Chinesa BYD construirá monotrilho marítimo em Salvador

Pequim, 15 fev (EFE).- O fabricante chinês de automóveis BYD anunciou nesta sexta-feira a construção de um
monotrilho marítimo na cidade de Salvador, o que representa o primeiro projeto deste tipo da empresa no Brasil e na América Latina.
Em comunicado enviado à imprensa, a companhia assegura que o projeto, que fará parte do sistema de transporte de veículos leves (VLT) do município, começará a ser construído em seis meses, e espera-se que esteja plenamente operacional no ano de 2021.
Com capacidade de transportar 150 mil passageiros por dia, o monotrilho, chamado SkyRail, cobrirá um trecho marítimo de 20 quilômetros e será parcialmente construído sobre a superfície do mar, com o objetivo de conectar o distrito financeiro de Salvador com a ilha de São João.
A vice-presidente do BYD, Stella Li, mostrou sua satisfação após a assinatura do acordo com Salvador, cidade que “precisa urgentemente de um transporte público adequado que suporte sua crescente população”, de pouco menos de 3 milhões de pessoas.
O SkyRail foi lançado em outubro do 2016 depois de um investimento de 5 bilhões de iuanes (US$ 737,4 milhões), e atualmente está operacional na cidade de Yinchuan, na província chinesa de Ningxia (norte).
O acordo foi fechado depois que em dezembro do ano passado a empresa chinesa entregou 15 ônibus elétricos em São Paulo.
O BYD, que produz baterias para os seus próprios veículos elétricos e híbridos, está presente em mais de 200 cidades ao redor do mundo e prevê ter até 2020 uma capacidade de produção de baterias de 60 GWh por ano.

Fonte: UOL

Data: 15/02/2019



Leia Também:
Anterior:

Próxima: