Inclusões Recentes

Cummins na AGRISHOW 2025

Cummins apresenta conceito de motor a etanol como rota estratégica para a descarbonização no agronegócio

A Cummins apresenta na Agrishow 2025 o conceito do motor B6.7 a etanol, desenvolvido para demonstrar o potencial do biocombustível como alternativa viável e estratégica para a transição energética no agronegócio brasileiro. Este produto está sendo projetado para operar com 100% de etanol hidratado nacional e reúne a expertise da líder em tecnologia de energia em motores de alto desempenho com soluções que aliam confiabilidade, eficiência e menor impacto ambiental em aplicações no campo.
Com 325 hp de potência e 895 Nm de torque, o motor conceito entregará desempenho equivalente ao de um motor diesel, com a vantagem de utilizar um combustível limpo, renovável e amplamente disponível no Brasil. Seu sistema de injeção direta a 350 bar, cabeçote com duplo comando de válvulas e turbocompressor para as condições operacionais brasileiras indicam um alto potencial de eficiência energética, durabilidade e operação mais silenciosa e limpa. Além disso, a simplicidade de manutenção e os intervalos estendidos contribuem para a redução do custo operacional — atributos que tornam o conceito especialmente atrativo para o setor agrícola.
A Cummins reconhece o etanol como uma das rotas estratégicas para a descarbonização, especialmente em países como o Brasil, que possui ampla aptidão para os biocombustíveis. “Dentro da estratégia Destino ao Zero, que guia a transição energética da empresa com base em inovação, colaboração e sustentabilidade, o etanol surge como um elemento viável e importante”, diz Mauricio Biadola, diretor de Vendas Off-Highway da Cummins Brasil. “Essa estratégia parte do entendimento de que o caminho para a descarbonização passa por múltiplas rotas, respeitando a vocação energética e a infraestrutura de cada país. No caso do Brasil, além do gás natural, biometano e biodiesel, o etanol ocupa uma posição estratégica por sua disponibilidade, infraestrutura consolidada e potencial de redução de emissões”.
O etanol tem desempenhado um papel significativo na agricultura brasileira, não apenas como produto de exportação, mas também como insumo energético utilizado diretamente dentro das propriedades rurais. Sua aplicação como combustível fortalece a lógica de economia circular no campo e contribui para ganhos expressivos de eficiência, redução de custos logísticos e menor dependência de fontes fósseis.
Nesse contexto, a Cummins está investigando uma solução para aplicações comerciais. Originado a partir de uma iniciativa nos Estados Unidos visando descarbonização e sustentabilidade, o conceito tem como base uma arquitetura desenvolvida para operar com tecnologia de ciclo Otto — o que amplia as possibilidades da Cummins em oferecer soluções complementares aos motores diesel. O motor, desenvolvido com base em engenharia aplicada na série B, com 40 anos de produção e mais de 13 milhões de motores produzidos globalmente, conta aqui com um trabalho direcionado ao mercado brasileiro, operando com etanol, com foco em aplicações no campo — especialmente em propriedades com maior integração ao uso do biocombustível.
“Trata-se de uma alternativa dentro do ecossistema do etanol. Acreditamos que pode atender a operações específicas, especialmente no agronegócio, como em propriedades com produção própria de combustível, frotas regionais e rotas fechadas, onde o uso do etanol ganha competitividade e agrega valor à operação”, reforça Biadola.
O sistema de pós-tratamento utilizado, do tipo three-way (catalisador de três vias), é mais simples e menos oneroso quando comparado aos sistemas aplicados a motores diesel modernos, já que o etanol proporciona uma queima mais limpa e com baixa emissões. A utilização do etanol como combustível agrícola oferece vantagens ambientais significativas: considerando todo o seu ciclo de produção e uso, há uma retirada de CO₂ da atmosfera, o que contribui para a redução das emissões líquidas, considerando do poço à roda, e reforça seu papel como solução sustentável no campo.
Embora ainda não esteja em produção comercial, o conceito vem despertando o interesse de potenciais clientes e demonstra capacidade técnica e versatilidade para aplicações do setor agrícola.
“A expansão do uso do etanol em soluções energéticas para o agronegócio depende da evolução do ambiente regulatório e da mobilização de toda a cadeia. Temos atuado com foco em desenvolvimento tecnológico e diálogo com o setor, mas entendemos que a consolidação dessa rota exige um esforço conjunto entre indústria, governo e os próprios produtores rurais”, afirma Biadola.
O conceito foi desenvolvido para aplicações em máquinas agrícolas de médio porte, como pulverizadores, adubadoras, colheitadeiras e outras soluções off-road, especialmente em nichos onde a disponibilidade do etanol favorece a competitividade operacional.
Além do desempenho, o B6.7 a etanol contribui diretamente para a redução das emissões de poluentes. Estudos indicam uma diminuição de até 68% nas emissões de gases do efeito estufa em comparação com o diesel. Essa mudança não só fortalece a competitividade do agro brasileiro em mercados internacionais mais exigentes em relação à sustentabilidade, como também gera impactos positivos na biodiversidade brasileira e no equilíbrio ambiental das propriedades.
A Cummins também vê potencial no uso do etanol em combinações futuras com outras tecnologias limpas, como sistemas híbridos, sempre com foco na eficiência e sustentabilidade no campo. A líder em tecnologia de energia reforça que a descarbonização não depende apenas do tipo de combustível: exige infraestrutura, regulação, adaptação tecnológica e, principalmente, uma visão integrada. “O etanol, por exemplo, conta com uma infraestrutura sólida no Brasil, o que facilita sua adoção. Ainda assim, é preciso analisar o custo total da cadeia e como ele se encaixa nas operações. Por isso, nos mantemos próximos dos nossos clientes, avaliando viabilidade técnica e econômica e explorando caminhos conjuntos de desenvolvimento”, reforça  Biadola.
Essa abordagem está alinhada com a vocação da Cummins de atuar em mercados complexos e desafiadores, oferecendo soluções robustas, eficientes e sustentáveis. A líder em tecnologia de energia reforça que seus produtos são desenvolvidos com foco no futuro, e que não basta garantir viabilidade técnica — é essencial compreender o custo total e o impacto operacional de cada tecnologia.

Cummins apresenta tecnologias que elevam a produtividade e preparam o campo para o futuro

  • Com liderança consolidada em pulverizadores, líder em tecnologia de energia destaca portfólio robusto voltado às demandas do campo, com foco em desempenho, sustentabilidade e inovação.

 Reconhecida pela confiabilidade de suas soluções para clientes do setor agrícola, a Cummins Brasil promove na Agrishow 2025 um portfólio estratégico, alinhado às necessidades do campo. A empresa alia experiência e inovação para oferecer tecnologias que impulsionam a produtividade, reduzem emissões e antecipam os desafios futuros — em linha com a estratégia global de sustentabilidade Destino ao Zero.

Entre os destaques, está o sistema de pós-tratamento de emissões, que marca a entrada da Cummins em um novo capítulo da transição energética no agronegócio. As novidades apresentadas ainda incluem o motor eletrônico QSF 4.5, o mesmo motor de 4 cilindros da líder em tecnologia de energia, porém na versão mecânica e com cárter estrutural — solução da empresa para o setor de tratores, essencial para o conceito monobloco. O portfólio exposto nesta edição da Agrishow reforça o compromisso da Cummins com tecnologias cada vez mais eficientes, sustentáveis e conectadas às demandas do campo.
Com presença no setor agrícola, a Cummins Brasil se destaca especialmente no segmento de pulverizadores, onde mantém 52% de participação de mercado. A marca é reconhecida por aliar desempenho, durabilidade e suporte técnico, consolidando sua posição como referência para as operações no campo
A Cummins desenvolve e oferece soluções energéticas que equilibram a realidade operacional do agronegócio com o compromisso ambiental e regulatório. “Os motores a diesel seguem como base das operações no campo e vêm evoluindo com foco em eficiência, redução de emissões e compatibilidade com até 20% de biodiesel (B20), oferecendo mais flexibilidade e sustentabilidade aos nossos clientes”, afirma Mauricio Biadola, diretor de Vendas Off-Highway da Cummins Brasil.
Pós-tratamento de emissões: visão de futuro para o campo 
Alinhada às futuras exigências ambientais do Brasil (MAR-II) e da América Latina, a Cummins apresenta pela primeira vez ao setor agrícola sua tecnologia de pós-tratamento de emissões. O sistema foi projetado para atender Tier 4 Final e Stage V com alta eficiência, compacidade e integração otimizada em equipamentos como tratores, pulverizadores e colheitadeiras.
Com design modular e patenteado, o sistema é até 60% menor e 40% mais leve que os modelos convencionais, facilitando a instalação e reduzindo o impacto nos projetos dos fabricantes. O mixer de ureia exclusivo assegura a atomização ideal do Arla 32, neutralizando a emissão de poluentes. A solução é capaz de reduzir em até 80% o material particulado (MP), 70% os óxidos de nitrogênio (NOx), além de contribuir para a redução de monóxido de carbono (CO) e hidrocarbonetos (HC) — entregando alto desempenho ambiental e operacional, totalmente alinhado ao Destino ao Zero.
“A tecnologia que hoje é referência no transporte on-road chega ao campo com a robustez e a inteligência que o agro exige. O sistema de pós-tratamento da Cummins foi desenvolvido para antecipar as exigências ambientais do setor e, ao mesmo tempo, oferecer aos fabricantes uma solução viável, eficiente e compatível com os desafios de projeto. É uma plataforma pronta para aplicações futuras, exportações e evolução tecnológica das máquinas agrícolas brasileiras”, afirma Daniel Malaman, gerente geral da Cummins Emission Solutions.
Cárter estrutural: projeto essencial para tratores 
Atenta às necessidades específicas do setor agrícola, a Cummins desenvolveu o cárter estrutural para os motores de 4.5 litros — uma solução essencial para aplicações em tratores com conceito monobloco. Nessa arquitetura, o próprio motor passa a integrar a estrutura de sustentação do equipamento, contribuindo para redução de peso e otimizações no projeto do equipamento agrícola.
Projetado para suportar as condições severas do campo, o sistema passou por validações virtuais e testes de bancada, garantindo robustez, durabilidade e flexibilidade para os fabricantes. Além de contribuir para a integridade estrutural do trator, este equipamento permite ajustes relevantes no projeto das máquinas agrícolas, como ampliação da autonomia de combustível e aumento da capacidade de carga — atributos que fazem diferença na produtividade e eficiência no dia a dia da operação no campo.
“O desenvolvimento do cárter estrutural representa uma resposta direta às demandas do segmento de tratores. Aplicamos nosso conhecimento em engenharia para criar uma base resistente e versátil, que oferece liberdade aos fabricantes para otimizar seus projetos com foco em eficiência, durabilidade e desempenho. É tecnologia Cummins aplicada à realidade do campo brasileiro”, afirma Biadola.
Motores Cummins que evoluem com o agro 
A linha de motores Cummins segue em constante evolução para atender às demandas do campo. O motor de 4.5 litros diesel, disponível nas versões eletrônica (QSF 4.5) e mecânica (F 4.5), é reconhecido por sua robustez e pela maior densidade de potência da categoria no Brasil. Com potências que variam de 80 hp a 210 hp, e operação entre 2.200 e 2.300 rpm, os modelos oferecem facilidade de integração e manutenção simplificada, sendo ideais para aplicações em tratores, pulverizadores e outras máquinas especializadas.
Entre os atributos operacionais, destacam-se os intervalos de troca de óleo e filtros que chegam a até 500 horas, dependendo do perfil de uso, o que contribui para a redução de paradas, maior disponibilidade e otimização do custo total de propriedade (TCO).
Já o motor QSB 6.7, que teve sua potência ampliada para 295 hp, mantém sua relevância no campo com torque de 1.051 Nm e redução de até 9% no consumo específico de combustível em plena carga a 1.800 rpm. A evolução desse motor reflete o compromisso da Cummins em entender continuamente as necessidades do setor e adaptar sua engenharia para maximizar a eficiência, o desempenho e a rentabilidade das operações agrícolas.
Como parte do portfólio Cummins para o agronegócio, o motor QSB 6.7 segue relevante neste setor. Com potência de até 295 hp, torque de 1.051 Nm e redução de até 9% no consumo específico de combustível em plena carga a 1.800 rpm, a solução reflete o compromisso da empresa com a eficiência, o desempenho e a rentabilidade das operações agrícolas.

Cummins Brasil apresenta soluções estratégicas de grupos geradores para o setor agrícola

 Os grupos geradores são os maiores aliados dos pecuaristas, avicultores, agricultores e produtores do agronegócio. Parte essencial desse ecossistema, a Cummins Brasil desenvolveu soluções estratégicas de grupos geradores para garantir maior eficiência no consumo de combustível, facilidade na manutenção, redução de custos operacionais e maior proteção dos equipamentos contra intempéries. Essas tecnologias visam maximizar a produtividade no campo, além de proporcionar sustentabilidade e economia a longo prazo, atendendo às reais necessidades do setor.

“Em um setor onde cada minuto de inatividade pode significar grandes perdas, a energia elétrica é mais do que uma necessidade – é a espinha dorsal das operações agrícolas. Quando a energia é interrompida, seja por falhas externas ou condições climáticas extremas, o impacto no agronegócio é imediato e irreparável”, diz Paulo Nielsen, líder da Cummins Power Generation, unidade de Geração de Energia da Cummins para a América Latina. “É nesse cenário que os grupos geradores da Cummins se destacam, oferecendo energia confiável e contínua que mantém a produção em movimento, garantindo a eficiência no campo e a sustentabilidade do agronegócio. Por isso, a importância de estarmos em constante avanço; a Cummins segue investindo em inovação para fornecer soluções que acompanham as necessidades do setor e potencializam o futuro do agronegócio”.
Nesta edição da Agrishow, a Cummins promove a linha dos grupos geradores com motor eletrônico QSF 4.5, que abrange os modelos com potências de 113 kVA, 138 kVA e 163 kVA, nas versões C90D6e, C110D6e e C130D6e, respectivamente. Vale reforçar que os modelos são emissionados e atendem aos padrões de emissões exigidos na cidade de São Paulo, conforme o Decreto 60.233. O QSF4.5 apresenta uma redução de até 60% nas emissões de NOx e material particulado em comparação com os modelos não emissionados, como o 6B. O portfólio de soluções emissionadas da Cummins abrange potências entre 40 kVA e 500 kVA.
“Além de oferecer um excelente desempenho, o QSF4.5 proporciona uma economia de até 10% no consumo de combustível em comparação, por exemplo, com o modelo não emissionado, o grupo gerador 6B”, disse Nielsen. “Essa redução se deve, principalmente, à densidade de potência do motor e à calibração adequada, que tornam o modelo mais econômico e sustentável”.
A carenagem do QSF4.5 é uma das inovações dessa linha, projetada para oferecer proteção superior contra agentes externos e condições climáticas severas, como chuvas intensas e exposição ao sol. Seu nível de atenuação sonora de 85 dB a 1 metro contribui para um ambiente de trabalho mais silencioso e confortável, proporcionando segurança aos operadores e permitindo o uso do gerador em diversos ambientes, incluindo operações noturnas e áreas sensíveis, como a agricultura de precisão.
O design com teto inclinado melhora a proteção contra intempéries, prevenindo o acúmulo de água, o que evita corrosão e aumenta a durabilidade do equipamento. Os pontos de içamento lateral e central oferecem facilidade de movimentação, tornando o modelo ideal para terrenos irregulares e acessos difíceis, típicos do campo.
Outra grande novidade da Cummins para o agronegócio é o grupo gerador equipado com o motor QSL9, modelo C300, de 375 kVA, que traz uma nova base com contenção total de líquidos. Trata-se de uma solução robusta para evitar vazamentos de diesel, óleo e outros líquidos, garantindo proteção ambiental ao evitar a contaminação do solo, crucial para as operações agrícolas.
Além disso, o grupo gerador da Cummins C300 também conta agora com uma janela de inspeção integrada, que permite o monitoramento rápido do combustível e facilita a manutenção preventiva, garantindo maior vida útil do equipamento. “Nossos grupos geradores trazem inovações sob medida para o agronegócio. Com a nova base de contenção de líquidos robusta e os sistemas adicionais, o QSL9 C300 garante proteção total e alta performance, mesmo nas condições mais exigentes”, afirma Paulo Nielsen.
É importante ressaltar que os grupos geradores da Cummins operam com biodiesel até B20, atendendo às exigências do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), oferecendo maior flexibilidade energética para o agronegócio. A Cummins Brasil destaca-se no setor por ser a única companhia a produzir os principais componentes (as soluções são integradas) que compõem um grupo gerador: motor, alternador, turbo compressor, filtros, chaves de transferência, sistemas do controle e monitoramento, garantindo que todos os componentes e subsistemas são desenvolvidos para trabalharem juntos.
Os grupos geradores da Cummins Power Systems têm garantia padrão de 2 anos para aplicações Standby (1.000 horas) ou de 1 ano em Prime. A empresa oferece ainda soluções em pós-vendas, com uma rede de distribuição presente em todo o Brasil e suporte técnico especializado.

Cummins equipa Distribuidor Hércules 4.0 da Stara com motor 4 cilindros de maior densidade de potência do País

  • Líder em tecnologia de energia avança no portfólio da Stara com nova aplicação e presença consolidada em pulverizadores 
 A Cummins avança mais uma vez no setor agrícola brasileiro ao estrear sua motorização na linha de distribuidores autopropelidos da Stara, empresa de origem holandesa sediada em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. O modelo Hércules 4.0, exibido na Agrishow 2025, em Ribeirão Preto (SP), chega equipado com o motor eletrônico QSF 4.5 de 197 hp @ 2400 rpm, em conformidade com a regulamentação ambiental MAR-I e com uma série de soluções técnicas desenvolvidas especialmente para o equipamento.
A aplicação do QSF 4.5 marca a estreia da Cummins na linha de distribuidores da Stara, complementando um portfólio em que a empresa já detém 100% da linha de pulverizadores. Com isso, a líder em tecnologia de energia amplia sua presença estratégica no agronegócio nacional, reforçando o compromisso com soluções de engenharia customizadas, produtividade e alta disponibilidade.
Leve, compacto e moderno, o motor Cummins QSF 4.5 é um quatro cilindros eletrônico com a maior densidade de potência do mercado brasileiro em sua categoria. Parte da plataforma global F da Cummins, o modelo foi projetado para oferecer alta performance em regimes de rotação elevados, com baixo consumo de combustível e foco na alta disponibilidade operacional.
Entre seus diferenciais está o intervalo estendido de manutenção de até 500 horas, o que reduz custos operacionais e aumenta o tempo efetivo de uso no campo. O motor também conta com design modular, que facilita o acesso aos componentes e agiliza o processo de manutenção.
“Este lançamento representa um salto em eficiência e tecnologia para a Stara. Ele reúne automação, conectividade e um design pensado para o melhor desempenho em campo. Tudo isso com menor consumo de combustível, mais potência e um sistema hidráulico mais inteligente, uma combinação que traz mais produtividade e sustentabilidade para o produtor rural”, afirma Davi de Oliveira Santos, supervisor de Engenharia de Produto da Stara.
Para atender aos requisitos específicos do Hércules 4.0, a Cummins realizou uma série de desenvolvimentos técnicos, como adequações do motor para integração ao projeto da máquina e calibração customizada voltada à performance em baixas rotações, proteção de partida e configuração de dispositivos de segurança.
O processo de desenvolvimento incluiu mais de dez testes experimentais ao longo de três meses, além da rodagem de durabilidade acelerada.
“O desenvolvimento do QSF 4.5 para o Hércules 4.0 representa mais um avanço na nossa jornada de expansão no agronegócio. Com uma solução técnica de alta densidade de potência, design inteligente e foco na performance, conseguimos entregar um motor que atende aos requisitos do campo e agrega valor ao projeto do cliente. Estar presente em quase todo o portfólio da Stara mostra o quanto essa parceria é sólida e estratégica para o futuro do setor”, diz Mauricio Biadola, diretor de Vendas Off-Highway da Cummins Brasil.
“A parceria com a Cummins reforça nosso compromisso com a entrega de soluções robustas e eficientes. O novo motor oferece mais torque em baixas rotações, maior potência e menor consumo de combustível, mesmo em condições adversas. Essa colaboração estratégica garante alto desempenho com confiabilidade e um excelente custo-benefício no campo”, conclui Davi de Oliveira Santos.
A presença ampliada da Cummins no portfólio da Stara evidencia o papel estratégico da empresa na transformação tecnológica do agronegócio, oferecendo produtos de alta performance que impulsionam a produtividade com foco em sustentabilidade e robustez.

Com a força Cummins, Jacto eleva performance e eficiência no campo

  • Parceria entre as empresas impulsiona o desempenho de pulverizadores e adubadoras Uniport com economia de combustível, robustez e tecnologia aplicada ao agronegócio brasileiro 
A motorização Cummins tem sido um pilar estratégico no desempenho dos pulverizadores e adubadoras da linha Uniport da Jacto, levando mais eficiência, robustez e inteligência operacional ao campo. Equipados com motores QSB 4.5 e QSB 6.7, os equipamentos da marca – em destaque nesta Agrishow 2025, de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP) – oferecem força e durabilidade para aplicações agrícolas severas, contribuindo diretamente para o aumento da produtividade e a redução do custo operacional.
De acordo com Rodrigo Madeira, gerente de negócios da linha de Pulverizadores Automotrizes da Jacto: “a motorização Cummins nos traz uma solução robusta de fonte de potência para os nossos equipamentos. O motor está interligado com a transmissão, fornecendo torque e potência na medida certa para cada operação”.
Essa combinação técnica permite aos equipamentos Uniport manter desempenho estável mesmo em terrenos mais acidentados, sob altas temperaturas e longas jornadas. Segundo Madeira, os atributos mais valorizados pelos clientes no campo são claros: “durabilidade e força. São essas as palavras que mais ouvimos dos clientes quando o assunto é o desempenho dos motores Cummins nos equipamentos Uniport”.
Além da performance, a eficiência energética tem ganhado espaço como fator decisivo para o produtor rural. Em determinadas configurações, o conjunto motor-transmissão da Jacto com motorização Cummins pode representar até 35% de economia no consumo de combustível, um diferencial importante em um cenário de custos cada vez mais controlados. “Quando se fala em equipamento de pulverização, a eficiência energética é um dos pontos mais importantes. O pulverizador é o equipamento que mais trabalha dentro do ciclo agrícola. Usar a energia de forma eficiente é um argumento forte de posicionamento do nosso produto”, explica Madeira.
A parceria entre Jacto e Cummins se estende além da aplicação em campo, envolvendo uma engenharia conjunta para adaptar os motores às especificações dos equipamentos. Os motores recebem dress-up otimizado, calibração customizada e passam por extensivos testes experimentais para garantir performance e durabilidade ao longo da vida útil. “Todos os motores fornecidos para a Jacto recebem melhorias contínuas, mesmo após o lançamento, com base nas lições aprendidas ao longo do tempo”, ressalta Mauricio Biadola, diretor de Vendas Off-Highway da Cummins.
A evolução dos motores aplicados nos equipamentos da Jacto reflete o compromisso da Cummins em oferecer soluções desenvolvidas para maximizar o desempenho e a eficiência dos equipamentos em campo. Ambos os modelos — QSB 4.5 e QSB 6.7 — seguem em constante aprimoramento. A versão de 4 cilindros é, atualmente, o motor com maior densidade de potência do mercado brasileiro. Já a família QSB 6.7 conta com uma curva de potência desenvolvida pela engenharia Cummins que eleva a potência para 295 hp e o torque para 1.051 N.m, com ganhos importantes em eficiência operacional e consumo de combustível.
“São avanços que ampliam as possibilidades para os projetos da Jacto, oferecendo mais potência sem a necessidade de um motor maior. Isso permite desenvolver máquinas mais leves, com excelente desempenho e maior eficiência no uso de combustível — atributos valorizados em um setor que exige força, agilidade e inteligência na aplicação”, Biadola.
Entre os diferenciais destacados pela Jacto estão o baixo consumo de combustível, custo de manutenção reduzido, agilidade no atendimento, ampla disponibilidade de peças, durabilidade e força — um conjunto de atributos que fortalece a presença da motorização Cummins no agronegócio brasileiro.
Hoje, estão equipados com motores Cummins os seguintes pulverizadores automotrizes Jacto: Uniport 2030, Uniport 2030 Canavieiro, Uniport 2530, Uniport 3030, Uniport 3030 Canavieiro, Uniport 3030 Eletrovortex e Uniport 4530. Na linha de adubadoras, os modelos Uniport 8030, 5030 e 3030 também contam com a motorização da líder em tecnologia de energia.
“Jacto e Cummins estão sempre em busca de otimizar o motor e o equipamento para melhorar o desempenho junto ao cliente final. Iniciativas para redução do TCO (custo total de propriedade), como aumento dos intervalos de manutenção e menor consumo de combustível, fazem parte desse esforço conjunto”, reforça Bioadola.
Vale reforçar que a visão de futuro da Jacto também considera fontes alternativas de energia, como o etanol, e práticas agrícolas sustentáveis como parte do avanço tecnológico no setor. “Cada vez mais, a busca por incremento de produtividade, gestão de custos eficiente, consciência ambiental e baixo consumo de recursos naturais são direcionadores que irão determinar o futuro do agronegócio como um todo”, complementa Madeira.
Com força, eficiência e compromisso com a sustentabilidade, a Cummins contribui para transformar a agricultura brasileira — e, junto à Jacto, fortalece a produtividade no campo com soluções tecnológicas à altura dos desafios do agronegócio.