Porsche estabelece novo recorde de volta em Nürburgring-Nordschleife com o 911 GT2 RS MR

A Porsche estabeleceu mais um recorde no circuito de Nürburgring-Nordschleife, em cooperação com a equipe Manthey-Racing. Na quinta-feira, 25 de outubro de 2018, o Porsche GT2 RS MR com 515 kW (700 hp) de potência completou uma volta na pista de 20,6 quilômetros em 6m40,3s. Jamais outro veículo legalmente habilitado para andar nas estradas foi tão rápido na pista conhecida como ‘O Inferno Verde’. O piloto Lars Kern estava ao volante do carro esportivo, que foi preparado especialmente para Nordschleife por engenheiros da Porsche e especialistas da Manthey-Racing. O piloto de testes da Porsche já havia estabelecido um recorde de volta em setembro de 2017 num Porsche 911 GT2 RS* produzido em série.

“Ficamos de olho nas condições do tempo o dia inteiro e pensamos muito se seria possível fazer a tentativa. Não iríamos assumir nenhum risco se chovesse ou se a pista estivesse ligeiramente úmida”, conta o Dr. Frank-Steffen Walliser, chefe da área de Motorsport e GT Cars. O Porsche 911 GT2 RS foi equipado com o novo kit de performance da Manthey-Racing, suplementado por um acerto geral do veículo especial para as características do circuito de Nürburgring-Norschleife. “Nesse teste, queríamos apenas conferir mais uma vez o potencial do veículo. O resultado foi muito impressionante. Foi realmente um momento fabuloso. Ele mostra novamente, de forma muito clara, as empolgantes possibilidades desse esportivo.”

O Porsche GT2 RS foi lançado no mercado em 2017 e é o mais rápido e mais potente 911 de todos os tempos até agora. Nos últimos meses, os engenheiros da Porsche utilizaram seu know-how originado no desenvolvimento dos carros de corrida 911 RSR e 911 GT3 R, assim como a experiência que a equipe Manthey-Racing ganhou em numerosas corridas de sucesso no circuito de Nürburgring-Nordschleife. As modificações específicas incluíram as áreas do chassi e aerodinâmica. Os técnicos focaram o tempo todo na capacidade de condução na estrada.

Em condições climáticas de outono, mas com tempo seco, Lars Kern explorou com perfeição o enorme potencial do Porsche 911 GT2 RS MR em sua volta recorde realizada sob os olhos de um notário. Para o combustível, a Porsche confiou na Esso, uma parceira comprovada no automobilismo. O banco do piloto foi a única modificação realizada em comparação com a versão do GT2 RS MR que já pode ser encomendada da Manthey-Racing para eventos de tipo ‘track day’. Um banco tipo concha foi instalado no veículo recordista por razões de segurança. A alteração não rendeu nenhum benefício quanto ao peso.

O mais veloz e mais potente Porsche 911 fez sua estreia mundial em Goodwood, no Reino Unido, em junho de 2017. O motor de 3,8 litros gera 515 kW (700 hp) e entrega 750 Nm de torque. A velocidade máxima do esportivo de tração traseira é 340 km/h. O carro de dois lugares pesa apenas 1.470 quilos e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos. Em setembro, a Porsche apresentou o novo Porsche 935, baseado na tecnologia ultramoderna do 911 GT2 RS na Rennsport Reunion VI, evento realizado na pista de Laguna Seca, no estado americano da Califórnia. O exclusivo veículo, que é projetado para uso específico na pista, será entregue aos clientes no ano que vem, numa série de produção limitada a apenas 77 carros.



Leia Também:
Anterior:

Próxima: