Ita Transportes adota telemetria em sua frota e reduz consumo de combustível

Solução de telemetria traz informações precisas para segurança na operação

Divulgação

Com mais de 40 anos no mercado, a Ita Transportes, especializada em soluções de locação, terceirização e gestão de frota contratada, com sede em Goiânia e filiais no Distrito Federal e Mato Grosso, precisava melhorar o desempenho de seus veículos e motoristas. Assim, buscou a parceria com a MiX Telematics, uma das maiores empresas de telemetria e gestão de frotas do mundo, por meio da Rotagyn, revenda com atuação na região centro-oeste.

De acordo com Gustavo Letierri, gerente de unidade da Ita Transportes, devido ao tamanho da empresa, que conta com 1800 veículos e 800 motoristas, era necessário implementar um sistema de telemetria associado ao rastreamento. Dessa forma, a solução da MiX Telematics foi escolhida, após projeto piloto da Rotagyn, durante quatro meses.

Processo de implementação

A telemetria monitora os parâmetros do veículo como rotação, sinais de pedal de freio e de embreagem. É possível monitorar todos os sensores que estão disponíveis no barramento CAN do veículo, principalmente os dados do consumo de combustível.

Após a implantação da telemetria, foi possível verificar uma enorme satisfação por parte dos motoristas, que alegam estar mais focados e atentos ao trânsito, uma vez que os sinais sonoros são emitidos com o objetivo de alertá-los e, assim, tornar a operação mais segura a todos, inclusive passageiros.

Jornada de Trabalho

Por meio da parceria, a Ita Transportes passou a trabalhar com a identificação dos motoristas, por meio de chaves de identificação, o que permite conhecer o perfil de condução de cada um deles. “Outra grande melhora foi a disponibilidade dos veículos, ou seja, hoje eles estragam menos do que antes. Já podemos notar melhora em relação ao sistema de embreagem; em um ano, tivemos a diminuição de 90% na intervenção dos veículos. Além disso, podemos monitorar os parâmetros, como rotação, sinais de freio, ou seja, todos os sensores do barramento CAN podem ser analisados, inclusive o consumo de combustível”, explica.

Letierri ainda destaca que esse sistema permitiu a equipe se concentrar mais em um trânsito melhor, já que os motoristas ficam mais atentos e focados no trabalho.

Resultados

· Melhora do relacionamento com os motoristas;

· Redução de 40% com manutenção e otimização dos custos;

· Aumento da segurança nas operações;

· Redução de 18.4% no consumo de combustível.

“O grande diferencial do sistema é que, ao tratar os eventos de segurança, tivemos um grande benefício em relação ao consumo de combustível. Tivemos também melhora em torno de 9% no consumo e, hoje, o sistema praticamente se paga com essa economia obtida”, finaliza Letierri.

Sobre Ita Transportes: Sediada em Goiânia, GO contando com mais de 800 colaboradores e frota superior a 1.800 veículos (entre automóveis, utilitários, vans, ambulâncias, caminhões, ônibus e implementos), a ITA Transportes utiliza a seu favor o pioneirismo, a experiência e o conhecimento para apresentar aos seus clientes o projeto adequado às suas necessidades, visando proporcionar agilidade e economia em suas operações.

Sobre MiX Telematics: A MiX Telematics, criada em 1996, é líder global em soluções para gestão de frotas, segurança do motorista, prevenção de acidentes e rastreamento de veículos. A empresa, com mais de 20 anos de experiência em telemetria e presente em 120 países, ajuda clientes em todo o mundo a gerir eficazmente seus veículos através de uma dedicada equipe de especialistas.

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: