Doria anuncia estação para a Linha 9-Esmeralda da CPTM

Obra foi oferecida ao Estado pela construtora Tegra, após o que o Governo abriu Chamamento Público, como consta no Diário Oficial de duas semanas atrás

ALEXANDRE PELEGI

O governador de São Paulo, João Doria, afirmou em coletiva na manhã desta sexta-feira, 15 de março de 2019, que a Linha 9-Esmeralda da CPTM– Companhia Paulista de Trens Metropolitanos terá uma nova estação totalmente reformada e equipada pela livre iniciativa.

A estação João Dias estará localizada entre as estações Santo Amaro e Granja Julieta, na Zona Sul da capital paulistana.

O investimento será de R$ 60 milhões, com prazo de execução de 37 meses, com atendimento estimado para 10,5 mil usuários.

Tão importante quanto essa obra, é o fato de que ela será paga integralmente pelo setor privado, e ainda estabelece um novo modelo para licitações na CPTM”.

Ainda segundo o governador, todas as estações da Companhia passarão a ter o “padrão metrô”, o que foi repetido pelo Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

São estações seguras, com um grau de conforto maior, acessibilidade plena, com sinalização em padrão internacional”, concluiu o governador.

brookfield towers

Foto: Divulgação

ESTAÇÃO JOÃO DIAS FOI PROPOSTA POR CONSTRUTORA DE CONJUNTO HABITACIONAL

A obra não é novidade.

O Diário do Transporte já anunciou no último dia 1º de março que a CPTM havia aberto procedimento de manifestação de interesse pela iniciativa privada para receber doações sobre direitos de propriedade para a construção da estação João Dias, da linha 09 – Esmeralda.

O procedimento foi necessário diante da oferta para a CPTM de doação da TG São Paulo Empreendimentos Imobiliários S.A. – Tegra, antiga Brookfield São Paulo Empreendimentos Imobiliários S.A.. A empresa ofereceu os direitos sobre propriedade de unidade autônoma em condomínio do empreendimento imobiliário, com torres residenciais, que possui ao lado da área correspondente à futura estação.

Relembre: Empresa oferece doação para a Estação João Dias da linha 9 e CPTM abre manifestação de interesse à iniciativa privada

A construtora Tegra faz a doação com propósito específico de implantar a estação João Dias, com a execução das obras e o projeto “contemplando o edifício de acesso, a plataforma de embarque e desembarque e a passarela de acesso, sobre a Avenida das Nações Unidas, que interligará a estação à plataforma de embarque, além da infraestrutura ferroviária da Linha 9 – Esmeralda, que inclui realocação temporária da rede aérea e sinalização ferroviária”.

Outras empresas ou consórcios devem apresentar à CPTM propostas em condições iguais ou superiores às da TG São Paulo até o dia 05 de abril.

Anunciada em 2016 pela CPTM, em conjunto com a construtora Brookfield, a estação estava prevista para ser entregue até 2018.

CPTM_joao_dias

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Mais em https://diariodotransporte.com.br/2019/03/15/doria-anuncia-estacao-para-a-linha-9-esmeralda-da-cptm/



Leia Também:
Anterior:

Próxima: