Porsche acrescenta dois novos modelos à sua linha Panamera

A Porsche acaba de acrescentar dois novos modelos ainda mais esportivos à sua linha Panamera. Com o poderoso desempenho do motor V8 biturbo de quatro litros (338 kW/460 hp), sistemas de chassi extra dinâmicos incluindo suspensão pneumática de três câmaras e elementos de design e equipamentos únicos, o Panamera GTS e o Panamera GTS Sport Turismo reúnem um pacote de performance sem equivalentes. O pacote Sport Design, por exemplo, com elementos externos em preto e grandes superfícies interiores em Alcantara, é incluído de série. Além disso, a Porsche ampliou seu portfólio de sistemas de conforto e assistência para incluir um head-up display (projeção de informações à frente do motorista, na altura do para-brisa) com várias configurações para toda a linha Panamera.

No coração de ambos os novos modelos Panamera GTS está um motor V8 de quatro litros com 338 kW (460 hp) de potência e torque máximo de 620 Nm, que gera uma sonoridade e uma experiência de condução emocionantes em combinação com o sistema de escapamento esportivo de série. O motor biturbo, que traz um filtro de partículas de gasolina, supera seu antecessor em 15 kW (20 hp) e 100 Nm, acelerando o Panamera GTS e o Panamera GTS Sport Turismo de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos ao trabalhar em conjunção com o pacote Sport Chrono de série. Os dois modelos alcançam velocidades máximas de 292 e 289 km/h, respectivamente. Não ocorrem interrupções na força de tração, já que a potência é transmitida ao sistema Porsche Traction Management (PTM – gerenciamento de tração) de tração integral pela caixa de câmbio PDK de oito velocidades com dupla embreagem. Seu desempenho excepcional é obtido com o consumo moderado de apenas 10,3 l/100 km (Sport Turismo: 10,6 l/100 km) (veja nota no final). As emissões de CO2 ficam em 235 g/km (Sport Turismo: 242 g/km).

Projetados para refletir a dominância técnica dos modelos Panamera GTS, os sistemas de chassi são impressionantemente dinâmicos. A suspensão a ar adaptativa com tecnologia de três câmaras é equipamento de série, o que resulta em flexibilidade de controle e uma ótima amplitude da capacidade das molas. O chassi esportivo dos dois modelos GTS foi rebaixado em 10 milímetros, enquanto a função Porsche Active Suspension Management (PASM – gerenciamento ativo da suspensão) foi adaptada para uma calibragem ainda mais esportiva. O resultado é uma notável dinâmica lateral. Grandes freios (390 milímetros na frente e 365 milímetros na traseira) proporcionam uma impressionante desaceleração.

Comparados ao seu antecessor, os pacotes de equipamento básicos dos novos modelos Panamera GTS foi significativamente melhorado em diversas áreas. O pacote Sport com uma nova dianteira em preto, acabamento em preto na parte inferior da traseira e uma variedade de elementos escurecidos destaca a aparência mais atlética dos carros. Os modelos GTS são equipados de série com rodas Panamera Design de 20 polegadas. O interior apresenta elementos destacados em Alcantara e aluminio anodizado pretos. O pacote de série também inclui um volante esportivo multifuncional com aquecimento e aletas para troca de marchas com acabamento em Alcantara e o módulo Connect Plus*, para uma ampla gama de serviços digitais. Com o pacote opcional Interior GTS, os motoristas podem personalizar seus veículos com vários elementos de design, tais com um conta-giros, costuras especiais e logos GTS em tons contrastantes de Vermelho Carmim ou Crayon.

Os modelos GTS oferecem as mesmas inovações da linha Panamera de segunda geração. Elas incluem o Porsche Advanced Cockpit digitalizado, sistemas de assistência de vanguarda como o Porsche InnoDrive* incluindo controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e eixo traseiro esterçante opcional. O GTS também traz um destaque que é novidade em toda a linha Panamera: o display head-up. Esse mostrador virtual pode ser configurado pelo condutor e projeta, em cores, todas as informações importantes diretamente em sua linha de visão.

Tradicionalmente, na Porsche, a sigla GTS se refere a Gran Turismo Sport. O primeiro carro esportivo da Porsche aprovado para uso na estrada, o 904 Carrera GTS, foi lançado em 1963, trazendo a tecnologia das corridas para as ruas. Ele foi seguido pelo 924 GTS e o 928 GTS, que sustentaram esse conceito ao longo das décadas de 1980 e 90. Em 2007, o GTS celebrou sua volta com o Carrera GTS. O Panamera GTS de primeira geração o seguiu em 2011, inicialmente disponível apenas como sedã esportivo. Agora, o novo Panamera GTS também é oferecido na versão Sports Turismo (station wagon). Com uma grande tampa no porta-malas, com soleira baixa, maior volume no compartimento de bagagem e configuração de assentos 4+1, a nova versão do GTS baseada no modelo 2017 atende aos mais altos padrões para o uso cotidiano, disponibilizando ao mesmo tempo um desempenho excepcional.

Os novos modelos GTS já estão disponíveis para encomenda na Europa. Na Alemanha, o Panamera GTS é oferecido a partir de EUR 138.493, incluindo VAT (imposto de valor agregado) e equipamento específico para o país, enquanto o Panamera GTS Sport Turismo custa a partir de EUR 141.349.

Os modelos também serão comercializados no mercado brasileiro e tem previsão de chegada em 2019. Preços e pacotes ainda não foram definidos. (*Itens não disponíveis para o mercado brasileiro).

Fonte: PR and Press Manager – Porsche Brasil

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: