Nissan: Renault-Nissan-Mitsubishi e Google fazem parceria para desenvolver nova geração de infotainment

  • A Aliança automotiva número 1 no mundo assinou um acordo mundial plurianual de parceria com o Google para equipar os veículos Renault, Nissan e Mitsubishi com sistemas inteligentes de infotainment
  • A Aliança vai utilizar o Android, o sistema operacional mais difundido do mundo, para oferecer aos seus clientes um novo conjunto de serviços, como Google Maps, Google Assistant e Google Play Store
  • Estes serviços serão combinados com upgrades de software remoto baseado no Alliance Intelligent Cloud e diagnósticos de veículos

Paris/Yokohama/Tóquio – A Renault-Nissan-Mitsubishi e o Google assinaram uma parceria tecnológica para equipar os veículos da Aliança com o sistema operacional Android. A partir de 2021, vários modelos e marcas da Aliança poderão oferecer serviços inteligentes de infotainment e aplicativos a serviço dos clientes.

Por meio desta parceria tecnológica, os veículos comercializados pela Aliança em diversos mercados utilizarão o Android, o sistema operacional mais difundido no mundo. Eles oferecerão a navegação do Google Maps, acesso aos aplicativos automotivos da loja Google Play Store, além do recurso de comando de voz do Google Assistant. Este último permite responder a chamadas e SMS, gerenciar o sistema multimídia, buscar informações e controlar funções do veículo.

As montadoras que fazem parte da Aliança, cujas vendas acumuladas no ano passado chegaram a mais de 10,6 milhões de veículos em quase 200 mercados, integrarão os serviços e aplicativos da Google em seus sistemas de infotainment e em nuvem, para melhorar a experiência a bordo. Embora uma variedade de veículos das marcas da Aliança passe a utilizar a plataforma Android, cada uma terá a possibilidade de oferecer sua própria interface e funcionalidades únicas, com base nesta plataforma comum.

Esta parceria se insere no plano de médio prazo “Alliance 2022”, cujos objetivos incluem aumentar o número de serviços conectados de seus veículos. O anúncio de hoje coincide com o primeiro aniversário deste plano e materializa o interesse da Aliança em favor das tecnologias de nova geração.

O plano “Aliança 2022” prevê o lançamento de 12 novos modelos 100% elétricos, bem como o desenvolvimento de tecnologias de condução autônoma e de uma nuvem inteligente comum, a Alliance Intelligent Cloud. O plano também tem como objetivo ultrapassar o patamar de 14 milhões de unidades vendidas anualmente até o fim de 2022.

A Alliance Intelligent Cloud oferece aos sistemas de infotainment de nova geração uma conectividade segura, por meio de uma plataforma que integra a gestão de dados, serviços de infotainment, atualizações e os diagnósticos à distância dos veículos da Aliança. Graças às últimas tecnologias desenvolvidas pela Renault-Nissan-Mitsubishi e o Google, os veículos das marcas da Aliança serão dotados de um dos sistemas de infotainment mais inteligentes do mercado.

Condutores e passageiros se beneficiarão do ecossistema do Google e do sistema Android em constante evolução – e que já inclui milhares de aplicativos. Junto com o profundo know-how de uma comunidade dinâmica de desenvolvedores, esta integração permitirá o acesso aos aplicativos mais úteis para uso veicular. O sistema oferecido também será compatível com aparelhos que rodam outros sistemas operacionais, como o Apple iOS.

“A parceria com o Google permitirá que nossos clientes se beneficiem de uma experiência de usuário mais rica, com a integração em nossos veículos de funcionalidades que atualmente só estão disponíveis do lado de fora ou, de forma limitada, dentro do veículo ao conectar um aparelho Android, quando possível. Além de oferecer as funcionalidades e serviços da Google mais utilizados, como Google Maps, Google Assistant e Google Play Store, ofereceremos aos nossos clientes uma experiência conectada completamente inédita e ininterrupta, dentro e fora de nossos veículos”, comentou Hadi Zablit, diretor de Business Development na Renault-Nissan-Mitsubishi.

Kal Mos, diretor de veículos conectados na Renault-Nissan-Mitsubishi, comentou: “Graças à integração da plataforma Android aos nossos sistemas de infotainment, nossos veículos serão mais conectados e inteligentes. O Google Assistant, que utiliza a tecnologia de ponta do Google em matéria de inteligência artificial, se tornará o principal vetor de interação entre o condutor e seu veículo. O Google Maps e o Google Assistant permitirão que nossos clientes se beneficiem dos aplicativos mais avançados do mercado. Com o acesso à loja de aplicativos Google Play Store, eles terão à disposição   um ecossistema aberto e seguro de aplicativos Android especificamente concebidos para uso a bordo do veículo”.

“O Google e a Renault-Nissan-Mitsubishi compartilham do desejo comum de fornecer uma experiência inteligente a bordo, de forma contínua e segura com os aplicativos e serviços familiares, evolutivos e conectados. É muito bacana trabalhar com a Renault-Nissan-Mitsubishi para proporcionar aos usuários de veículos de todo o mundo as vantagens do Google Assistant, Google Maps e outros aplicativos distribuídos pela loja Play Store e o sistema Android”, comentou Hiroshi Lockheimer, diretor de plataformas e ecossistemas no Google.

SOBRE A RENAULT-NISSAN-MITSUBISHI
O Grupo Renault, Nissan Motor e Mitsubishi Motors forma a maior aliança automotiva do mundo, por meio da parceria mais antiga e mais produtiva do setor. As vendas acumuladas das três empresas parceiras ultrapassaram os 10,6 milhões de veículos em quase 200 países em 2017. As montadoras que fazem parte da Aliança se baseiam na colaboração e otimização de sinergias para fortalecer a competitividade, além de firmar acordos de colaboração estratégica com outras montadoras, incluindo a Daimler (Alemanha) e a Dongfeng (China). Esta aliança estratégica é líder na produção de veículos zero emissão e desenvolve tecnologias de ponta com o objetivo de oferecer os veículos autônomos, conectados e acessíveis do futuro.
www.aliança-2022.com
www.media.renault.com
www.nissan-newsroom.com
www.mitsubishi-motors.com/en/newsrelease/

# # #

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: