O que há de mais recente em tecnologia de soldagem de aço

A Fronius está expandindo a plataforma de sistemas de soldagem TPS/i com a Steel Edition

A TPS/i Steel Edition dispõe de diversas curvas características de aço, tanto para arcos voltaicos padrão e quanto para arcos voltaicos de impulso.

São Bernardo do Campo, junho de 2019 – A Fronius Perfect Welding está expandindo a sua gama de soluções: a especialista em tecnologia de soldagem está lançando a TPS/i Steel Edition, uma nova versão da sua atual plataforma de fonte de solda. A Steel Edition é otimizada para a soldagem manual de aço e proporciona uma ótima relação de custo-benefício. Os usuários se beneficiam de diferentes características para soldagem padrão e pulso, bem como um pacote arco pulsado para soldagem MIG/MAG, além de um pacote contendo procedimentos de soldagem certificados de acordo com a DIN EN 1090.

A TPS/i Steel Edition da Fronius se baseia na atual plataforma de fonte de solda TPS/i. Os sistemas de soldagem têm um design modular, podem ser adaptados a requisitos individuais e se destacam pela capacidade de interligações e por funções de comunicação abrangentes. Sua alta capacidade de processamento permite analisar e controlar os processos de soldagem de forma bastante rigorosa. Isso garante ótimos resultados em uma grande variedade de tarefas de soldagem. A Steel Edition foi projetada especialmente para soldagem manual de aço. Para isso, ela dispõe de diversas curvas características de aço, tanto para arcos voltaicos padrão e quanto para arcos voltaicos de impulso. Com isso, os usuários podem realizar trabalhos de soldagem em aço com uma espessura de material a partir de um milímetro.

Um destaque da nova Steel Edition é a chamada característica PCS (Pulse Controlled Spray Arc) (Arco de spray controlado por pulsos): isso traz uma vantagem especialmente para a área do arco voltaico de passagem. Por meio da passagem deslizante do arco voltaico de impulso para o arco voltaico-faiscando, surgem muito menos respingos de solda, o que reduz consideravelmente o gasto com retrabalho. Além disso, essa característica proporciona um arco voltaico focalizado, que garante um perfil de penetração de solda profunda. Ela é indicada especialmente para aplicações em fendas estreitas, soldagens de ângulo e passes de raiz.

Especificações para procedimento de solda para trabalhos conforme o padrão

O pacote WPS integrado à TPS/i Steel Edition contém as especificações para procedimento de solda (Welding Procedure Specifications) para diversos tipos de aço, espessuras de material e aditivos. A custosa e demorada elaboração de especificações para procedimento de solda próprias pode ser suprimida por meio do pacote WPS fornecido. Empresas que são obrigadas a produzir seguindo a norma europeia DIN EN 1090 são as que mais se beneficiam disso. Com a norma europeia, a utilização das especificações para procedimento de solda contidas no pacote WPS é obrigatória, por exemplo, para os fabricantes de construções estruturais em aço.

Para documentar, de forma comprovada, que os cordões de soldagem foram feitos de acordo com as especificações certificadas para procedimento de solda, a TPS/i Steel Edition também é equipada, por padrão, com o sistema de gravação e análise de dados WeldCube Light. A TPS/i coleta uma grande quantidade de informações para cada cordão de soldagem, como tempo e duração, bem como valores médios de corrente, tensão, velocidade do arame e potência, armazenando-as na memória interna da TPS/i. Os usuários podem visualizar os dados utilizando o SmartManager TPS/i e exportá-los como PDF. Isso permite a fácil documentação de todos os cordões soldados. Funções mais amplas de gerenciamento de dados podem ser atualizadas com o WeldCube Basic ou o WeldCube Premium a qualquer momento.

Diferentes classes de potência e acessórios extensivos

A TPS/i Steel Edition está disponível em diversas classes de potência – de 270 a 600 ampères. Numerosos recursos asseguram um manuseio confortável: uma tela de toque simples torna a operação fácil e intuitiva. Opcionalmente, o sistema também pode ser equipado com a tocha de solda JobMaster da Fronius: isso mostra ao usuário os parâmetros de soldagem mais importantes diretamente na alça e permite que se efetuem ajustes por meio dessa alça. Além disso, um gerenciamento de usuários com cartão ou chaveiro permite criar permissões individuais e, assim, reduzir erros em razão de operações inadequadas. Os usuários também podem combinar a Steel Edition com a tocha de extração de fumos K4, que suga a fumaça de soldagem diretamente no ponto de origem. Da mesma forma, um filtro de poeira disponível opcionalmente facilita o uso do sistema de soldagem sob condições ambientais adversas: ele protege a máquina contra impurezas na carcaça, que podem prejudicar o funcionamento.

Assessoria de Imprensa



Leia Também:
Anterior:

Próxima: