Quer gastar menos combustível dirigindo seu caminhão? Confira essas dicas importantes!

Se você está em busca de dicas para gastar menos combustível dirigindo seu caminhão, não precisa procurar mais. Acompanhe este artigo e conheça as dicas mais importantes para garantir a economia que precisa.

Economizar é a nova palavra de ordem dos últimos anos, especialmente para os brasileiros que pagam cada vez mais impostos e taxas abusivas e veem sofrendo com os constantes aumentos dos combustíveis.

Infelizmente, nem mesmo o Diesel que, desde sempre tem sido o combustível mais barato, tirando o GNV, tem escapado de tantos aumentos. O último deles aconteceu no começo de 2019 e fez com que o valor do diesel cobrado nas refinarias subisse de R$ 2,2470 para R$ 2,3047, um aumento de 2,56%.

Por isso, saber dicas de como gastar menos combustível dirigindo seu caminhão pode ser o diferencial necessário para aumentar seus lucros e conseguir melhores resultados no final do mês. Acompanhe este artigo e conheça as mais importantes.

Dicas importantes para gastar menos combustível dirigindo seu caminhão

  1. Fique de olho no conta giros

Um dos maiores aliados de um caminhoneiro para a economia combustível é o conta giros.

É importante que você esteja sempre atento a ele e procure mudar a marcha antes de chegar a 2.000 rpm.

Mantendo o funcionamento do motor nessa faixa de rotação, conseguirá um melhor desempenho do veículo e menor consumo de combustível.

  1. Faça manutenções frequentes

Todos os veículos precisam de manutenção constante, mas os caminhões exigem ainda mais atenção, uma vez que eles constantemente pegam a estrada e acabam sofrendo mais desgaste das peças e pneus por conta das longas distâncias percorridas e do peso carregado.

  1. Abasteça apenas em postos confiáveis

Contar com combustíveis de qualidade pode parecer uma ideia que encareça o orçamento, mas, na verdade, quando você abastece seu caminhão com um diesel sem aditivos ou misturas, seu motor funcionará melhor, precisando de menos combustível para isso.

  1. Evite o excesso de velocidade

Quanto mais você pisa no acelerador, mais combustível o motor exige e maior é o seu gasto. Por isso, o mais indicado é que você mantenha a velocidade o mais baixa possível, procure dirigir sempre dentro do limite.

  1. Mantenha as rodas e os pneus em ordem

Para que o caminhão não consuma muito combustível é fundamental que as rodas estejam sempre alinhadas e os pneus sempre calibrados. Isso manterá o deslocamento do caminhão mais fácil e consequentemente consumirá menos combustível.

E por falar em economia, já que qualquer uma é bem-vinda, além de economizar com o combustível, esteja com o seguro de caminhão em dia, pois sabemos que qualquer conserto pode sair bem mais caro do que se imagina (e depois não adiantará nada ter economizado no combustível). O ideal é fazer sempre o máximo para economizar de todos os lados.

Agora que você conhece as 6 principais dicas para gastar menos combustível dirigindo seu caminhão será bem mais simples garantir mais economia no final do mês e conseguir um melhor desempenho da sua ferramenta de trabalho.


Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org

 



Leia Também:
Anterior:

Próxima: