Nissan: Nissan revela no Salão do Automóvel de São Paulo a Frontier Sentinel, picape de resgate ideal para encarar todos os terrenos

  • Modelo é robusto e equipado com materiais para missões em locais de difícil acesso
  • Caçamba tem baterias de segundo uso de veículos elétricos para gerar energia própria

SÃO PAULO – Picapes são veículos robustos para enfrentar terrenos difíceis, que automóveis de passeio normalmente não conseguem transpor. Ainda assim não é qualquer modelo desse tipo de utilitário que consegue ir além. Esse, porém, não é o caso da Frontier Sentinel, show car criado pela equipe do Estúdio de Design da Nissan no Brasil especialmente para o Salão do Automóvel de São Paulo.

Desenvolvida tendo como base a Nissan Frontier, que a partir da primeira quinzena de novembro passa a vir da Argentina, a Sentinel é uma picape criada para missões de resgate nos diversos tipos de terreno do Brasil, com visual e equipamentos robustos para enfrentar qualquer situação. Além de equipamentos importantes para esses trabalhos, o show car também traz dois conjuntos de baterias do Nissan LEAF para ajudar no suprimento de energia elétrica para aparelhos.

A caçamba foi preparada para acomodar essas baterias e também gavetas que guardam itens como luvas, lanternas, capacetes, cordas, machados, ganchos, caixa de ferramentas, entre outros. A parte superior do compartimento de carga foi fechada e recebeu uma área especial para pouso e decolagem de um drone, que acompanha o veículo. O santoantonio reforçado se estende pelas laterais da caçamba, onde ficam também outras áreas para acomodar equipamentos de resgate e as duas entradas de energia para ligar ou recarregar equipamentos elétricos.

Toda pintada na cor “Azul Trovão”, inspirada nas araras azuis brasileiras, a Nissan Frontier Sentinel destaca-se externamente também pelo snorkel para condução por locais com níveis elevados de água e área com sistema de iluminação de alerta acima do para-brisa. Os para-lamas trazem peças plásticas para maior robustez do visual e que contam com defletores. As rodas aro 16 são protegidas por uma cobertura especial e calçadas em pneus Heavy Duty GT Radial 285/75 R16 Adventuro MT.

Internamente o carro tem detalhes no painel em “Amarelo Elétrico” e console central, cor que também está nas costuras especiais dos bancos que lembram circuitos elétricos.

Nissan Frontier
Com investimento de US$ 600 milhões em uma linha de produção de Córdoba, na Argentina, a Nissan passou a fabricar a 12ª geração da picape Frontier na América do Sul em agosto de 2018. Esta versão da Frontier é conhecida como Nissan Navara na Europa e outros mercados e, graças à sua popularidade, é produzida em fábricas localizadas na Espanha, China, México, Tailândia e, agora, Argentina. Atualmente, a Frontier é comercializada em 38 países da América Latina.

A linha da Nissan Frontier conta com cinco versões – S, Attack (4×2 e 4×4), XE e LE, todas com cabine dupla e equipadas com o moderno motor diesel 2.3 com duplo turbo, que pode desenvolver 160 cavalos ou 190 cavalos com uma ou duas turbinas, respectivamente. São duas opções de câmbio: manual de seis velocidades e automático de sete marchas.

Reconhecida por sua força, a atual geração da Nissan Frontier apresenta como um dos seus destaques a estrutura ainda mais resistente do que a da anterior, com um chassi reforçado, quatro vezes mais forte, ao mesmo tempo em que é mais leve e eficiente. A picape conta também com equipamentos inéditos para o segmento como os bancos “Gravidade Zero”, inspirados na tecnologia desenvolvida pela NASA para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor, e a Visão 360º com Sistema de Câmeras Inteligentes, além de muita tecnologia e segurança com os controles de tração e estabilidade (VDC – Vehicle Dinamic Control); freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA); controles automático de descida (HDC) e auxílio de partida em rampa (HSA), luz de freio de LED (CHMSL), luzes diurnas (DRL) e muitos outros.

Em seus mais de 80 anos de concepção, desenvolvimento e produção de picapes e furgões, a Nissan conquistou uma reputação notável no segmento de picapes, que é sinônimo de resistência e capacidade. Um a cada seis modelos da Nissan comercializados atualmente em todo o mundo é um LCV – são mais de 15 milhões de proprietários de picapes da Nissan em 180 países.

# # #

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: