Expresso Azul e Comec entregam 15 ônibus novos para a ligação entre Pinhais e Curitiba

Ônibus possuem suspensão pneumática. Foto: Divulgação Comec – Texto: Adamo Bazani – Clique para ampliar Foto: Maurilio Cheli

Durante a semana, foram também apresentados nove veículos para operar entre Colombo e Curitiba com portas dos dois lados

ADAMO BAZANI

A ligação metropolitana entre Pinhais e Curitiba, no Paraná, vai contar nos próximos dias com 15 ônibus zero quilômetro comprados pela empresa Expresso Azul.

A entrega oficial ocorreu nesta sexta-feira, 15 de março de 2019, pela empresa de ônibus e pela Comec – Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, do Governo do Estado do Paraná, gerenciadora do sistema de transportes.

Os veículos vão começar a operar assim que forem finalizados procedimentos como cadastramento e vistoria, como explica, em nota, o presidente da Comec, Gilson Santos.

“São 15 ônibus zero quilômetros que começam a circular nos próximos dias, assim que passarem por cadastramento e vistoria, e proporcionarão muito mais conforto e segurança para as pessoas que utilizam estas linhas”

Renovação diminui idade média da frota na ligação. Foto: Divulgação Comec – Texto: Adamo Bazani
Foto: Maurilio Cheli

Os ônibus são de carroceria Marcopolo Torino e chassi Mercedes-Benz OF-1721L, com suspensão a ar, o que segundo a montadora, pode aumentar o conforto dos passageiros e funcionários.

As unidades não possuem ar-condicionado.

Os ônibus seguem os padrões atuais de acessibilidade, com elevador por terem motor dianteiro, e de restrição de poluentes, com motorização que obedece às normas nacionais baseadas no padrão Euro V.

COLOMBO-CURITIBA:

Nesta semana, também foram apresentados nove ônibus para o trajeto Colombo – Curitiba.

A novidade é que os veículos têm portas dos dois lados, para servirem pontos comuns e as estações à esquerda. Segundo a nota da Comec, trata-se de um projeto-piloto:

“Esses nove veículos são de um projeto-piloto que busca a implementação de um novo modelo de ônibus multimodal, capaz de operar linhas comuns, com embarque convencional pelo lado direito, e linhas tipo Ligeirinho, com embarque em nível em estações-tubo ou plataformas nos terminais.”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Mais em https://diariodotransporte.com.br/2019/03/15/expresso-azul-e-comec-entregam-15-onibus-novos-para-a-ligacao-entre-pinhais-e-curitiba/



Leia Também:
Anterior:

Próxima: