Nissan apresenta LEAF Nismo RC seu mais novo carro de corrida elétrico

O novíssimo Nissan LEAF NISMO RC, um carro elétrico de corrida que entrega mais do que o dobro do torque e potência máxima em comparação com seu antecessor, foi revelado hoje em Tóquio. A revelação aconteceu na Galeria Nissan Crossing, no badalado distrito de Ginza, em Tóquio. Desenvolvido pela NISMO, o braço de competições da Nissan, este carro com know-how tecnológico fará sua estreia oficial no dia 2 de dezembro, no Festival NISMO que acontece todos os anos no autódromo Fuji International Speedway, em uma aparição ao lado do novo carro de corrida elétrico de Fórmula E da Nissan.

Com dois motores elétricos, tração nas quatro rodas e carroceria com design reestilizado e mais agressivo, o carro especialmente feito para as competições demonstra como a tecnologia de veículos elétricos da Nissan pode entregar muita potência combinada à silenciosa propulsão zero emissão – um componente-chave da visão de Mobilidade Inteligente da Nissan. O modelo é equipado com uma tecnologia avançada de bateria e componentes de transmissão do Nissan LEAF, o carro elétrico campeão de vendas em todo o mundo.

Para propulsionar o novíssimo LEAF NISMO RC, foram colocados dois motores elétricos em posições opostas no chassi. Os motores entregam um total de 250 kW (120 kW cada um) e impressionantes 640 Nm de torque instantâneo para as quatro rodas. Assim, o veículo entrega mais do que o dobro de torque e potência máxima em comparação com o LEAF NISMO RC anterior, que foi lançado em 2011. A tecnologia de transmissão – compartilhada com o novo Nissan LEAF – inclui inversores e a bateria de íons de lítio de alta capacidade.

Um novo sistema de tração nas quatro rodas dá ao LEAF NISMO RC capacidades impressionantes nas curvas. A potência é gerenciada de forma independente para cada eixo, fornecendo torque instantâneo ao pneu que apresenta maior aderência, para que o carro possa ser pilotado de forma rápida e eficiente em circuito. Assim como no modelo anterior, o equilíbrio do peso do chassi foi otimizado pela localização da bateria no centro da carroceria, com os inversores e motores elétricos posicionados de forma otimizada sobre os pneus dianteiros e traseiros.

O LEAF NISMO RC apresenta uma série de componentes mais leves e uma estrutura monocoque de fibra de carbono de competição, permitindo que ele tenha um peso de apenas 1.220 kg. Já a relação peso-potência resulta em uma performance impressionante de 0-100 km/h em apenas 3,4 segundos, ou seja, 50% mais rápido do que o modelo anterior.

Apesar de o design do novíssimo LEAF NISMO RC ser em grande parte baseado no LEAF NISMO RC original, o modelo exibe um visual bem mais agressivo. O capô alongado e a grade V-motion característica da Nissan destacam a frente totalmente reestilizada. Já as combinações em prata e preto exibida pela carroceria com realces na cor vermelho NISMO – semelhante ao carro de Fórmula E da Nissan – fazem com que o LEAF NISMO RC pareça estar sempre em movimento, mesmo quando está parado na linha de largada.

A carroceria de três volumes inclui partes removíveis na frente e na traseira, janelas fixas, faróis dianteiros e lanternas traseiras em LED, além de um spoiler traseiro ajustável para potencializar a força descendente exercida sobre o asfalto.

O modelo é ligeiramente mais comprido que seu antecessor, com um comprimento total de 4,545 mm e uma distância entre eixos de 2.750 mm. O Nissan LEAF NISMO RC tem uma boa aderência ao solo, com um formato que parece cortar o vento com apenas 1,212 mm do teto à pista – o que corresponde a mais de 300 mm a menos em comparação com o Nissan LEAF de produção em série.

Fonte: NissanNews.com.

Mais...


Leia Também:
Anterior:

Próxima: