‘Hackathon dos Portos’ reunirá estudantes e profissionais na busca por soluções inovadoras

De forma inédita, BTP promove sua primeira maratona de inovação tecnológica para o Porto de Santos
Santos, 12 de março de 2019 – A Brasil Terminal Portuário (BTP) se uniu à ModalGR para lançar a sua primeira iniciativa de ‘inovação aberta’ no maior porto da América Latina. O hackathon, combinação das palavras inglesas “hack”, que seria o mesmo que ‘programar de forma excepcional’ e “marathon”, que significa maratona, é um evento que conta com empreendedores, startups e estudantes apaixonados por desenvolvimento de software, gestão de negócios, e marketing & design, reunidos para a criação de soluções tecnológicas e inovadoras para o setor portuário.
Batizada por seus idealizadores como BTP Code, a iniciativa consiste em uma maratona na qual os participantes terão 30 horas para elaborar uma solução para um desafio portuário previamente definido. Para participar, os candidatos devem se inscrever individualmente ou em time. Se a inscrição for individual, o candidato deve indicar qual função quer exercer na maratona. No total, serão selecionados até 100 participantes que formarão 25 grupos multidisciplinares de trabalho de até quatro integrantes.
Durante a maratona, os competidores contarão com a ajuda de mentores – profissionais da BTP e da ModalGR especializados na área relacionada ao desafio – para orientar e tirar as dúvidas sobre o tema proposto ao longo da jornada. Ao final da etapa, os times apresentarão seu projeto à banca de jurados. Os três primeiros colocados ganham prêmios e o grande vencedor leva para casa um Macbook Air e produtos IBM cloud. Os vencedores ainda podem ter a sua ideia implementada no maior terminal de contêineres da América do Sul.
Para a gerente de TI da BTP, Fabiana Alencar, “esta é uma excelente oportunidade para fomentar o empreendedorismo, estimulando ideias que nos ajudem a encurtar o caminho rumo à inovação e à modernidade”. Já o diretor da ModalGR, Luiz Simões, acrescenta: “essa é também uma chance, para a ModalGR, de reconhecer talentos capazes de nos apoiar na missão de criar soluções tecnológicas que resultem em ganhos de eficiência para nossos clientes operadores portuários”.
O desafio de negócio foi escolhido em conjunto, pela liderança da BTP, e será lançado dias antes da maratona por meio de webinar com os participantes.
O diretor de operações da BTP, Marcio Guiot, confirma o entusiasmo do time BTP com a realização deste primeiro hackathon. “Inovação está em nossa marca, e o time BTP segue sempre em busca de ideias que impulsionem nosso negócio na direção da excelência. Acreditamos que neste evento reconheceremos pessoas que, assim como nós, estão igualmente interessadas e focadas em resolver problemas reais do negócio e criar novas soluções para o futuro do segmento portuário”.
O pré-lançamento do desafio de negócio do BTP Code acontecerá durante a Intermodal – feira internacional de logística que acontece em São Paulo entre os dias 19 e 21/03 –, e os candidatos que visitarem o estande da BTP terão ainda a oportunidade de conhecer bem de perto todo o fluxo operacional do terminal, por meio da imersão em realidade virtual, com o uso do óculos 360º recentemente lançado pela Empresa. 
A maratona já tem data e local para acontecer: Contando com o apoio da UNIP Santos, incentivado pelo diretor regional da universidade, Profº Dr. Edison Monteiro, o evento será realizado nos dias 6 e 7 de abril, no campus Rangel Pestana (unidade Santos). O diretor de assuntos corporativos da BTP, Joel Contente, reforça a expectativa com a realização deste evento dentro da universidade. “Queremos ver não somente os profissionais e empreendedores como também toda a comunidade universitária da nossa região participando ativamente desse processo colaborativo. Para nós, da BTP, ter a UNIP como parceiro é motivo de orgulho, pois são os responsáveis por formar parte dos jovens que conduzirão nosso porto amanhã”.
As inscrições já estão abertas e vão até o dia 31 de março. Os interessados podem acessar www.hackathondosportos.com.br. No site, é possível efetivar a inscrição, além de consultar o regulamento completo, calendário do evento e premiação. Não há taxa de inscrição. As inscrições também poderão ser feitas presencialmente, durante a feira Intermodal nos dias 19, 20 e 21/03, nos estandes da BTP e da ModalGR.
A iniciativa BTP Code, em parceria com a ModalGR, conta com o apoio da UNIP Santos e da IBM.
Confira o cronograma
Inscrições: até 31/03
Pré-lançamento do desafio: 19, 20 e 21/03 no estande da BTP na Intermodal e nas plataformas digitais
Warm-up (esquenta) com mentores: 03/04 via webinar
Maratona: 06 e 07/04, na Unip – Campus Rangel Pestana, Santos.
Sobre a BTP
Em operação desde 2013, a BTP – terminal privado de uso público – se consolidou como o maior terminal de contêineres da América do Sul. Localizada no Porto de Santos, a Empresa foi responsável pela remediação de um dos maiores passivos ambientais do País e, atualmente, possui capacidade de movimentação anual de até 2,5 milhões de TEUs. Com 1.108 metros de cais, preparado para receber três navios da new panamax class simultaneamente, o terminal atende embarcações com rotas para todos os continentes, além de serviços de cabotagem e feeder. Joint-venture entre a APM Terminals e a TIL, a BTP detém as certificações internacionais OEA (Operador Econômico Autorizado), ISO 9001:2015 (Qualidade), ISO 14001:2015 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001: 2007 (Segurança e Saúde Ocupacional).
Sobre a ModalGR:
Com seu início em 2014, A ModalGR é uma empresa de tecnologia, consultoria, outsourcing e digital. Fundada em Santos/SP, com filial em São Paulo/SP e Itajaí/SC, atende os principais Terminais Portuários do país. Com expertise e foco em Inovação, atuamos com Serviços personalizados e focados na cadeia de valor do cliente. INOVAR e SURPREENDER, SOMOS ASSIM.
MODALGR – A entrega de resultados está no nosso DNA.

Mais em http://informativodosportos.com.br/portal/2019/03/14/hackathon-dos-portos-reunira-estudantes-e-profissionais-na-busca-por-solucoes-inovadoras/



Leia Também:
Anterior:

Próxima: