Prefeitura de Maceió deflagra operação “Catraca Alta” em terminais de ônibus

Foto: Divulgação (SMTT/Maceió)

Prazo para instalação de novo modelo de catracas superpostas passou a vigorar após ter sido prorrogado por 90 dias no início de dezembro

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Maceió, capital de Alagoas, deflagrou nesta sexta-feira, 8 de março de 2019, a “Operação Catraca Alta” em terminais de ônibus da cidade.

Equipes de fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) foram verificar se as empresas concessionárias do transporte coletivo municipal estão cumprindo o novo modelo de catracas sobrepostas, conforme determinado pela portaria de número 0235, de dezembro de 2018. O prazo de 90 dias para as empresas adotarem o novo modelo expirou.

Durante a operação, os fiscais da SMTT autuaram 10 ônibus, que foram lacrados e encaminhados às garagens de suas empresas.

A multa para o descumprimento desta portaria é de R$ 2.679,88 por cada veículo notificado.

A liberação dos ônibus só será feita após as empresas regularizarem a situação do veículo junto à Superintendência.

NOVO DESIGN

Logo após lançar a portaria definindo a obrigatoriedade das novas catracas, o titular da SMTT, Antônio Moura, explicou que o projeto tem como intuito garantir a integridade física e proporcionar mais conforto aos passageiros dos ônibus, “que são os principais motivadores da busca pela melhoria do transporte público de Maceió”.

Moura explicou na época que a prefeitura havia colocado um veículo com o novo modelo de catraca sobreposta para circular em fase de testes, quando foi constatada a funcionalidade dos equipamentos com a população que utilizam o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM). “Também apresentamos o novo modelo aos representantes do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), que aprovaram as melhorias realizadas”, afirmou o titular da SMTT.

Como noticiado pelo Diário do Transporte em dezembro passado, a Prefeitura de Maceió, por meio da SMTT (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito), prorrogou o prazo para adequação das catracas nos ônibus da capital alagoana. O prazo seria encerrado no dia 6 de dezembro, segundo portaria publicada no Diário Oficial do Município em setembro. Entretanto, a SMTT decidiu prorrogar por mais 90 dias a instalação dos novos modelos de catracas altas nos ônibus urbanos de Maceió, deixando o prazo final para março.

Relembre: Prefeitura prorroga prazo para readequação das catracas nos ônibus de Maceió

SINTURB QUER NOVA PRORROGAÇÃO

Apesar do prazo para instalação das novas catracas ter sido prorrogado, o Sinturb – Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió protocolou à SMTT pedido de nova prorrogação. O objetivo é permitir mais tempo às empresas para que possam se adequar ao novo modelo.

Segundo o sindicato, em nota distribuída nesta sexta-feira, a substituição gera custos e depende de uma empresa situada fora do estado de Alagoas, responsável por fabricar as peças de adaptação.

Leia a nota do Sinturb na íntegra, expedida após a fiscalização da SMTT:

Sobre a fiscalização da SMTT, o Sinturb esclarece que está ciente de todos os prazos estabelecimentos pelo órgão e que tendo em vista a dificuldade financeira das empresas e o tempo para instalação, protocolou junto ao órgão um ofício para prorrogação do prazo estabelecimento.

O pedido de prorrogação tem como objetivo que as empresas tenham mais tempo para se adequarem ao modelo novo, que é de grande interesse do Sinturb. A substituição para o novo modelo gera custos e depende de uma empresa de fora de Alagoas, que é responsável por fabricar as peças de adaptação.

As empresas lamentam que veículos que estavam em atendimento à população tenham sido tirados de circulação e aproveita para reforçar sobre o principal problema que impacta diariamente no setor e causa do desequilíbrio econômico financeiro, a falta de fiscalização do transporte clandestino.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Mais em https://diariodotransporte.com.br/2019/03/09/prefeitura-de-maceio-deflagra-operacao-catraca-alta-em-terminais-de-onibus/



Leia Também:
Anterior:

Próxima: