmo cupê de motor central que o carro de estrada McLaren 720S, mais de noventa por cento dos componentes foram alterados ou otimizados de alguma forma para a versão GT3. A combinação de mudanças na carroceria, aerodinâmica e suspensão, a transmissão revisada e um novo sistema de frenagem e o desempenho dos pneus de corrida da Pirelli proporcionarão um carro significativamente aprimorado, nascido para competir nos circuitos mais exigentes.

A aerodinâmica inovadora do 720S de estrada foi desenvolvida para proporcionar ainda mais estabilidade e eficiência. Os painéis de carroceria leves, de fibra de carbono e compostos, são exclusivos do 720S GT3, enquanto um divisor exclusivo, a montagem do assoalho e os apêndices aerodinâmicos distinguem a frente e a cauda. A asa traseira de especificação GT3 tem aerodinâmica otimizada.

O motor do 720S GT3 é uma versão preparada para competição do McLaren M840T V8 biturbo de 4 litros. Ele foi aprimorado para fornecer uma curva de torque melhorada nas corridas curtas e uma eficiência ainda maior nas provas de endurance. A caixa de câmbio de seis velocidades com paddle shifts está equipada com um novo atuador eletrônico para tornar mais rápidas as mudanças de marcha, além de facilitar o uso e a confiabilidade. Um diferencial do tipo Salisbury ajustável externamente é instalado, assim como o controle de tração ajustável no cockpit e sistemas de auxílio do ABS.

O novo sistema de frenagem compreende um design de pinça de freio otimizado e maior resfriamento dos freios para máxima eficiência e longevidade. A nova geometria da suspensão traseira é combinada com amortecedores ajustáveis de quatro vias e molas helicoidais para proporcionar a otimização aerodinâmica necessária para garantir uma dirigibilidade equilibrada e uma melhor estabilidade nas entradas de curvas. Os semi-eixos e os cubos das rodas são orientados para competição e um design de roda com trava central rápida minimiza o tempo necessário para a troca de rodas durante os pit stops. Um sistema de levantamento pneumático também é embutido no carro.

Em consonância com a reputação do seu similar para estradas, o 720S GT3 tem um ambiente de pilotagem excepcional. O posicionamento da caixa de pedais é ajustável, bem como a posição do volante, enquanto uma câmera de visão traseira e sistema de radar com mostrador no painel e sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) estão disponíveis como opcionais. Todos os 720S GT3 terão volante no lado esquerdo e banco de competição feito em carbono-Kevlar equipado com suas fixações, de acordo com os regulamentos da FIA de 2019.

O equipamento de competição GT3, aprovado pela FIA como de série, inclui uma nova gaiola de proteção, banco com apoio de cabeça inclinado, cintos de seis pontos, sistema de extração pelo teto do veículo e espuma protetora contra impactos laterais.

Fonte: LetraNova Comunicação

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