Jair Bolsonaro: quem é e o que propõe o candidato do PSL

O programa Café da República desta quinta-feira (4) apresenta a biografia e as principais propostas do candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro.

O capitão reformado se coloca como um candidato anti-PT e, principalmente, antissistema, embora seja deputado federal desde 1991. No Congresso, sua atuação se concentrou em defender interesses dos militares, pautas de segurança pública e questões relacionadas aos costumes.

Adotou um programa de governo liberal na economia, em sentido oposto ao que defendeu durante quase toda a sua carreira parlamentar, em que defendia ideias nacionalistas e desenvolvimentistas, votando alinhado ao PT em boa parte dos projetos da área. Esse plano de governo economicamente liberal é sustentado pelo economista Paulo Guedes, a quem o próprio Bolsonaro chama de “Posto Ipiranga”.

Na segurança pública, defende a liberação do porte de arma para toda a população e o uso para a legítima defesa, a redução da maioridade penal, a permissão do uso de fuzis por proprietários rurais, o fim da progressão de penas e saúdas temporárias e o excludente de ilicitude em operações policiais – que permite que os policiais cometam atos proibidos e tipificados no Código Penal, como homicídios, sem serem responsabilizados por isso.

No campo dos costumes, mantém a linha que o notabilizou em quase três décadas de atividade parlamentar. Seu programa para a educação, por exemplo, se concentra na oposição à chamada ideologia de gênero e à doutrinação.

Mais na Gazeta do Povo!

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: