Layout

Por Ulisses Fahl

Ulisses Fernando Fahl
Gestor da área logística / industrial com experiência e carreira desenvolvida em empresas de grande porte como Bombardier, Mann-Hummel, Motorola Industrial, Honda Automóveis e Mercedes Benz

Você está seguro com o layout da sua empresa?
Ele garante o máximo de eficiência nos espaços e distribuição dos materiais e equipamentos?
A logística é satisfatória?

O layout é compreendido como um “molde” da empresa, trata-se portanto, de um planejamento do espaço físico com a finalidade de promover uma boa movimentação dos materiais, pessoas, minimizar os custos, aumentar a flexibilidade, facilitar a organização e limpeza do local. O layout deve facilitar a logística e fazer com que o profissional não perca tempo com a carga e descarga de materiais.

Algumas sugestões para melhorar o layout da sua empresa:
•Sempre que possível, dispor um corredor entre duas áreas estáticas;
•Se puder verticalizar seu estoque, ganhará mais espaços para incluir outras atividades e/ou áreas;
•Equipamento mecânico a ser usado x dimensão dos corredores;
•Proporcionar o movimento em “linha reta”;
•Corredores devem estar projetados em direção as portas de saída;
•Relação ideal entre tamanho do produto x palete x largura corredor x prateleiras (porta-paletes);
•Localização e definição distinta entre as área de recebimento e expedição;
•Se possível, deixar uma área livre para separação e segregação dos produtos antes da expedição.

O layout de armazém deve respeitar as características de cada produto. Dependendo do material, alguns cuidados a mais durante a estocagem e logística podem ser necessários, como temperatura, peso, espaço, etc. O layout deve prever essas necessidades para garantir a integridade do produto.

A ergonomia no processo logístico e produtivo, além da importância dos aspectos de Segurança no Trabalho também precisam ser considerados durante a elaboração do layout, pois procedimentos, como a separação de produtos e o picking, por exemplo, devem ser feitos corretamente para que os funcionários responsáveis pela tarefa não desenvolvam doenças ou patologias desencadeadas pela postura incorreta e outros fatores decorrentes de maus hábitos ergonômicos ou situações de risco à própria vida.

Como você pode ver, o layout da sua empresa é fundamental para o sucesso da sua logística. Para que isso se torne possível, é necessário fazer um planejamento mais organizado e escolher uma estrutura adequada para armazenar os produtos.

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: