Bolívia estreia décima linha de Teleférico, ligando a capital La Paz à cidade El Alto

Sistema de teleféricos é totalmente integrado, e permite evitar o tráfego caótico e a geografia caprichosa das cidades de La Paz e El Alto

ALEXANDRE PELEGI

A décima linha do teleférico da Bolívia, unindo as cidades de La Paz e El Alto, iniciou suas operações nesta sexta-feira, 8 de março de 2019.

O sistema de transporte aéreo público da Bolívia completa uma rede de integração metropolitana de 30,7 quilômetros.

Segundo a agência France Presse, César Dockweiler, gerente da empresa estatal Mi Teleférico, informou que a linha consolida o grande projeto planejado há sete anos, interligando todas as linhas. “Não há linhas isoladas”, afirmou Dockweiler.

O sistema possui no total 36 estações e 1.396 cabines nas duas cidades, operando a 3.600 metros acima do nível do mar.

Dockweiler disse que nos seis anos de operação, a rede de teleféricos transportou quase 200 milhões de pessoas.

A construção do sistema de teleférico em La Paz ficou a cargo da empresa austríaca Doppelmayr e exigiu um investimento de mais de US$ 800 milhões, cerca de R$ 3,2 bilhões.

Cada uma das linhas do sistema é identificada com uma cor diferente. As primeiras linhas construídas têm as cores da bandeira boliviana: vermelho, amarelo e verde.

As seguintes são identificadas com as cores branco, azul, azul claro, laranja, roxo, marrom e prata, que correspondem à “wiphala”, a bandeira quadriculada das cores típicas dos povos indígenas andinos.

A Linha Prata, inaugurada na sexta-feira pelo presidente boliviano Evo Morales, tem 2,72 quilômetros de extensão, 21 torres e 117 cabines. Sua capacidade de transporte é de 3.000 pessoas por hora em cada direção.

Este ramo se conecta diretamente com as linhas vermelha, roxa e amarela na cidade de El Alto, e através delas é integrado com as outras linhas de teleférico que levam a La Paz, a sede do governo central.

O sistema permite evitar o tráfego caótico e a geografia caprichosa das cidades de La Paz e El Alto, além de oferecer vistas aéreas das duas cidades.

Com esta última linha conclui a segunda fase deste projeto, sem descartar a futura incursão deste sistema em outras cidades como Sucre e Potosí.

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