TCP é finalista do Lloyd’s List Global Awards 2018

Empresa concorre na categoria Negócio do Ano com o case da venda para a CMPort

A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, foi indicada como uma das finalistas do Lloyd’s List Global Awards 2018, prêmio referência mundial no segmento de comércio marítimo, que anualmente destaca as melhores práticas e empresas do setor. Neste ano, os vencedores serão conhecidos no dia 11 de novembro em uma cerimônia realizada sem Londres.

A TCP concorre na categoria Deal of the Year com o case da aquisição do Terminal pela China Merchands Port (CMPort), a maior operadora de terminais de contêineres do mundo, presente em 18 países com 34 portos e movimentando mais de 105 milhões de TEUs em 2017.

Maior negócio já realizado no setor portuário no Brasil e um marco para o setor logístico em toda a América do Sul, a aquisição da TCP pela CMPort foi o primeiro investimento da companhia chinesa na América Latina, marcando sua entrada na região. “A modernização e ampliação da capacidade da TCP, aliada às perspectivas de longo prazo do comércio marítimo brasileiro, bem como a expansão da atuação da TCP, foram fundamentais para o interesse da CMPort por investir no Brasil”, destaca Alexandre Rúbio, CFO da empresa, acrescentando que, atualmente, o Terminal é um dos mais produtivos da América Latina, sendo responsável pela movimentação de aproximadamente 10% do total de contêineres do Brasil.

“Dessa forma, a aquisição da TCP pela CMPort faz parte de um plano estratégico da companhia chinesa na América Latina, onde a TCP será a plataforma para futuros negócios da CMPort na região, tanto por novas aquisições quanto pela expansão orgânica”, afirma Rúbio.

O investimento da CMPort também fortalece os planos de crescimento da TCP, uma vez faz do terminal a plataforma prioritária para o incremento do fluxo de commodities e bens entre Brasil e China. “Hoje, 25% de toda a movimentação de contêineres em solo brasileiro tem como origem ou destino o país asiático. A tendência é que o volume de cargas movimentadas por Paranaguá cresça e que o Terminal se torne um dos principais destinos para importadores e exportadores que têm negócios com aquele país”.

Com a força da CMPort, a TCP toma à frente entre os principais líderes do setor portuário na região de influência. “Atualmente, o Terminal de Contêineres de Paranaguá já é líder na movimentação de carnes congeladas, além de um importante hub para a movimentação de madeira, componentes para a indústria automotiva, químicos e equipamentos eletrônicos. A tendência é que os negócios via TCP cresçam ainda mais atraindo, inclusive, o interesse dos grandes players globais”, finaliza.

Os finalistas podem ser conhecidos no site https://maritimeintelligence.informa.com/events/awards/lloyds-list-global-awards/2018/finalists.

Sobre a TCP

A TCP é a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul – e a empresa de operações logísticos TCP Log, que oferece serviços de integração da cadeia logística para cargas localizadas no Sul e Sudeste do Brasil.

Responsável pelo maior investimento do setor portuário Brasil na atualidade, onde estão sendo aplicados mais de R$ 550 milhões nas obras de ampliação da capacidade de movimentação do terminal dos atuais 1,5 milhão de TEUs/ano para 2,5 milhões de TEUs/ano, a TCP está se preparando para atender a demanda de mercado brasileiro pelos próximos 30 anos.

Desde março de 2018, a TCP integra o portfólio da China Merchants Port Holding Company (CMPort), o maior e mais competitivo desenvolvedor, investidor e operador de portos públicos da China. Atualmente, as operações e investimentos da empresa se estendem pelas áreas costeiras em Hong Kong, Taiwan, Shenzhen, Ningbo, Shanghai, Qingdao, Tianjin, Dailian, Zhangzhou, Zhanjiang e Shantou. A empresa também vem ampliando sua presença no Sul da Ásia, na África, no Mediterrâneo e na Austrália.

Em março de 2018, o portfólio global de portos da CMPort abrangia 6 continentes, 17 países e regiões e 34 portos. Em 2017 a CMPort movimentou 100 milhões de TEUs.

Mais em http://informativodosportos.com.br/portal/2018/11/08/tcp-e-finalista-do-lloyds-list-global-awards-2018/

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: