Debate Globo 2018 para presidente será realizado nesta quinta

Sétimo e último encontro entre presidenciáveis na TV antes do 1º turno, o Debate Globo com candidatos a presidente será nesta quinta-feira, dia 4 de outubro, a partir das 22h, nos estúdios da emissora no Rio de Janeiro. O jornalista Willian Bonner será o mediador.

Ao todo, oito candidatos foram convidados para o Debate na Rede Globo: Jair Bolsonaro (PSL), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB) e Guilherme Boulos (Psol) .

A presença de Bolsonaro ainda depende de liberação médica, já que ele se recupera de um atentado ocorrido no início de setembro. Não deve haver a participação de Cabo Daciolo: o candidato do Patriota entrou com uma ação para participar do evento.

Debate Globo Presidenciáveis: regras e formato

Os candidatos à presidência deveriam ter pelo menos 6% de intenções de voto na pesquisa divulgada pelo Datafolha* na última sexta-feira (28) para participar, conforme as regras do Debate na Globo. Além disso, de acordo com a legislação eleitoral, as emissoras de TV e rádio são obrigadas a convidar candidatos de partidos com pelo menos cinco parlamentares no Congresso.

Ao todo, devem ser até 2 horas e 30 minutos de programa, dividido em quatro blocos. Ao final, há espaço para as considerações finais. Outros detalhes ainda estão sendo fechados sobre a dinâmica do debate presidencial na Rede Globo, segundo a organização do evento.

Debate Record para presidente: quem ganhou e quem perdeu

Apesar disso, em linhas gerais, o formato do ‘encontro global’ é dividido em quatro blocos: o 1º e o 3º de perguntas livres entre presidenciáveis e outros dois blocos com perguntas sorteadas pelo mediador. Os participantes escolhem quem irá responder e têm direito a réplica e tréplica. Dessa forma, há abertura para confronto direto entre candidatos.

O posicionamento no estúdio, a ordem das perguntas e das últimas considerações são definidos por sorteio. A organização ainda convida o público a participar em mídias sociais como Facebook e Twitter com as hashtags: #DebatenaGlobo e #Eleições2018.

A Gazeta do Povo irá acompanhar tudo em Tempo Real a partir das 21h. Fique ligado.

* Metodologia: Pesquisa realizada pelo Datafolha de 26/set a 28/set/2018 com 9.072 entrevistados (Brasil). Contratada por: EMPRESA FOLHA DA MANHA e REDE GLOBO. Registro no TSE: BR-08687/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%.

Mais na Gazeta do Povo!

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: