5 motivos que levam o eleitor a votar em Bolsonaro e nos outros candidatos

Pesquisa para presidente divulgada nesta quarta-feira (12) pelo Paraná Pesquisas mostra quais são os principais motivos que levam o eleitor a escolher determinado candidato. Os fatores vão desde propostas para geração de emprego, combate à criminalidade e anticorrupção até ter experiência política e ser considerado um bom administrador. Há, ainda, os eleitores mais sinceros, que confessam não ter nenhum motivo especial para votar em determinado presidenciável.

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Para traçar esse cenário, o Paraná Pesquisas perguntou aos eleitores de cada candidato: “Entre esses motivos, qual o Sr(a) considera ser o principal para ter escolhido esse(a) candidato(a)?”. Ao todo, a pesquisa trouxe 13 opções de motivos, as opções “não sabe” e “nenhum motivo em especial”, e permitiu que os entrevistados apontassem algum outro fator que não estava na lista. Era possível dar somente uma resposta.

Os motivos apresentados foram: propostas de geração de emprego; projetos anticorrupção; projetos anticriminalidade; projetos na área econômica; projetos para a área da educação; projetos para a área da saúde; projetos sociais; por representar a mudança; ser contra o Lula e o PT; ser próximo(a) do ex-presidente Lula; ser um(a) bom(a) administrador(a); ter experiência política; e se identificar com o discurso do(a) candidato(a).

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Os eleitores de Jair Bolsonaro (PSL) apontaram que votam nele, principalmente, por causa das propostas de combate ao crime. No caso de Fernando Haddad (PT), por ser próximo ao Lula. Os eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) votam neles, principalmente, porque se identificam com o discurso. E, no caso dos eleitores de Geraldo Alckmin (PSDB), por ele ter experiência política.

Confira os cincos principais motivos que levam o eleitor a votar nos candidatos a presidente segundo levantamento do Paraná Pesquisas – a pesquisa traz somente os resultados dos sete melhores colocados numericamente na pesquisa de intenção de voto:

Jair Bolsonaro (PSL)

  • Pelos projetos anticriminalidade – apontado por 23,6% dos eleitores do candidato
  • Por representar a mudança – 15,3%
  • Se identifica com o discurso do candidato – 13,1%
  • Pelos projetos anticorrupção – 11,2%
  • Outras citações – 5,5%

Ciro Gomes (PDT)

  • Se identifica com o discurso do candidato – 14,2%
  • Pelas propostas de geração de emprego – 11,3%
  • Pelos projetos na área econômica – 9,2%
  • Por ter experiência política – 8,8%
  • Outras citações – 8,5%

Marina Silva (Rede)

  • Se identifica com o discurso da candidata – 14,1%
  • Nenhum motivo em especial – 10,3%
  • Pelas propostas de geração de emprego – 9,4%
  • Pelos projetos para a área da educação – 8,5%
  • Por representar a mudança – 7,5%

Geraldo Alckmin (PSDB)

  • Por ter experiência política – 14,9%
  • Por ser um bom administrador – 11,5%
  • Se identifica com o discurso do candidato – 11,5%
  • Pelas propostas de geração de emprego – 9,8%
  • Pelos projetos para a área da saúde – 8,6%

Fernando Haddad (PT)

  • Por ser próximo do ex-Presidente Lula – 38%
  • Pelas propostas de geração de emprego – 7,8%
  • Se identifica com o discurso do candidato – 7,4%
  • Por ter experiência política – 6,6%
  • Nenhum motivo em especial – 6,6%

Alvaro Dias (Pode)

  • Por ter experiência política – 16,2%
  • Pelos projetos anticorrupção – 14,9%
  • Pelas propostas de geração de emprego – 8,1%
  • Por ser um bom administrador – 8,1%
  • Se identifica com o discurso do candidato e É honesto/ tem a ficha limpa (motivo apresentado espontaneamente) – ambos com 6,8%

João Amoêdo (Novo)

  • Se identifica com o discurso do candidato – 25,4%
  • Por representar a mudança- 16,4%
  • Pelos projetos para a área da educação – 11,9%
  • Pelos projetos na área econômica -7,5%
  • Outras citações – 7,5%

Metodologia

* Pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisas de 7/set a 11/set/2018 com 2.010 entrevistados (Brasil). Contratada por: Empiricus Research e Revista Crusoé. Registro no TSE: BR-02410/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%.

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