Por que você deveria prestar atenção nas eleições para o Congresso

Bom dia!

Ontem (26) à noite o país assistiu mais uma vez a um debate entre os candidatos à Presidência da República – confira aqui a análise que os jornalistas da Gazeta do Povo fizeram de mais este embate. A Presidência é importante, mas tão importante quanto ela é o Congresso Nacional. 

É nas relações com o Congresso que se resolve o rumo que o país vai tomar, e a qual preço. Além disso, renovar o Congresso e suas práticas é condição para destravar vários dos gargalos do país. Pensando nisso, o editor e colunista Fernando Martins, o colunista Márcio Coimbra e este que vos escreve dedicaram uma edição do Podcast Eleições ao tema

Haverá renovação de deputados e senadores? Que relação se desenha entre o próximo Congresso e o próximo presidente? Só reformas institucionais podem melhorar essa relação, ou são necessárias também mudanças de atitude e de valores da sociedade civil? Você pode escutar a conversa ou ler as considerações dos participantes. 

Voto

Nem tudo muda do dia para a noite – e faltam só dez dias para o primeiro turno. Ainda não sabe em quem votar para e quer tomar a decisão mais informada possível? Fernando Martins listou 11 ferramentas diferentes para te ajudar nisso. Mas vote consciente: Kelli Kadanus cruzou os dados de intenção de voto nos estados com citações dos candidatos em casos de corrupção. E o que ela descobriu não é muito legal.

Voto útil

Você deve estar ouvindo falar de voto útil já no primeiro turno. O mar está para peixe mesmo: a última pesquisa Ibope mostra Jair Bolsonaro (PSL) com 27%, Fernando Haddad (PT) com 21%, Ciro Gomes (PDT) com 12%, Geraldo Alckmin (PSDB) com 8% e Marina Silva (Rede) com 6%. Confira os números completos, o registro e a metodologia aqui.

Não voto?

E o Supremo Tribunal Federal (STF) negou um pedido para que eleitores que tiveram o título cancelado pela Justiça Eleitoral por faltarem à revisão periódica – procedimento que inclui o cadastramento biométrico – pudessem votar neste ano. A decisão chancelou o que se faz corriqueiramente, mas o PSB argumentava que isso penalizaria os mais pobres.

Aceno

Evandro Éboli, que acompanha de perto a campanha de Bolsonaro, revela o que o candidato fará nessa reta final até o primeiro turno. Aliás, faz uns dias já corre a notícia de que o capitão da reserva está preparando um “Manifesto à Nação”. Seria uma espécie de “Carta aos Brasileiros” bolsonarista? Confira você mesmo: alguns trechos já estão sendo divulgados por apoiadores no Twitter.

Repetida mil vezes…

Falando em Lula, no debate de ontem Haddad afirmou mais uma vez o que ele deve saber ser mentira: que a ONU decidiu a favor de Lula. Decisões do Comitê de Direitos da ONU não obrigam os Estados, mas ativistas defendem o contrário e, com isso, colocam em risco a própria proteção a direitos humanos.

“Lógica”

E em tempos de teoria da conspiração, à esquerda e à direita, Gustavo Nogy explica os mecanismos da coisa toda e resume:

Como dizia o perspicaz Chesterton, ‘louco não é quem perdeu a razão; mas quem perdeu tudo, menos a razão’.

Enrolado

A vida de Beto Richa (PSDB), ex-governador do Paraná e candidato ao Senado, não está fácil. Embora tenha saído da prisão por obra e graça de Gilmar Mendes, do STF, acordou ontem para ver parte de seu círculo ser preso pela Lava Jato. Pepe Richa (PSDB), irmão do ex-governador, e mais 19 pessoas tiveram ordem de prisão expedida pela Justiça. A fraude na concessão de rodovias do Paraná teria sido arquitetada, ao longo de duas décadas, para permitir mais de R$ 50 milhões propina.

Confusão

O editorial da Gazeta do Povo – em lição que vale para todo o Brasil – explica como a confusão dos aditivos contratuais dos pedágios, que se arrasta desde 1997, abriu brechas para a corrupção, e o que se espera da Justiça nesse imbróglio:

Qualquer que seja a decisão, ela tem de ser equilibrada, para que não resulte em mais uma novela jurídica (até porque inevitavelmente haverá recursos a analisar) e mais custos ao poder público e ao usuário das rodovias.

Oportunidade

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, anunciou a abertura do mercado da Índia para a carne suína brasileira. Lembrando: a Índia tem 1,3 bilhão de habitantes, muitos dos quais têm restrições à carne bovina por razões religiosas e culturais.

Criatividade

Um insight às vezes muda tudo. Luan Galani (Haus) recomenda: “Uma nanica marca de mobiliário espanhola mal surgiu e já superou as gigantes tradicionais ao descobrir como superar algumas das limitações da impressão 3D convencional. Resultado: Nagami agora é aposta de designers famosos de todo o mundo. Confira entrevista exclusiva com os fundadores da marca!” 

Setembro amarelo

A atenção é a prece natural da alma. Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: Campanha brasileira iniciada em 2015, o Setembro Amarelo busca alertar para um tema que ainda é tabu: o suicídio. Em alguns casos, o ato é causado por algumas doenças como a depressão, que já atinge 5% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde. Conversamos com a psicóloga Juliane Kravetz para debater o assunto.” 

Volta ao mundo em 1 minuto

Todos atentos olhando para a ONU. Vandré Kramer (Mundo) escreve:

ONU. Os olhares estão voltados nesta semana para Nova York, onde acontece a Assembleia Geral das Nações Unidas. Presidindo o Conselho de Segurança, Donald Trump acusou a China de intervir nas eleições americanas, como resposta à guerra comercial. Estados Unidos e Rússia não estão se entendendo sobre o futuro da Síria. E Miguel Diaz-Canel, dirigente cubano, defendeu a Venezuela e a Nicarágua. Um representante de uma ditadura comunista elogiando outros ditadores. E também disse que Lula é um preso político. 

Podicrê! Ainda na ONU: o ditador venezuelano Nicolás Maduro discursou, dizendo que está aberto a conversas com o presidente americano Donald Trump, disse que a “revolução bolivariana” está sendo demonizada, o país está consolidando a democracia e que a economia está se recuperando. Justo no dia em que seis países fizeram uma denuncia contra ele no Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes contra a humanidade

Tiranos. E, por falar em ditadores, a Gazeta do Povo preparou uma lista com os dez que estão há mais tempo no poder. O recordista é Paul Biya, do Camarões, que está à frente do país desde 1975

Ajuda. Não é Lionel Messi, mas a Argentina ganhou um importante reforço. Para combater a crise econômica, o país conseguiu amplia a linha de crédito obtida em junho junto ao FMI. Mas terá de apertar os cintos e tirar as contas públicas do vermelho. 

Justiça. Brett Kavanaugh, indicado por Donald Trump à Suprema Corte Americana, enfrenta a terceira acusação de conduta sexual imprópria. E Thomas Jipping, do The Daily Signal, avalia que está havendo um desrespeito à presunção de inocência

Imagem do dia:

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2018/09/27/Opiniao/Imagens/Cortadas/000_19G4WK-ID000002-1200x800@GP-Web.jpgInstrumentos musicais refletem a Basílica de São Pedro, durante a tradicional audiência papal das quartas-feiras.TIZIANA FABIAFP

Paraná

Aqui no estado, tem mais coisa além da operação Lava Jato. Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve: 

Eleições. A Gazeta do Povo entrevistou Darci Piana, candidato a vice na chapa de João Arruda (MDB) ao governo do Paraná. Veja o vídeo da conversa. Trazemos ainda uma matéria mais leve mostrando o que o emedebista gosta de fazer nas horas vagas. Conheça um pouco mais do cidadão João Arruda. Aproveite e faça o nosso Quiz para saber quem é o candidato ao Palácio Iguaçu que pensa mais parecido com você!

Enrolado. Com pedido de prisão pendente como parte da Operação Integração II, da Lava Jato, Luiz Abi Antoun – que está no Líbano, para surpresa do Ministério Público Federal – decidiu seguir os passos do primo distante e mais famoso. Assim como fez Beto Richa na Operação Rádio Patrulha, Abi recorreu ao ministro do STF Gilmar Mendes. Alegou a mesma coisa: que o mandado é uma condução coercitiva disfarçada. Entenda o caso.

Enrolado também. O juiz Paulo Sérgio Ribeiro, da 23ª Vara Criminal de Curitiba, acatou uma denúncia contra Beto Richa da época em que o tucano era o prefeito da capital. Ele é acusado de uso irregular de verbas da União, que deveriam ter como destino a reforma de unidades de saúde. A história já teve idas e vindas. Com tantas suspeitas caindo sobre seus ombros, Richa pode ficar marcado por ter o governo mais corrupto que se tem conhecimento no estado. É o que aponta o jornalista Rogério Galindo no blog Caixa Zero. Outro colunista, João Frey, mostra que apesar de não ter sido denunciado também na Operação Integração II, o nome do ex-governador é citado 58 vezes no despacho do juiz.”

Futebol. No mundo esportivo, enquanto o Coritiba registra na Série B pior média de público do clube nos últimos 24 anos, o Paraná sofre com risco de debandada do elenco em 2019.

Curitiba

Na capital, uma nova exposição no MON. Não dá pra perder! Confira a seleção dos nossos editores:

Atenção. Fernanda Leitóles (Curitiba) indica: “A pracinha do Batel tem registrado diversos acidentes, de acordo com comerciantes locais, por causa da falta de sinalização. Outro problema é que ruas com sentidos opostos se encontram em frente à praça. Veja o que diz a prefeitura!” 

Imperdível. Aléxia Saraiva (Guia) recomenda: “Estreia nesta quinta (27) a nova exposição do Museu do Olho, que traz 150 fotografias do francês Pierre Verger. Antropólogo, ele viveu em vários países, incluindo o Brasil, e procurou mostrar a diversidade das culturas pelo mundo. Confira!” 

Será que vai? Fernanda Leitóles (Curitiba) sugere: “Já pensou em ter um bonde circulando pelo Centro de Curitiba nos dias atuais? Pois esse é o projeto da prefeitura: reformar um bonde modelo Birney do século passado.” 

Cachorros S2. Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “Um ano de vida de um cão equivale a sete de humanos – quem já não ouviu essa afirmação? Mas, ela é um mito: tudo depende de outros fatores, como o metabolismo e a raça. Aproveitando: as inscrições para o concurso Cachorro do Ano, promovido pela Gazeta do Povo, estão abertas! Vamos eleger o cãozinho mais foto de Curitiba e região. Todo o regulamento está disponível no site do Concurso

Um ótimo dia a todos!

Mais na Gazeta do Povo!

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: