Gestran lança plataforma inteligente para TRC na Logistique 2018

Nova tecnologia foi desenvolvida para otimizar o gerenciamento de cargas e acelerar os negócios

Especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão para o setor de transporte e logística, a paranaense Gestran estreia na Logistique – Feira de Logística e Negócios Multimodal. Com 21 anos de mercado, a Gestran lança na feira o Fretefy – uma plataforma criada a partir de inteligência artificial para integrar e gerar negócios com o gerenciamento eficiente de cargas. O evento, que será realizado entre os dias 23 e 25 de outubro, em Joinville, é considerado o segundo maior encontro de logística e transporte do Brasil e a mais importante feira do gênero no Sul do país.

“Utilizamos o DNA da Gestran, que já atua com transporte e logística, para criar uma solução que engloba toda a cadeia, desde o gerenciamento de cargas com a frota própria à contratação de transportadores terceiros e motoristas autônomos. Temos como objetivo também facilitar o frete retorno para evitar que os veículos transitem vazios após chegar ao destino final”, revela o CEO Paulo Raymundi.

Evolução do transporte de cargas

O Brasil se movimenta principalmente por meio do transporte rodoviário. De acordo com a pesquisa Custos Logísticos no Brasil, da Fundação Dom Cabral, a malha rodoviária é utilizada para o escoamento de 75% da produção no país.

A magnitude deste segmento o torna cada vez mais competitivo e complexo. A cada momento, tecnologias surgem, leis mudam e novos veículos são adicionados à frota brasileira. Com essas mudanças, transportadores buscam plataformas mais modernas para reduzir prazos e custos, e melhorar o relacionamento e a integração com fornecedores e parceiros.

O Fretefy é a união destes e outros benefícios. Além das transportadoras melhorarem o atendimento dos seus clientes, elas conseguirão também diminuir a ociosidade da frota e o tempo gasto procurando veículos disponíveis para as novas cargas. O resultado é o aumento do lucro real destas empresas.

“Atualmente, quando chega uma nova carga, a transportadora perde um tempo precioso buscando veículos disponíveis, seja na frota própria ou de terceiros, e até mesmo identificando quanto tempo falta para a carga chegar ao destino final. O objetivo do Fretefy é automatizar esse processo, oferecendo uma plataforma eficiente, que vai impactar em toda a cadeia logística”, explica Raymundi.

Como funciona?

Na prática, quando a transportadora recebe uma nova carga e realiza o cadastro no Fretefy, a ferramenta analisa as características desta carga com a dos veículos disponíveis, além de avaliar o local e o horário de coleta e entrega – tudo isso em poucos segundos.

É possível cadastrar as cargas de três formas:
• Carga restrita – exclusiva para veículos da própria transportadora.
• Carga direcionada – quando a frota própria da transportadora não pode atender às demandas e é necessário buscar uma empresa parceira.
• Carga pública – a solução busca no mercado os veículos disponíveis para esta carga.

Para que os operadores possam administrar estas demandas de forma eficiente, o Fretefy oferece o Painel de Gestão, no qual é possível monitorar em tempo real as cargas em trânsito e também aquelas que ainda precisam ser transportadas. A ferramenta também permite a avaliação de parceiros e motoristas contratados.

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: