Embola o meio-de-campo nas eleições. Campanha de Bolsonaro diverge sobre próximas jogadas

Bom dia!

Desde quinta-feira (6), quando o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) sofreu uma tentativa de assassinato, a maior expectativa dos brasileiros, além da pronta recuperação de Bolsonaro e da elucidação do crime, era descobrir o impacto que o ataque teria nas intenções de voto do candidato. 

Na manhã de ontem (10), a pesquisa BTG/FSB, feita por telefone, mostrou um crescimento do capitão da reserva de 26% para 30%. Em seguida, quatro candidatos empatados tecnicamente: Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB) e Fernando Haddad (PT). Confira os números completos, a metodologia e o registro aqui. À noite, foi a vez do Datafolha, em que Bolsonaro oscilou de 22% para 24%. No segundo lugar, repete-se o empate técnico entre Ciro, Marina, Alckmin e Haddad. Confira os números completos, a metodologia e o registro aqui.

O impacto foi mais tímido do que se esperava pela comoção gerada. A pesquisa BTG/FSP permite enxergar que Bolsonaro tem o eleitor mais fiel, mas o jogo segue aberto: as campanhas vão ter de suar a camisa nessas quatro semanas até o primeiro turno. 

Novamente, o Datafolha mostra que o segundo turno não será fácil para Bolsonaro. E Evandro Éboli explica quem é quem na equipe de campanha que terá de tomar as decisões cruciais para o ex-capitão. Spoiler: há divergências.

Frieza

Continuam as investigações do atentado contra Bolsonaro, que pode deixar o candidato até 40 dias fora de atos de campanha, e, ainda, a maior dúvida é se Adelio Bispo agiu sozinho.  Aliás, veio a público a íntegra, em vídeo, da audiência de custódia com o agressor de Bolsonaro. Bispo demonstra frieza e não parece ter se arrependido.

Racismo?

Se nada mudar, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve definir hoje (11) se Bolsonaro se torna réu pelo crime de racismo. O placar está empatado em 2 a 2, e falta apenas o voto do presidente do colegiado, ministro Alexandre de Moraes, que pediu vista há duas semanas.

Living la vida loca

Termina também hoje o prazo para que Haddad substitua Lula na cabeça da chapa à Presidência, em razão da decisão do Tribunal Superior Eleitral (TSE). O PT vai se reunir às 11h em Curitiba para decidir o que fazer e empurra enquanto pode a decisão, à espera de um milagre no STF. O PCdoB de Manuela D´Ávila, segunda-vice, e o próprio Haddad estão contrariados com Lula e Gleisi Hoffmann, presidente do PT e candidata a deputada federal pelo Paraná.

Mais números

O Ibope divulgou pesquisas de intenção de voto para o governo de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. No Rio, Eduardo Paes (DEM) tem 23%, Romário (Podemos), 20% e Anthony Garotinho (PRP), 12%. Em São Paulo, Paulo Skaf (MDB) está com 22%, João Doria (PSDB), com 21%, Marcio França (PSB), com 8% e Luiz Marinho (PT), com 5%.  No Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB) lidera isolado com 59%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais. Confira os números completos, o registro e a metodologia das pesquisas:

Fantasmas

Pedro Menezes, colunista da Gazeta do Povo, analisa as bravatas de Ciro Gomes e conclui: ele é perigosamente parecido com Dilma Rousseff e Donald Trump, porque reúne o pior dos dois. Confira uma palhinha:

[Ciro] quer se vender ao povo brasileiro como professor, pesquisador rigoroso, em contraste com os políticos comuns que nunca estudaram os problemas do país. Exatamente o oposto do que aconteceu na carreira de Ciro Gomes. O ex-professor de direito da UVA e UNIFOR abandonou a docência antes da queda do Muro de Berlim, em 1985. Não tem histórico de publicações em periódicos com rigor acadêmico ou pós-graduação.

Ir além

Kelli Kadanus e Fernando Martins entrevistaram ontem (10), nos estúdios da Gazeta do Povo em Curitiba, o Procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato. Deltan reafirmou que a operação continua firme e forte, não é partidária, mas que é preciso ir além e apoiar o pacote de Novas Medidas contra a Corrupção

Enrolado

Falando em corrupção, a situação do presidente Michel Temer (MDB) se complicou um pouco mais no inquérito que investiga a Secretaria de Aviação Civil. A Polícia Federal encerrou o inquérito e o ministro Fachin, relator do caso no STF, liberou o acesso aos materiais à Comissão de Ética Pública da Presidência da República. Em áudios, o Coronel Lima, amigo de Temer, conversa com os entregadores de dinheiro nos dias dos repasses citados pelos delatores.

Lições da Argentina

Inflação anual superior a 30%, déficit fiscal de 5,1% do PIB, desvalorização de 50% da moeda nacional (o peso) frente ao dólar, queda do Produto Interno Bruto (PIB) em 2018 de 1%, elevação da taxa básica de juros para 60% ao ano. O editorial da Gazeta do Povo comenta a agonia dos hermanos:

Macri vem dizendo que a saída fora da austeridade e do controle do déficit fiscal é pura demagogia de quem não tem a responsabilidade de consertar a danificada economia nacional e o desastroso estado das contas do governo, que ele diz ter herdado dos governos anteriores […] O governo afirma que, infelizmente, quando o atual presidente tentou fazer a Argentina voltar à vida normal e promover a reinserção do país na economia internacional, ele pegou o mundo na contramão […] O cenário internacional adverso pode ter contribuído para a crise argentina, mas o fato é que as bases da crise foram construídas dentro do próprio país.

Liberdade de expressão

A direita, no Brasil e no mundo, está acusando o Facebook e o Twitter de perseguição ideológica e, de fato, nos últimos meses, diversos perfis de direitistas têm sido derrubados. Agora, os insatisfeitos estão migrando para uma rede social que promete liberdade de expressão quase total. Helen Mendes foi atrás de saber que rede social é esta que já sofre boicote da Google PlayStore.

Exemplo

LeBron James, três vezes campeão da NBA, é reconhecido como um dos maiores atletas de sua geração, mas isso não o impede de ajudar os outros. No final de julho, James inaugurou a Escola “Eu Prometo”, instituição pública que financiou em sua cidade natal para evitar que os jovens passem pelas mesmas dificuldades que ele passou

Reúna a família…

Se você gosta de cozinhar, não perca o que Andrea Torrente (Bom Gourmet) sugere: “Quer dar um toque especial ao seu hambúrguer caseiro? Assista a este vídeo e aprenda a fazer cebola caramelizada!” 

…e vá viajar! 

Opções não faltam. Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “Está aberta a temporada de cruzeiros: as empresas de turismo estão lançando as suas viagens temáticas para o fim do ano e os primeiros meses de 2019. Tem roteiros que incluem aulas de dança, mega estrutura fitness e também shows, como o do rei Roberto Carlos. Separamos tudo em um guia, que inclui ainda documentação necessária e cuidados com a bagagem.” 

Volta ao mundo em 1 minuto

Você consegue imaginar por que um venezuelano decidiria abandonar seu país? Então você vai se surpreender. Vandré Kramer (Mundo) escreve: 

Tragédia ou moda? Um alerta da ONU: o êxodo venezuelano está ganhando força por causa da crise econômica e social, disse a ex-presidente chilena Michelle Bachelet, nova alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos. E lideranças venezuelanas dão de ombros para o problema. Segundo Diosdado Cabello, presidente da Assembleia Nacional Constituinte, quem sai do país é por moda ou para aparentar status

Pressão.  Os Estados Unidos pretendem fechar o escritório da Organização para a Libertação da Palestina (OLP) para tentar forçar os palestinos a voltarem à mesa de negociações com Israel. É o terceiro revés que os palestinos têm em duas semanas: os EUA já suspenderam os repasses ao programa de ajuda das Nações Unidas aos refugiados palestinos e a hospitais que os atendem.

Mais pressão. Direto dos States, um recado para o Tribunal Penal Internacional: o governo Trump ameaça punir juízes que investigarem supostos crimes contra a humanidade cometidos por militares americanos no Afeganistão.

War de verdade. Rússia e Otan se preparam para uma série de ‘jogos de guerra’, uma ampla série de treinamentos militares. E mostram que não estão para brincadeira. O objetivo é o de ‘mostrar os dentes’ para o outro lado.” 

Foto do dia:

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2018/09/11/Opiniao/Imagens/Cortadas/foto 11092018-ID000002-1200x800@GP-Web.jpgOs africanos encontraram uma nova rota para chegar à Europa. Ela envolve atravessar as águas turbulentas do estreito de Gibraltar, o ponto mais próximo entre os dois continentes. Ou então, passar pelas cercas que separam o enclave espanhol de Ceuta do Marrocos.Marcos Moreno / AFP

Paraná

Bolsonaro viria a Curitiba na próxima segunda-feira (17). E agora? Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve: 

Futuro. Principal articulador da campanha de Jair Bolsonaro (PSL), o deputado federal pelo Paraná Delegado Francischini afirmou em entrevista à Gazeta do Povo que a esquerda é a culpada pelo atentado sofrido pelo presidenciável e que o mote da campanha passa a ser ‘somos todos Bolsonaro’. Francischini falou ainda que o comício e a caminhada previstos para segunda-feira (17) na Boca Maldita, em Curitiba, seguem marcados e terão a presença de um familiar do candidato. 

Enrolado. Luciano Pizzatto, ex-Diretor de Contrato da Odebrecht, delator da Lava Jato, afirmou em depoimento que Beto Richa (PSDB) e seus aliados receberam doações de campanha por meio de caixa 2. Os citados negaram as acusações. Veja quem são os delatados em mais um capítulo das obras da PR-323. Giulia Fontes conta essa história

Velho problema. Os contratos com as concessionárias de pedágio no Paraná só acabam em 2021. O próximo governador, que será eleito neste ano, terá a responsabilidade de definir o que será feito a partir de então. E, segundo especialistas ouvidos pela repórter Katia Brembatti, há várias medidas que podem ser tomadas na licitação para garantir a redução das tarifas. Saiba o que pode ser feito para diminuir o rombo nos bolsos dos motoristas paranaenses.” 

Futebol. O Atlético levou de 3 a 1, e de virada, do Atlético-MG ontem à noite. É a segunda derrota consecutiva do Rubro-Negro no Brasileirão. Confira como fica a tabela e os próximos jogos da Série A.

Curitiba

Tem doce curitibano fazendo aniversário. Confira a seleção dos nossos editores:

Velho problema… Fernanda Leitóles (Curitiba) recomenda: “Após a saída do módulo móvel da Polícia Militar, moradores e comerciantes da Praça da Espanha, no Bigorrilho, voltaram a conviver com brigas constantes, consumo excessivo de álcool e vandalismo. Saiba mais sobre o problema e veja o que dizem PM e Guarda Municipal.” 

Eu adoro. Andrea Torrente (Bom Gourmet) recomenda: “Não há mãe, tia, amigo ou avó que não ame! Conheça a história e o segredo do ninho recheado com creme de nata da Bombocado, tradicional doce curitibano que completa 40 anos!”. 

Não tem medo? Aléxia Saraiva (Guia) recomenda: “‘A Freira’ estreou na semana passada e já é o maior filme de terror de todos os tempos. O longa é o 5º filme da franquia Invocação do Mal, que já arrecadou mais de R$ 5,1 bilhões em bilheteria em todo o mundo. Vale a aposta!” 

Um ótimo dia a todos!

Mais na Gazeta do Povo!

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: