Empresa oferece doação para a Estação João Dias da linha 9 e CPTM abre manifestação de interesse à iniciativa privada

Foto: Divulgação

Propostas devem ser apresentadas até 05 de abril

ADAMO BAZANI/ALEXANDRE PELEGI

A estação João Dias, da linha 9 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), pode finalmente sair do papel.

A CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos abriu procedimento de manifestação de interesse pela iniciativa privada para receber doações sobre direitos de propriedade para a construção da estação João Dias, da linha 09 – Esmeralda.

A parada vai ser localizada entre as estações Santo Amaro e Granja Julieta. A estimativa de demanda é de 10,7 mil passageiros por dia e, inicialmente, a previsão de entrega era até 2021.

CPTM_joao_diasO procedimento foi necessário diante da oferta para a CPTM de doação da TG São Paulo Empreendimentos Imobiliários S.A. – Tegra, antiga Brookfield São Paulo Empreendimentos Imobiliários S.A.. A empresa ofereceu os direitos sobre propriedade de unidade autônoma em condomínio do empreendimento imobiliário, com torres residenciais, que possui ao lado da área correspondente à futura estação.

A Tegra faz a doação com propósito específico de implantar a estação João Dias, o que a execução das obras e o projeto “contemplando o edifício de acesso, a plataforma de embarque e desembarque e a passarela de acesso, sobre a Avenida das Nações Unidas, que interligará a estação à plataforma de embarque, além da infraestrutura ferroviária da Linha 9 – Esmeralda, que inclui realocação temporária da rede aérea e sinalização ferroviária”.

Outras empresas ou consórcios devem apresentar à CPTM propostas em condições iguais ou superiores às da TG São Paulo até o dia 05 de abril.

Anunciada em 2016 pela CPTM, em conjunto com a construtora Brookfield, a estação estava prevista para ser entregue até 2018.

A Estação João Dias será implantada “entre as Estações Granja Julieta e Santo Amaro, do km 27,5 ao km 29,4 da Linha 9-Esmeralda”.

Os interessados deverão encaminhar manifestação de interesse à CPTM até o dia 05 de abril de 2019.

Adamo Bazani e Alexandre Pelegi, jornalistas especializados em transportes

 

Mais em https://diariodotransporte.com.br/2019/03/01/empresa-oferece-doacao-para-a-estacao-joao-dias-da-linha-9-e-cptm-abre-manifestacao-de-interesse-a-iniciativa-privada/



Leia Também:
Anterior:

Próxima: