Sumig lança a primeira máquina de solda inteligente do Brasil

Intellimig 500, produto da indústria 4.0, pretende revolucionar o mercado da soldagem manual

Sumig, divulgação

A Sumig, empresa caxiense especializada em soluções para solda e corte, lançou em 2019 a Intellimig 500: a primeira máquina de solda inteligente do país, fabricada inteiramente no Brasil e com tecnologia nacional. O lançamento oficial do produto ocorreu no mês de maio, em São Paulo (SP), durante a Expomafe, feira internacional e a principal do setor metalmecânico na América Latina.

Fotos: Diego Susin

A Intellimig 500 é um produto pronto para a indústria 4.0, pois consiste em uma máquina de solda inteligente, que permite o gerenciamento e o acompanhamento, em tempo real, de todo o processo e de cada solda realizada. Sinérgico, 100% programável e com conexão web para gestão dos dados, o sistema da máquina reduz a incidência de erros humanos.

A importância de uma soldagem bem feita é desconhecida pela maioria das pessoas. Para tentar explicar essa importância, o técnico de Pesquisa e Desenvolvimento da Sumig, Antônio Branco, cita uma peça existente em todos os automóveis que é responsável por segurar as rodas dos veículos. “Se esta peça for soldada de forma incorreta, por exemplo, ela pode quebrar e fazer com que o motorista perca totalmente o controle do automóvel. Por isso a relevância de uma máquina de soldagem inteligente, que possa rastrear o processo e garantir a qualidade da produção”, enfatiza o técnico.

Portanto, inspirada por essa relevância, a equipe da Sumig iniciou o desenvolvimento da Intellimig 500 em 2015, na matriz da empresa, em Caxias do Sul, e contou com um grande aporte de investimento. Não foram utilizados circuitos eletrônicos ou softwares importados; todo o projeto e equipamentos foram integralmente desenvolvidos e fabricados no Brasil. Para Diego Susin, gerente de Marketing da Sumig, a Intellimig 500 irá revolucionar o mercado. “Até então, não existia no país outro produto com as mesmas características. Inauguramos uma nova categoria de máquinas de solda MIG/MAG no Brasil, inversoras inteligentes e 100% digitais”, afirma.

Com mais este produto, a Sumig, que já é a maior fabricante de tochas de solda MIG/MAG, TIG e corte plasma da América Latina, passa a disponibilizar três linhas de produtos inteligentes, prontos para indústria 4.0: células robotizadas, tochas para soldagem, e agora, máquinas de solda inteligentes.

Assessoria de Imprensa



Leia Também:
Anterior:

Próxima: