5 dicas para aumentar a eficiência e a proteção dos motores dos veículos pesados

É por meio dos quase dois milhões de quilômetros de rodovias que interligam as cinco regiões do país que milhares de caminhoneiros movimentam todos os dias a economia brasileira. E é graças à paixão e a dedicação desses grandes profissionais, responsáveis por percorrer até mesmo os lugares mais remotos, que o abastecimento de itens essenciais à população é realizado.
Para garantir que essas entregas sejam realizadas, desde o transporte de insumos até o de carga mais pesadas, a Total Brasil, filial do Grupo Total – quarta maior companhia de petróleo e gás do mundo – oferece uma gama completa de soluções para caminhões, ônibus de transporte urbano, utilitários e pick-ups. A linha de lubrificantes Total RUBIA proporciona aos motores a diesel desses veículos longos intervalos de troca de óleo, redução do desgaste mecânico, além do aumento do poder de limpeza e da diminuição dos danos causados pela partida a frio. E ainda é compatível com a mais avançada tecnologia EURO V e EURO VI.
A Total Brasil dá cinco dicas para a aumentar a eficiência e proteção dos motores pesados:

Confira o óleo diariamente: os veículos pesos-pesados rodam por longas horas com grandes cargas e enfrentam variações constantes de temperatura que aceleram o desgaste das peças e do motor. Por isso o ideal é conferir o nível do lubrificante todos os dias e verificar se possuem manchas, borras ou algum tipo de resíduo metálico, que podem indicar problemas no motor.

Utilize lubrificantes de qualidade: produtos sem procedência jamais devem ser usados pelo caminhoneiro. É importante seguir as recomendações do fabricante do veículo pesado para garantir o funcionamento correto do motor. A Total Brasil conta com a linha de lubrificantes Total RUBIA, uma linha completa de produtos homologados pelas principais montadoras do país para os motores a diesel de caminhões, ônibus de transporte urbano, utilitários, pick-ups, entre outros veículos do segmento.

Atenção aos filtros de óleo: o próprio óleo diesel, por conta da sua formulação, tende a formar mais carbonização nos pistões quando comparado a outros combustíveis. Desta forma usar um lubrificante com bom poder detergente e a troca periódica do filtro de óleo, contribui para aumentar a vida útil do motor e garantir uma viagem mais segura.

Fique de olho no combustível: o diesel utilizado no país tem alta taxa de enxofre e uma grande concentração de impurezas. Quando o caminhão roda com pouco combustível, a sujeira por metro cúbico de líquido aumenta e quanto maior a quantidade de impurezas, as chances de elas passarem pelo filtro e danificarem o motor são grandes. Evite abastecer apenas quando o motor estiver secando e opte por postos de sua confiança.

Faça a leitura do veículo pesado: dependendo da localização do caminhoneiro, obter um óleo diesel com baixo teor de enxofre (S10) acaba se tornando difícil. Por isso é muito importante contar com um lubrificante que neutralize os agentes ácidos do óleo diesel. A linha Rubia TIR conta com esses agentes neutralizadores (carga TBN) que ajudam a prevenir esse ataque ácido proveniente do combustível com alto teor de enxofre.

 
POR DENTRO DA LINHA TOTAL RUBIA
Os produtos Total RUBIA atendem à todas as necessidades dos pesados, em qualquer situação e condição de uso dos veículos, mesmo as mais extremas. Isso porque, são desenvolvidos especificamente para frotas e concessionárias de única marca e multimarcas, podendo ainda ser adaptados para as diferentes frotas de caminhões e ônibus. A gama de lubrificantes da linha pesada (HDMO) da Total também conta com tecnologia de ponta que ajuda a manter o motor limpo por mais tempo, reduzindo o seu desgaste e gerando economia com os custos de manutenção. E ainda é homologado pelas principais montadoras brasileiras.
A linha de lubrificantes para motor Total RUBIA é distribuída nas seguintes categorias:

RUBIA TIR 8900 10W-40 – este óleo lubrificante possui excelentes propriedades de antidesgastes, de detergência, de antioxidantes e anticorrosivas que permitem longos intervalos de troca requeridos pela DAF, MAN e Mercedes-Benz, reduzindo custos de manutenção. É particularmente adaptado para motores Euro 6 e anteriores da Mercedes-Benz, DAF e alguns motores Scania. Atende também a maioria das montadoras que solicitam Euro 5 e 6 e frotas com diversos fabricantes, com um menor número de produtos (montadoras europeias e americanas). Possui tecnologia Low Saps que protege os sistemas pós-tratamentos mais sensíveis como DPF (filtro por partícula). 
Homologações: Mercedes-Benz (MB-Approval 228.51), Mack Trucks (Mack EO-O Premium Plus), MAN (M 3271-1), MAN (M3477), Renault Trucks (Renault Trucks RLD-3) e Volvo Trucks (Volvo VDS-4)
Atende aos requisitos técnicos: Cummins (CES 20081), DAF e IVECO (Iveco TLS E9)
Embalagens: de 20L e 200L
 
 

RUBIA TIR 7900 15W-40 – este óleo lubrificante de altíssima performance atende aos mais rigorosos controles de baixa emissão de enxofre para motores a diesel e equipados com sistema de redução catalítica seletiva (SCR). Quando utilizado em caminhões, equipamento diesel fora de estrada, tratores, entre outros, promove o intervalo seguro entre troca de óleo e soluciona problemas causados pelo uso de biodiesel composto por sebo bovino. O produto também é indicado para uso dentro e fora das estradas e se adapta a todos os tipos de motores diesel. Possui tecnologia Low Saps que protege os sistemas pós-tratamentos mais sensíveis como DPF (filtro de partículas). Nível API: CJ-4 / ACEA E9.
Homologações: Mack (EO-O Premium Plus), Volvo (vds-4), Mercedes-Benz (MB 228.31), MAN (M3575); Cummins (CES 2008) e Detroit Diesel (DDC 93K218).
Embalagens: de 20L e 200L
 
 

RUBIA TIR 7900 FE 10W-30 – lubrificante semissintético de alta performance Fuel Economy com aditivos especiais que contribuem para o menor consumo de combustível, podendo chegar até a 3% de economia. Indicado para uso dentro de estrada e motores Euro V e VI. Possui tecnologia Low Saps que protege os sistemas pós-tratamentos mais sensíveis como DPF (filtro de partículas). Nível de performance API CJ/ACEA E9. 
Homologações: Daimler (MB-approval 228.31), Cummins (CES 20081), Detroit Diesel Corporation (Detroit Diesel 93K218), Mack Trucks (Mack E0-0 Premium Plus), Man (Man M 3575), Renault Trucks (Renault Trucks RLD-3) e Volvo Trucks (Volvo VDS-4).
Atende aos requisitos técnicos: DAF, IVECO e linha diesel leve Mitsubish e Toyota
Embalagens: de 1L, 20L e 200L
                                   
 

RUBIA TIR 7400 15W-40 – este lubrificante foi desenvolvido para responder solicitações técnicas extremamente severas dos novos motores diesel de baixas emissões e equipados com MOTORES Euro IV e alguns Euro V, com exceção dos motores equipados com filtro de partículas. Atende também a todos os outros motores diesel superalimentados ou não. E é adequado às condições de utilização severas como transporte, entregas, tráfego intenso e aplicações dentro e fora de estrada. Nível de performance API CI-4/ACEA E7.
Homologações: Mercedes-Benz (MB 228.3), MAN (M 3275), Cummins (20076//20077/20078), Volvo (vds-3), Mack (EO-N) e Renault Trucks (RLD/RLD-2)
Atende aos requisitos técnicos: Carterpillar (CAT ECF 1-a), IVECO, DAF, Scania Toyota, Mitsubish e Ford
Embalagens: de 1L, 20L e 200L
 
 

RUBIA TIR 6400 15W-40 – este lubrificante multiviscoso foi desenvolvido para todos os motores diesel, de veículos superalimentados ou não, caminhões, ônibus, equipamentos dentro e fora da estrada, funcionando em condições severas, em qualquer clima. É adequado à lubrificação de motores Euro 3 e anteriores, ou motores estacionários onde se recomenda a utilização de um óleo API CH-4/ACEA E3/E5.
Homologações: Mercedes-Benz (MB 228.1), Volvo (vds-2), MAN (M 3275), Renault Trucks (RD e RD-2)
Embalagens: de 1L, 20L e 200L 
 
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Sobre a empresa
Presente no país desde 1996, a Total Brasil integra a divisão de Marketing e Serviços do Grupo Total, onde atua no mercado de lubrificantes com as linhas automotiva, industrial, agrícola, marítima e metalworking. No segmento de combustíveis, as 280 estações de serviço da Total têm como missão proporcionar aos nossos clientes a melhor experiência de compra. A companhia possui uma fábrica e escritório em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, e dois escritórios, sendo um na capital paulista e outro em Araxá, Minas Gerais, que, juntos, somam mais de 270 colaboradores comprometidos com os padrões internacionais de tecnologia e qualidade dos nossos produtos e serviços. Para mais informações, visite www.totalbr.com.br
 
Sobre a Divisão Marketing & Services da Total
A divisão Marketing & Services da Total desenvolve e comercializa produtos derivados principalmente de petróleo bruto, juntamente com todos os serviços associados. Seus 31.000 funcionários estão presentes em 109 países e suas ofertas de produtos e serviços são vendidas em 150 países. Todos os dias, a Total Marketing & Services atende a mais de 8 milhões de clientes em sua rede de mais de 14.000 estações de serviço em 62 países. Como o quarto maior distribuidor mundial de lubrificantes e o principal distribuidor de produtos petrolíferos na África, a Total Marketing & Services opera 50 locais de produção em todo o mundo, onde produz lubrificantes, betumes, aditivos, combustíveis especiais e fluidos que sustentam seu crescimento.
 



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