General Mourão obedece capitão Bolsonaro?

Bom dia!

Ele fez de novo. O general Hamilton Mourão, vice na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), criticou o 13º salário e adicionais de férias em um evento de lojistas no Rio Grande do Sul. Foi filmado. À Gazeta do Povo, Mourão disse que a chapa nunca proporia o fim do 13º e minimizou o comentário. Mas, em um país com 32,9 milhões de carteiras assinadas e de parcos conhecimentos em Economia, a declaração pode ser uma bomba. 

Bolsonaro sabe disso e, no Twitter, subiu o tom contra o vice, sem citá-lo nominalmente: “O 13º salário do trabalhador está previsto no artigo 7º da Constituição em capítulo das cláusulas pétreas (não passível de ser suprimido sequer por proposta de emenda à Constituição). Criticá-lo, além de uma ofensa a quem trabalha, confessa desconhecer a Constituição”. A campanha também resolveu agir depressa e colocou Mourão sob intervenção: é a operação zíper no boca. Vai funcionar?

Se o PT ganhar a eleição, vale anotar desde já este vaticínio do colunista Mário Vitor Rodrigues:

A constatação que merece ser feita agora, dado que o PT se encaminha para retornar ao poder logo após ter sido escorraçado e com o seu líder movimentando as peças por detrás das grades, é somente uma: a de que mesmo os partidos satélites que sempre o auxiliaram nunca foram tão fundamentais quanto os seus adversários para o seu sucesso.

Não é para menos: a equipe de República lembra outras 5 ocasiões em que os aliados de Bolsonaro o deixaram em uma saia justa

Rombo

Outra herança do PT no poder: a Petrobras, já assaltada pelos petistas, fechou acordo nos Estados Unidos e vai pagar multa de US$ 853 milhões – R$ 3,4 bilhões ao câmbio atual – para encerrar investigações do Departamento de Justiça sobre os crimes de corrupção descobertos pela Operação Lava Jato. O editorial de hoje da Gazeta do Povo comenta a multa, que se soma a outra, e compõe um valor muito superior ao qual a Lava Jato já conseguiu recuperar:

As autoridades norte-americanas, ao fechar o acordo, reconhecem ‘a situação de vítima da Petrobras deste esquema de corrupção’, segundo o comunicado divulgado pela estatal. A empresa, como tal, pode ser vista como vítima, mas a verdade é que seus algozes estavam dentro e acima dela: os diretores escolhidos a dedo pelo governo federal para azeitar a máquina de pilhagem e propina que envolvia os contratos da estatal com as grandes empreiteiras hoje encrencadas na Lava Jato.

Aliás, o tesoureiro da campanha de Fernando Haddad (PT), candidato à Presidência, é acusado de uso de caixa 2 na campanha do ex-prefeito de São Paulo, em 2012.

Lula lá (fora)?

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou para julgamento um recurso do ex-presidente Lula (PT) que pode tirá-lo da cadeia. No despacho, Lewandowski cobrou do presidente do STF, ministro Dias Toffoli, colocar em pauta as ações que podem rever a prisão em segunda instância ainda antes do julgamento do recurso de Lula. É uma chance “única” para uma “correção de rumos”, segundo o relator.

Lula lá dentro

E, se Lula não vai poder votar nas eleições, embora não esteja condenado definitivamente, outros 95% dos presos brasileiros que teriam esse direito tampouco o poderão. Mariana Balan explica por que isso ocorre.

Blocão

E, se Ciro Gomes (PDT) continuar estacionado no Datafolha que sai hoje (28), estará dada a luz verde para conversas entre pedetistas e petistas sobre um eventual apoio no segundo turno. Integrantes das siglas já conversam sobre isso.

Mais um

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou a candidatura de Anthony Garotinho (PRP), ex-governador do Rio de Janeiro candidato ao mesmo cargo, com base na Lei da Ficha Limpa. Foi por unanimidade: afinal, no caso de Garotinho, não tinha manifestação da ONU…

Sala de aula?

Um levantamento da Gazeta do Povo usando a base de dados do TSE mostrou que há quatro vezes mais candidatos professores em partidos de esquerda que naqueles de direita. O PSOL lidera a lista. Alguém surpreso?

Ganha-ganha

Tudo ainda muito indefinido, mas setores do governo vão traçando um plano para aprovar a Reforma da Previdência ainda este ano, depois das eleições. Flávia Pierry explica como as peças estão se mexendo

Ideologia de gênero

Uma pesquisa nos Estados Unidos levanta a hipótese de que a disforia de gênero pode surgir, nos adolescentes, por influência dos amigos. Se já não fosse grave o suficiente, ativistas pressionaram a Universidade da pesquisadora para retirar do ar as matérias escritas sobre o artigo.

Inovação

É o futuro. Luan Galani (Haus) recomenda: “Nova tecnologia construtiva desenvolvida por startup brasileira permite levantar casas pré-fabricadas sustentáveis em menos tempo e com inteligência artificial. A solução já está à venda e pode ser montada em qualquer lugar do Brasil.” 

Curte cerveja?

Hoje é sexta-feira. Andrea Torrente (Bom Gourmet) indica: “A Brooklyn, uma das cervejarias artesanais mais famosas do mundo, começou a produzir suas cervejas no Brasil. O objetivo é oferecer chope fresquinho ao mercado brasileiro. Veja qual rótulo já está no mercado!” 

Diversão

Chegou a sua vez. Isadora Rupp (Viver Bem) sugere: “Alvo de um questionamento pelo Ministério Público de Santa Catarina, o Parque Beto Carrero World teve um pedido de liminar negado pelo Tribunal de Justiça do estado, e terá de vender ingressos de meia entrada em todos os canais de venda. Até então, o parque adotava apenas o critério da idade, e não contemplava outros públicos beneficiados pela lei.” 

Volta ao mundo em 1 minuto

A Venezuela se complica na América Latina e na ONU. Vandré Kramer (Mundo) escreve:

“Pressão. Um dia após o ditador venezuelano Nicolás Maduro discursar na ONU e fazer uma cortina de fumaça sobre os problemas que seu país enfrenta, o Conselho de Direitos Humanos aprovou resolução que pede que o presidente aceite ajuda para solucionar problemas de escassez de alimentos e medicamentos

Menos apoio. E, por falar em ONU, Filipe Figueiredo mostra o posicionamento dos países das Américas em relação ao ditador venezuelano: a base de apoio está diminuindo

Negativa. Brett Kavanaugh, o juiz indicado por Donald Trump para a Suprema Corte americana, enfrentou uma prova de fogo na sabatina no Senado. Questionado se ele atacou sexualmente a professora Christine Blasey Ford em 1982, ele negou

Efeitos da crise. Mais um número que prova que a crise na Argentina é brava: o número de pobres no país passou de 25% da população, em 2017, para 27,3%, no primeiro semestre. E, segundo o presidente Maurício Macri, a situação deve piorar nos próximos meses.”

E você não vai acreditar nesta aqui. Luan Galani (Haus) recomenda: “A primeira galeria de arte submersa do mundo, inaugurada em resort de luxo nas Maldivas em junho, acaba de ser destruída por ordem do presidente daquele país por suposta ofensa ao Islã.”

Imagem do dia:

/ra/pequena/Pub/GP/p4/2018/09/28/Opiniao/Imagens/Cortadas/000_19I0DN-ID000002-1200x800@GP-Web.jpgCrianças iemenitas acompanhadas por seus pais seguram armas durante evento em Sanaa para mostrar apoio ao movimento xiita houthi contra a intervenção liderada pela Arábia Saudita no país.MOHAMMED HUWAISAFP

Paraná

Números, muitos números, e a corrida para o Senado embolada. Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve: 

 “Último dia de entrevistas com os vices das chapas ao governo do Paraná. A candidata entrevistada nesta quinta-feira (27) foi Anaterra Viana, que compõe o grupo do petista Dr. Rosinha. Veja como foi a conversa no programa Fato do Dia. Falando de Rosinha, mostramos que o candidato do PT tem como principal hobby a natação. A piscina é obrigação três vezes por semana. Confira a matéria da repórter Giulia Fontes. 

Saiu a terceira pesquisa Ibope no Paraná. Ratinho ainda lidera e vê cenário positivo para sonhar com vitória no primeiro turno. Confira os números do levantamento para governadorsenador pelo estado. Mesmo depois da prisão, Beto Richa segue na briga pela segunda cadeira no Senado. Veja ainda as análises feitas pelos próprios candidatos e pelos colunistas Rogério Galindo (que avaliou a corrida para senadoo cenário para o governo) e João Frey, que analisa para onde foram os votos de Richa.

As propinas supostamente pagas pelas concessionárias que exploram as rodovias do Paraná prejudicaram a população em várias maneiras, aponta a Operação Integração II, uma das fases da Lava Jato. Supressão de obras previstas e custos de tarifas mais elevados são os principais efeitos da prática, segundo os investigadores. Entenda o caso. O único que ainda não foi preso pela força-tarefa foi Luiz Abi Antoun, que está no Líbano. Réu em processos derivados da Operação Publicano, ele pode viajar desde que informe à Justiça. Desta vez, embarcou no dia 22 e comunicou a saída do país às autoridades dois dias mais tarde.” 

Futebol também é política. Confira o que os candidatos Ratinho Junior (PSD), Cida Borghetti (PP), João Arruda (MDB) e Dr. Rosinha (PT) falam sobre a dívida da Arena do Atlético.

Curitiba

Coisa para fazer é o que não falta no final de semana. Confira a seleção dos nossos editores:

Acabou? Fernanda Leitóles (Curitiba) indica: “Os protestos contra e a favor à Operação Lava Jato deixaram de ocorrer nas proximidades da Justiça Federal, em Curitiba, após quase dois anos. Moradores e comerciantes da região contam as dificuldades do período e como a ‘paz voltou a reinar na vizinhança’. Confira os relatos!” 

Opções não faltam. Andrea Torrente (Bom Gourmet) recomenda: “A agenda gastronômica do fim de semana em Curitiba é muita rica! De hoje a domingo rolam 13 eventos para quem gosta de comer e beber bem. Confira a programação!” 

VIP. Fernanda Leitóles (Curitiba) sugere: “Curitiba vai ganhar um mercado com proposta gourmet nesta sexta-feira (28). O espaço terá produtos importados, adega climatizada e cortes especiais de carnes. Saiba mais sobre o novo estabelecimento.” 

Oportunidade única. Aléxia Saraiva (Guia) indica: “O show do Roger Waters está chegando pela primeira – e última – vez a Curitiba. O repórter Sandro Moser elenca cinco razões para não deixar essa oportunidade passar de jeito nenhum!” 

Cuide da saúde. Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “Que tal não deixar para a segunda-feira e cumprir a promessa de começar a fazer exercícios? Neste domingo (29) tem Caminhada do Coração em Curitiba, às 9 horas, partindo da Praça do Japão

Um ótimo final de semana a todos!

Mais na Gazeta do Povo!

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: