Tecnologia se torna essencial para a área de logística

Programas são indispensáveis para a permanência de negócios no mercado, uma vez que fornecem maior controle das operações

Segundo a Fundação Dom Cabral, nos últimos três anos, as empresas brasileiras gastaram, em média, 12,37% do faturamento com custos logísticos. Programas que fornecem maior controle das operações, além de ganhos na produtividade, se tornam o ponto chave para monitoria de ponta a ponta.

Para Almir Neves, Conselheiro da LogComex e especialista em inovação, “os softwares e as tecnologias, dentro da logística internacional, estão se tornando cada vez mais micro segmentadas. No entanto, as mais modernas tecnologias são abertas, o que permite uma fácil integração, via Interface de Programação de Aplicativos (API), a sistemas complementares”.

Tais softwares reduzem custos, eliminam retrabalhos, padronizam os processos e possibilitam maior integração e agilidade, além de possibilitar uma análise do trabalho a fim de melhorar partes da logística que não esteja em conformidade com as demais partes do trabalho.

A Inteligência Artificial (AI) tem tomado grandes proporções e impactando significativamente diversos setores do mercado, automatizando tarefas rotineiras. Além de possibilitar a otimização do tempo do profissional que terá maior flexibilidade para planejar e botar em prática tarefas cotidianas e análises estratégicas.

Dentro dos softwares de gestão logística, Almir diz que ainda existe um longo caminho pela frente até o uso efetivo da AI. “A LogComex, por exemplo, usa avançados algoritmos para ler e interpretar a informação, o que traz informações mais claras e com maior exatidão para nossos clientes. Estamos, também, trabalhando para apontar caminhos de melhoria operacional com uso dos dados e das inteligências preditiva”, destaca.

Ainda assim, já é possível observar mudanças dentro das empresas que adotam os alguns programas, como “transparência, inteligência e automatização de processos manuais são apenas alguns exemplos de como um bom software ou plataforma tecnológica pode apresentar para as empresas que adotam essas inovações”, informa o especialista.

Hoje, para um profissional de logística trabalhar com softwares de gestão, e demais profissões também que tenho contato com tais serviços, é preciso ser analítico e acompanhar os processos de evolução que a tecnologia vem tomando. Para Almir, temas como BIG DATA, Machine Learning, DEEP Learning e IA devem ser melhor entendidos e conhecidos.

Questionado a respeito da sobrevivência de empresas sem o uso desses programas, o especialista informa que é possível, mas que vale lembrar que informação e agilidade são um requisito chave para o sucesso empresarial.

Almir ainda ressalta que a transparência é a maior arma para a gestão, e a principal proposta da LogComex, que visa promover tal característica dentro da cadeia logística internacional no Brasil.

“Dados desencontrados, informações desatualizadas, muitos intervenientes dificultam a vida de importadores, exportadores e das empresas que intermediam esse processo. Á partir de milhões de dados geramos insights comerciais, estratégicos e operacionais para nossos clientes. Hoje os maiores operadores logísticos do Brasil já são clientes da LogComex que também oferece módulos de automação e tracking de processos de importação”, finaliza.

Almir Neves, Conselheiro da LogComex, é graduado em Educação Executiva e Especialização em Negociação pela Universidade de Harvard. Possui MBA na FGV em General Management e também é pós-graduado em Finanças. Possui uma atuação expressiva no segmento de treinamento e desenvolvimento. Ele e sua equipe criaram a Click Conhecimento, consultoria que segue ajudando empresas e pessoas a construir um novo conceito de desenvolvimento e habilidades para líderes. Já atendeu marcas como ExxonMobil, Raizen, Amil, CNH, O Boticário, Sistema FIEP, OAB e Votorantin.

Sobre a LogComex

A Plataforma LogComex torna as empresas mais eficientes e assertivas nas suas operações de logística internacional. Através de uma tecnologia desenvolvida especificamente para esta atividade, são coletados e analisados milhares de informações diariamente e em tempo real, para indicar previsibilidade e transparência para toda cadeia logística. São realizadas a automação e integração entre os fornecedores, garantindo transparência e eficiência. O programa tem como base as operações que ocorrem no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai no segmento de importação, exportação, cabotagem no modal marítimo e aéreo e ainda é dividido em três módulos: Tracking Real Time, RPA Automação/Integração e Big Data Analitycs. Para saber mais, acesse – http://www.logcomex.com/

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: