Viação em São José dos Campos lança projeto de biblioteca dentro de ônibus

Iniciativa cultural da Expresso Maringá visa tornar a viagem mais agradável e produtiva

ALEXANDRE PELEGI

Uma biblioteca sobre rodas. Ou um ônibus-biblioteca…

A iniciativa cultural da Expresso Maringá, empresa responsável por parte do transporte coletivo de São José dos Campos, interior de São Paulo, de inserir uma biblioteca móvel dentro de alguns veículos, oferece aos passageiros diversos livros que podem ser lidos durante os percursos, ou até mesmo levados para casa.

Batizada de “Cultura no Ônibus”, a iniciativa da Expresso Maringá começou com seis ônibus, em linhas rotativas, mas a empresa quer ampliar a ideia para 15 carros até o final do ano, como informou ao Diário do Transporte.

Feitas de pano, as “estantes” ficam instaladas próximas ao cobrador de cada ônibus, que acabou se tornando o responsável por anotar o número do livro retirado. No caso de alguma devolução ou doação, o cobrador também registra a movimentação.

Dentre os títulos há diversos clássicos da literatura, de romances a livros infantis: “Pequeno Príncipe”, de Saint-Exupéry, “Arte da Guerra”, de Sun Tzu, ou “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, misturam-se a títulos populares como as revistas da “Turma da Mônica”, de Mauricio de Souza.

A Expresso Maringá montou as bibliotecas adquirindo os livros em sebos ou recebendo doações de passageiros e funcionários. Na sede da empresa, os livros e revistas são catalogados e recebem uma etiqueta de “venda proibida”.

Marcos Lacerda, diretor da empresa, afirma que o objetivo do projeto é aproximar a literatura do passageiro. “Nós queremos despertar o interesse da população, que não tem tanto costume de ler”, disse.

De quebra, segundo Lacerda, os livros também ajudam a tornar a viagem mais agradável e produtiva.

As doações para o projeto “Cultura nos Ônibus” estão abertas: basta entregar o exemplar na garagem da Expresso Maringá, localizada na avenida George Eastman, 1481, Residencial 31 de Março, ou, ao embarcar em um dos ônibus que participe da ação, simplesmente colocar um livro no suporte para que outras pessoas tenham acesso a ele.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transporte

Mais em https://diariodotransporte.com.br/2019/03/12/viacao-em-sao-jose-dos-campos-lanca-projeto-de-biblioteca-dentro-de-onibus/



Leia Também:
Anterior:

Próxima: