Nissan: Baterias do Nissan LEAF fornecem energia para estande da marca no Salão do Automóvel de São Paulo

Unidades de segunda vida iluminam sala VIP e carregam smartphones durante o evento

SÃO PAULO – Quando a Nissan falou em eletrificar o Salão do Automóvel de São Paulo, não se referia apenas ao lançamento do LEAF, estrela da marca no evento. A Nissan demonstra na prática que a sua ideia de eletrificação vai além com a utilização das baterias do veículo mais vendido do mundo em seu segmento para o fornecimento de energia para a iluminação e carregamento de smartphones, além do próprio carro alimentar com energia uma área de entretenimento no espaço da marca.

A Nissan retirou 35 módulos de armazenamento de um Nissan LEAF da primeira geração (cada carro possui 48) para abastecer de energia uma parte da sala VIP do estande da Nissan. Assim as luzes e TVs do local, que totalizam 1,5 kW de potência, funcionam com energia limpa.

A capacidade de armazenamento desses módulos é de 14kWh de energia elétrica, o suficiente para sustentar uma residência brasileira típica por mais de dois dias. Uma tela voltada para o corredor lateral do estande mostrará a quantidade de energia consumida em gráficos para que o público consiga ter parâmetros do sistema.

O projeto é realizado em parceria com o Laboratório de Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (Fotovoltaica UFSC) e a startup AtlasPower, que produz os módulos de gerenciamento de baterias. Em agosto deste ano, a Nissan e a UFSC assinaram um memorando para o desenvolvimento de aplicações estacionárias de baterias de segunda vida de veículos Nissan LEAF.

Vehicle to Grid
Além da área VIP, as baterias fornecerão energia para uma das atrações do estande da Nissan, o LEAF to Phone. Nele, um Nissan LEAF está conectado a um carregador V2G da Enel X e alimenta de energia quatro estações de recarga de celular com a opção de carregamento por indução (para smartphones compatíveis) ou por cabos convencionais (dos próprios visitantes). Os visitantes poderão também, enquanto carregam seus telefones, saber mais sobre a Nissan Intelligent Mobility, a visão da Nissan para o futuro da mobilidade, no Lounge NIM Immersive Experience. No centro desse espaço haverá óculos de realidade virtual nos quais os visitantes poderão conhecer cada um dos pilares (Nissan Intelligent Driving, Nissan Intelligent Power e Nissan Intelligent Integration.

O uso do carro para passar energia para as áreas LEAF to Phone e Lounge NIM Immersive Experience é um exemplo do sistema Vehicle to Grid (V2G), que permite que a carga das baterias do Nissan LEAF seja utilizada para fornecer energia elétrica para residências e imóveis comerciais. Isso pode tornar a rede mais estável e sustentável, além de ajudar os consumidores a gerenciar seu abastecimento de energia. A Nissan já aplica o sistema na Europa e Japão.

No Salão de São Paulo, o Nissan LEAF é conectado ao carregador exibido CC, de 10 kW que utiliza a tecnologia V2G, da Enel X.

# # #

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: